Fernanda Fernandes Borges
O Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do
Consumidor) e o site Consumidor.gov.
br integram os sistemas de defesa do consumidor . Em 2016, eles registram
mais de 2,7 milhões de reclamações e atendimentos, segundo dados divulgados
pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, no dia 16 de março de 2017. O
setor de telefonia lidera o ranking de insatisfação do público.
Foto: Fernanda Fernandes BorgesO setor de telefonia foi o que mais recebeu reclamações no ano passsado |
O Sindec
existe desde 2004 e reúne informações de Procons (Programas de Proteção e
Defesa do Consumidor) de todo o país. No ano
passado, as principais reclamações registradas nesse sistema foram na seguinte ordem: telefonia celular,
telefonia fixa e cartão de crédito.
Veja mais detalhadamente:
- 28,8% referentes às
áreas de telecomunicações;
- 25,3% sobre assuntos
financeiros;
- 20,9% relacionadas a
produtos;
- 13,4% sobre serviços
privados;
Dentre as reivindicações merecem destaque a cobrança, o contrato e a péssima qualidade do serviço.
Foto: Fernanda Fernandes BorgesO consumidor deve estar sempre atento aos seus direitos |
O índice de resolução das demandas no Sindec ficou em 81,2%. As operadoras de
telecomunicações foram as que mais
solucionaram os problemas relatados pelos consumidores.
O site Consumidor.gov.br
atua desde 2014 e em seu ranking também aparecem as operadoras de telecomunicações com 47,5%
das reclamações, seguidas pelos bancos e financeiras que representam um percentual de 23,9% e pelo comércio eletrônico com 9,7%.
Foto: Fernanda Fernandes BorgesOs consumidores se mostraram bastante insatisfeitos com os serviços das operadoras de celular |
O índice de resolução das reclamações no site, em
2016, foi de 77,9%. As empresas de
telecomunicações foram as que mais resolveram as demandas de seus clientes,
assim como no Sindec.
As empresas que
mais recebem críticas são convidadas a participar do site de modo voluntário e devem responder
às demandas em até 10 dias.
No site é possível ler as últimas reclamações registradas
e verificar a lista e o desempenho das empresas que integram esse sistema.
O consumidor deve utilizar esses órgãos para resguardar
os seus direitos. Existe muito serviço de baixa qualidade e com preços altos que merecem ser revistos por
canais que os fiscalizem e os façam respeitar quem adquire produtos e serviços.
Foto: Frenanda Fernandes BorgesAs empresas devem respeitar e oferecer melhores serviços aos clientes |
As empresas de telecomunicações devem passar por grandes
transformações para que possam atender melhor às demandas de seus clientes. O
serviço é caro e na maioria das vezes atende de modo insatisfatório o usuário.
Reivindicar os direitos e exigir qualidade são soluções
para obrigarem as empresas de qualquer setor a fornecerem produtos e
atendimentos de ótimo padrão, demonstrando respeito ao seu público.
A presença de
canais que permitem o consumidor registrar suas reclamações é fundamental para
a melhoria no atendimento e na prestação de qualquer serviço.
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