Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Companhia de Dança Palácio das Artes apresenta "Messias"

                  

                                                         Fernanda Fernandes Borges



A Companhia de Dança Palácio das Artes completou 45 anos.  E para comemorar criou o espetáculo “Messias”, estreado em dezembro de 2016.  A concepção e a direção cenográfica são do bailarino Rui Moreira.

                        Assista:



                Vídeo produzido pela jornalista Fernanda Fernandes Borges



#CompanhiadeDançaPaláciodasArtes

#FundaçãoClóvisSalgado

#DançaaoMeioDia



A apresentação acima ocorreu no dia 4 de abril na estreia do “Dança ao Meio – Dia”, projeto da Fundação Clóvis Salgado que visa a formação de público.


                                                                               Foto: Fernanda Fernandes Borges

A Companhia de Dança Palácio das Artes foi bastante aplaudida



             A trilha sonora do espetáculo foi gravada pela Orquestra Sinfônica de Minas    Gerais,   Coral Lírico de Minas Gerais e contou com a participação dos solistas  Rosana Lamosa, Carolina Faria, Aníbal Mancini e Lício Bruno, com direção musical e regência do maestro Sílvio Viegas.

                       
                                                      Foto: Fernanda Fernandes Borges


A coreografia, a trilha sonora e a iluminação encantaram o público 







domingo, 16 de abril de 2017

Sesc Palladium realiza oficina sobre a Arte de Contar Histórias

            

                                              Fernanda Fernandes Borges




A contadora de histórias Alessandra Visentim ministrou uma oficina “A arte de contar histórias: do real ao imaginário”, no dia 8 de abril, no Sesc Palladium , em Belo Horizonte.

                                  Veja:

                           

                Vídeo produzido pela jornalista Fernanda Fernandes Borges





“O ato de contar histórias é poderoso. Antes, é preciso muito preparo e acreditar na história que vai contar”  ressaltou  Alessandra.


                                                                               Foto: Fernanda Fernandes Borges

Ao contar uma história, é necessário ser bastante expressivo 


“Não se conta histórias apenas para as crianças. Todas as idades gostam de ouvir narrações bem elaboradas”, afirmou a contadora.


                
                                                                              Foto: Fernanda Fernandes Borges

A oficina reuniu divresas pessoas interessadas na temática abordada

          

Para saber sobre futuras oficinas e eventos no Sesc Palladium, acesse:







segunda-feira, 10 de abril de 2017

Dança ao Meio - Dia para quem aprecia a arte

                        

                                                   Fernanda Fernandes Borges



Uma nova opção de entretenimento na hora do almoço.

                               Veja:






             Vídeo produzido pela jornalista Fernanda Fernandes Borges 



#DançaaoMeioDia

#FundaçãoClóvisSalgado

#CompanhiadeDançaPaláciodasArtes

A Companhia de Dança Palácio das Artes apresentou trechos do espetáculo “Messias”, o trabalho mais recente desenvolvido pelo grupo.


                                                                                      Foto: Fernanda Fernandes Borges

A Companhia de Dança Palácio das Artes realizou uma bela apresentação 



Para saber sobre as próximas apresentações do Dança ao Meio – Dia, acesse:


                                                                           Foto: Fernanda Fernandes Borges

O público pode conferir um trabalho artístico de grande qualidade 




             http://www.fcs.mg.gov.br/

domingo, 9 de abril de 2017

A Páscoa 2017 deve ter melhores vendas



                                                               Fernanda Fernandes Borges


A Páscoa é uma data festiva em que os ovos de chocolates têm destaque especial para presentear a família e os amigos. Neste ano, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) projeta um aumento nas vendas de 1,3%, descontada a inflação. A Páscoa deve gerar R$ 2,1 bilhões para a economia brasileira.

                                                                           Foto: Fernanda Fernandes Borges

A expecativa dos comerciantes é  aumentar as vendas 



Caso a previsão de alta nas vendas se confirme, este ano será o primeiro,  depois  de 2014 com saldo positivo para a Páscoa. Em 2014, houve uma elevação de 2,6% nas vendas. Já em 2015, houve uma queda de 1% e em 2016 uma queda de 4,3%.

 O ano de 2016 teve a pior venda dos últimos 13 anos para a Páscoa.

 Mesmo com  a previsão de aumento das vendas em 2017, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC),  devem ser gerados 10,7 mil postos de emprego, índice menor que as 11,3 mil vagas geradas em 2016. Também há pouca chance de efetivação dos trabalhadores temporários.

Entretanto, o setor se mantém otimista. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) houve um aumento da produção de chocolates em 13% de janeiro a setembro de 2016, em relação ao mesmo período de 2015.

                                                                                Foto: Fernanda Fernandes Borges

A produção de chocolates cresceu em relação a 2015



As empresas de chocolates  estão mais confiantes com a Páscoa 2017,  pelo fato da celebração ocorrer no dia 16 de abril,  que permite um espaço maior entre a quitação das despesas iniciais do ano como IPTU, IPVA, material escolar, dentre outras,  da celebração dessa festa.

 Muitas comerciantes do setor de chocolates resolveram reajustar o preço dos ovos abaixo da inflação  ou mantiveram os mesmos valores de 2016.

A presença de brinquedos, utilidades domésticas e outros itens nos ovos de Páscoa são alguns atrativos que a indústria do chocolate se utiliza para agradar os clientes e incentivar as vendas.

                                                                                     Foto: Fernanda Fernandes Borges

Brinquedos e ovos com brindes são atrativos para as crianças 



O Brasil é o 5º em consumo de chocolates. Estima-se que cada brasileiro consuma 2,5Kg dessa guloseima por ano. Na economia, são gerados cerca de 12,4 bilhões por ano com a comercialização desse alimento.

A Páscoa é para ser festejada independente do tamanho do ovo ou do chocolate que se possa presentear. Às vezes, um simples almoço pode ser mais representativo que o excesso de chocolate que muitas pessoas pensam que devem comprar e consumir nesse período do ano.

Ao pesquisar os valores dos ovos de Páscoa o consumidor deve ficar atento à qualidade do produto. Não se deve comprar chocolates amassados ou que não estejam embalados devidamente, pelo simples fato desses produtos estarem mais em conta.

                    Foto: Fernanda Fernandes Borges

Ao escolher algum  produto da Páscoa,  o consumidor deve ficar atento à qualidade 



Que a Páscoa celebre a união das famílias e não seja lembrada apenas pelo apelo consumista. Não é  apenas, nesse período do ano,  que o chocolate deve ser consumido. Em qualquer época ele pode ser degustado, sem exageros.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Saiba quais foram as principais reclamações dos consumidores em 2016

         

                                                      Fernanda Fernandes Borges



O Sindec  (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) e o site Consumidor.gov. br integram os sistemas de defesa do consumidor . Em 2016, eles registram mais de 2,7 milhões de reclamações e atendimentos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, no dia 16 de março de 2017. O setor de telefonia lidera o ranking de insatisfação do público.


                                                                  Foto: Fernanda Fernandes Borges

O setor de telefonia foi o que mais recebeu reclamações no ano passsado


O Sindec existe desde 2004 e reúne informações de Procons (Programas de Proteção e Defesa do Consumidor) de todo o país. No ano passado,  as principais reclamações  registradas nesse sistema foram  na seguinte ordem: telefonia celular, telefonia fixa e cartão de crédito.

 Veja mais detalhadamente:

- 28,8% referentes às áreas de telecomunicações;

- 25,3% sobre assuntos financeiros;

- 20,9% relacionadas a produtos;

- 13,4% sobre serviços privados;

Dentre as reivindicações merecem destaque  a cobrança, o contrato e  a péssima qualidade do serviço.


                                                                                Foto: Fernanda Fernandes Borges

O consumidor deve estar sempre atento aos seus direitos 


O índice de resolução das demandas no Sindec  ficou em 81,2%. As operadoras de telecomunicações  foram as que mais solucionaram os problemas relatados pelos consumidores.
O site Consumidor.gov.br atua desde 2014 e em seu ranking também aparecem  as operadoras de telecomunicações com 47,5% das reclamações, seguidas pelos bancos e financeiras  que representam um percentual de 23,9%  e pelo comércio eletrônico com 9,7%.



Foto: Fernanda Fernandes Borges

Os consumidores se mostraram bastante insatisfeitos com os serviços das operadoras de celular 


O índice de resolução das reclamações no site, em 2016,  foi de 77,9%. As empresas de telecomunicações foram as que mais resolveram as demandas de seus clientes, assim como no Sindec.
 As empresas que mais recebem críticas são convidadas a participar  do site de modo voluntário e devem responder às demandas em até 10 dias.
No site é possível ler as últimas reclamações registradas e verificar a lista e o desempenho das empresas que integram esse sistema.
O consumidor deve utilizar esses órgãos para resguardar os seus direitos. Existe muito serviço de baixa qualidade e  com preços altos que merecem ser revistos por canais que os fiscalizem e os façam respeitar quem adquire produtos e serviços.



                                                                                 Foto: Frenanda Fernandes Borges

As empresas devem respeitar e oferecer melhores serviços aos clientes


As empresas de telecomunicações devem passar por grandes transformações para que possam atender melhor às demandas de seus clientes. O serviço é caro e na maioria das vezes atende de modo insatisfatório o usuário.
Reivindicar os direitos e exigir qualidade são soluções para obrigarem as empresas de qualquer setor a fornecerem produtos e atendimentos de ótimo padrão, demonstrando respeito ao seu público.
 A presença de canais que permitem  o consumidor  registrar suas reclamações é fundamental para a melhoria no atendimento e na prestação de qualquer serviço.




segunda-feira, 3 de abril de 2017

Excesso de barulho e poluição podem aumentar a ocorrência de demência



Fernanda Fernandes Borges



Um estudo publicado pela revista britânica “The Lancet”,  no dia 5 de janeiro de 2017,  mostrou que pessoas residentes em áreas com grande tráfego e com muita poluição,  podem estar mais propensas a terem degeneração cerebral e desenvolverem demência. A doença afeta a memória e a capacidade mental de uma pessoa.

                                                                                            Foto: Fernanda Fernandes Borges

Quem reside próximo a áreas muito movimentadas pode ficar com  a saúde mental debilitada



O estudo foi desenvolvido,  durante 11 anos entre 2001 e 2012,  na Província de Ontario, no Canadá, onde 2 milhões de pessoas foram monitoradas.  
Nesse período,  foram constatados 243.611 casos de demência e houve indícios de que existia um agravante maior para aquelas pessoas que viviam próximas às áreas com intenso fluxo de carros.
 Cerca de 7% a 11% dos casos de demência em idosos que vivem a menos de 50 metros,   de uma via de trânsito intensa, podem estar relacionados ao excesso de barulho;

A pesquisa concluiu que o risco aumenta:

- Cerca de 7% para quem mora há  menos de 50 metros de uma área de grande tráfego;

- O índice passa para 4% para pessoas que estão a uma distância entre 50 e 100 metros de aéreas muito movimentadas;

- E  é de 2% para pessoas que residem entre 100 e 200 metros de vias muito barulhentas;

Além dos 200 metros,  não  há risco, segundo o líder da pesquisa Hong Chen da Agência de Saúde Pública de Ontario. O pesquisador ressalta que há necessidade de mais pesquisas para  estabelecer  de fato a ligação entre os impactos do trânsito, da poluição e de outros fatores com a ocorrência da doença.
Esse estudo analisa apenas onde vivem as pessoas diagnosticadas com demência e indica que o trânsito pode ser realmente um dos causadores dessa fragilidade mental.
Os pesquisadores indicaram o barulho, partículas ultrafinas, dióxido de nitrogênio (NO2) e partículas geradas pelo desgaste dos pneus como possíveis elementos causadores da demência. Levaram-se em conta outros fatores como obesidade, grau de escolaridade, hábitos alimentares, situação financeira para chegar a dados reais.

                                                                                              Foto: Fernanda Fernandes Borges

O desgaste dos pneus pode soltar partículas que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e ao ser humano

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 47,5 milhões de pessoas com demência senil. Destas entre 60% e 70%  sofrem de Mal de Alzheimer uma doença que degenera as células do cérebro e leva à perda da memória,  da  capacidade de reter novas informações e de  realizar tarefas simples do cotidiano.
O mundo contemporâneo é responsável pela expansão da frota de veículos nos centros urbanos, já que as pessoas estão empenhadas em realizar diversas tarefas em pouco espaço de tempo. Isso ocasiona muito barulho e poluição nas cidades e é extremamente prejudicial à saúde.
Para evitar a demência e outras doenças que atingem o cérebro, os indivíduos devem se exercitar diariamente,  ter  uma dieta balanceada e trabalhar a mente com atividades produtivas e menos estressantes. A meditação é uma ótima opção para  quem deseja se afastar do excesso de barulho e sujeira produzidos pelo tráfego intenso.
Quem não tem a possibilidade de residir longe de vias muito movimentadas, deve buscar momentos de calma e tranquilidade,  para que o organismo e o cérebro descansem e possam ficar fortalecidos,  diante de tanta agitação.




quinta-feira, 30 de março de 2017

Persiste a diferença salarial entre homens e mulheres

                    

                                                Fernanda Fernandes Borges



Uma pesquisa realizada pela Catho (empresa de vagas de empregos na internet) , divulgada no dia 7 de março,  com 13.161 profissionais revelou que as mulheres ainda ganham menos que os homens, em praticamente todas as áreas. A avaliação feita por setor mostra que os homens são mais bem remunerados em 25 das 28 áreas pesquisadas.




                              Foto: Fernanda Fernandes Borges

Mulheres têm menores salários que os homens em diversas áreas


Em oito funções de estagiários a gerentes, analisadas pelo estudo, os homens ganham mais. A diferença salarial no cargo de consultor pode chegar a 62,5%.
Nas áreas administrativas, comerciais e financeiras, o salário masculino é em média de R$ 6.099,53, enquanto o feminino fica na média de R$ 3.361,38.
No setor de seguros a diferença salarial pode chegar a 97,7%. O salário médio de um homem é de R$ 5.831,95, enquanto o das mulheres é em média de R$ 2.950,25.
Observe as diferenças salariais, em que os homens são melhores remunerados,  em outras áreas:

- Cargos operacionais 58%;

- Especialista graduado  51,4%;

- Especialista técnico 47,3%;

- Superior e encarregado 28,1%;

- Analista 20,4%;

- Trainee e estagiário 16,4%;

- Assistente e auxiliar 9%;

Percebe-se uma ligeira vantagem das mulheres no que se refere aos salários nas áreas de comunicação social e esportes.  A remuneração feminina no setor de esportes é em média de R$ 2.810,62, enquanto a masculina fica na média de R$ 2.007,43.
Segundo a pesquisa da Catho,  houve um pequeno crescimento na ocupação dos cargos de presidência pela mulher. Em 2011,  o percentual era de 22,91%. Já em 2017 ele é de 25,85%.


                                                                            Foto: Fernanda Fernandes Borges

A mulher deve lutar por uma remuneração mais justa 


Em contrapartida,  no cargo de encarregados, a presença feminina aumentou de 54,99%  em 2011, para 61,57% em 2017.
De acordo, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o salário médio do brasileiro é de R$ 2.043,0. Os homens ganham em média  R$ 2.251,00, enquanto as mulheres recebem em média R$ 1.762,00.
É um absurdo  que a mulher ocupe cargos iguais ao dos homens e recebam menos. As empresas devem rever sua postura,  diante dessa desigualdade e equiparar os salários, para que todos possam ser reconhecidos pelo seu trabalho e competência.
As mulheres são criativas e muitas vezes sabem lidar melhor com as demandas de clientes que os homens. Por isso, merecem um salário idêntico ao dos colegas. Essas distorções salarias precisam acabar,  para que haja qualidade nos trabalhos exercidos por qualquer pessoa.


                                                                                    Foto: Fernanda Fernandes Borges

A presença feminina aumenta a criatividade no comércio 


Uma profissional que tem o seu trabalho valorizado é capaz de contribuir para a expansão de qualquer  empresa, independente do setor. Estamos em 2017, e o que se espera é que o mercado de trabalho seja mais justo e acolhedor com a presença feminina.