Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

sábado, 1 de fevereiro de 2020

Gordura Trans será proibida em alimentos industrializados no Brasil


            

                   Fernanda Fernandes Borges




A Gordura Trans produzida industrialmente através do óleo líquido transformado em gordura sólida, com o uso de hidrogênio,   responsável por dá mais sabor, textura e aumentar o prazo de validade de diversos  produtos industrializados será proibida no Brasil.

                          Veja:


Vídeo produzido por Célia Fernandes Borges e pela jornalista Fernanda Fernandes Borges 




O Brasil é o 50º país no mundo  a restringir e posteriormente  proibir o uso da Gordura Trans , já que 49 países já reduziram ou eliminaram essa nociva gordura de seus produtos.


                                                                           Foto : Fernanda Fernandes Borges

Diversos produtos têm gordura vegetal hidrogenada que significa Gordura Trans



A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos  (Abia) disse que aprovou a medida e que o setor já vem reduzindo a quantidade de Gordura Trans dos produtos.
O objetivo da Anvisa com essa resolução é reduzir a ingestão diária desse tipo de gordura que chega a quase 2% por adolescentes, quando o mínimo indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1% do Valor Energético Total (VET).
É preciso ter atenção ao ver os rótulos dos alimentos. Muitas vezes, a Gordura Trans não é indicada nas tabelas nutricionais,  mas está presente nos ingredientes com outros nomes como gordura vegetal, gordura hidrogenada ou gordura parcialmente hidrogenada.
Isso acontece,  porque  se a quantidade existente no produto foi inferior a 0,2 gramas o fabricante não é obrigada a informar que há Gordura Trans naquele alimento.
Quem não cumprir as regras em 2021 e 2023 poderá ter advertências e até multas a serem definidas pela Anvisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário