Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

terça-feira, 19 de março de 2019

São José : O Protetor das Famílias


                             

                                                Fernanda Fernandes Borges




No dia 19 de março a Igreja Católica festeja São José, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. É um dos maiores santos de todos os tempos.  Viveu de seu trabalho como carpinteiro e se dedicou a proteger o filho de Deus  e Maria. Os três formam a Sagrada Família.

                                                                                                    Foto :  Fernanda Fernandes Borges

                A Sagrada Família formada por José, Maria e Jesus Cristo 


José era filho de Jacó e sua mãe se chamava Estha. Era descendente da casa real de Davi.
São José  “o justo”  foi escolhido por Deus para ser o padroeiro de toda a Igreja de Cristo.
Em um sonho, um anjo lhe disse que Maria havia ficado grávida pela ação do Espírito Santo e que o menino que iria nascer era Filho de Deus. Então, ele aceitou Maria como esposa. O menino Jesus nasceu em Belém.
Ele foi um pai presente, piedoso e muito influente na vida de Jesus.  Educou e protegeu o menino, com o amor de Deus – Pai. Cuidou de sua família com dignidade e exemplo.
Acredita-se que José faleceu antes do início da vida pública de Jesus.
O nome José tem origem no hebraico Yosef que quer dizer  “Ele acrescentará “, referindo-se a Deus.
São José foi inserido no calendário litúrgico Romano em 1479.
No ano de 1870, São José foi declarado como Patrono Universal da Igreja  pelo Papa Pio IX.
O Papa Leão XII criou uma segunda festa em homenagem ao santo  conhecida como “ São José Operário”, comemorada no dia 1º de maio.
O Papa Leão XIII em um de seus documentos exaltou as qualidades de São José.
O Papa Bento XV declarou São José como o patrono da justiça social.
Conhecer a bela história de vida de São José é um exemplo para todo  ser humano que deseja ter uma vida feliz ao lado da família, priorizando a simplicidade das ações e buscando a justiça em todas as situações.
Educar bem os filhos,  ensinar-lhes uma profissão e a importância de auxiliar o próximo,  são alguns dos valores que precisam ser seguidos pelas pessoas que desejam um mundo mais repleto de harmonia e bons propósitos.
São José teve uma vida bastante humilde e isso demonstra que a verdadeira felicidade está na luta pela justiça e nas boas ações que podemos fazer para quem precisa, pois todo ser humano merece viver de forma digna.

                 Oração a São José

A vós São José, recorremos na nossa tribulação, e depois de ter implorado o auxílio da vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança, solicitamos o vosso patrocínio.
Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes para com o Menino Jesus, ardentemente suplicamos que lanceis um olhar benigno à herança que Jesus Cristo conquistou com o seu Sangue, e nos assistais, nas nossas necessidades, com o vosso auxílio e poder.
Protegei, oh! guarda providente da Divina Família, a raça escolhida de Jesus Cristo;
Afastai para longe de nós, oh! Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício; assisti-nos do alto do céu, oh! nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas;
E, assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada, do Menino Jesus assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.
Amparai a cada um de nós, com vosso constante patrocínio, a fim de que a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer, e obter no Céu a eterna bem-aventurança.
Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário