Fernanda Fernandes Borges
Muitos produtos e serviços dependem de propagandas para
terem sucesso no mercado. Através da veiculação de anúncios, muitas pessoas passam a comprar itens e
adotam estilos de vidas baseados em certos conceitos divulgados pelos
comerciais.
Foto : Fernanda Fernandes BorgesAs propagandas usam cores e desenhos para atrair consumidores |
A palavra Propaganda vem do latim Propagare e significa multiplicar, espalhar ideias. São
objetivos da propaganda: motivar, ensinar e informar.
Através de propagandas veiculadas em: rádio, televisão, internet, nos outdoors e em
outros canais de comunicação, cria-se
uma ideia de que o consumidor precisa de algo que pode ser uma necessidade real
ou imaginária.
O Dia Mundial da
Propaganda é comemorado em 4 de dezembro.
A data começou a ser
festeja em 4 de dezembro de 1936, quando houve um congresso de publicidade na
cidade de Buenos Aires, na Argentina.
A partir de 1937, o
dia 4 de dezembro passou a ser o Dia Pan – Americano da Propaganda e apenas a
partir da década de 1970 passou a ser considerado o Dia Mundial da Propaganda.
Os comerciais por mais criativos que sejam, devem ser
analisados com crítica pelos consumidores, para que eles possam adquirir apenas
o que for útil para o seu cotidiano e dispensar o supérfluo.
Foto : Fernanda Fernandes BorgesMuitas vitrines de lojas trazem anúncios criativos |
O estilo de vida de cada um é uma escolha própria e não
pode ser ditado pela publicidade. Cada pessoa tem uma personalidade e precisa
valorizá-la, impedindo que a mídia, por meio de anúncios, tente modificar as suas
escolhas.
A Propaganda evoluiu bastante nos últimos tempos e tem
ficado cada vez mais persuasiva. Cabe a cada um retirar da mensagem recebida o
que é mais importante e apenas passar a consumir o produto ou serviço que
melhor atende as suas necessidades e expectativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário