Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Saiba quais foram as principais reclamações dos consumidores em 2016

         

                                                      Fernanda Fernandes Borges



O Sindec  (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) e o site Consumidor.gov. br integram os sistemas de defesa do consumidor . Em 2016, eles registram mais de 2,7 milhões de reclamações e atendimentos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, no dia 16 de março de 2017. O setor de telefonia lidera o ranking de insatisfação do público.


                                                                  Foto: Fernanda Fernandes Borges

O setor de telefonia foi o que mais recebeu reclamações no ano passsado


O Sindec existe desde 2004 e reúne informações de Procons (Programas de Proteção e Defesa do Consumidor) de todo o país. No ano passado,  as principais reclamações  registradas nesse sistema foram  na seguinte ordem: telefonia celular, telefonia fixa e cartão de crédito.

 Veja mais detalhadamente:

- 28,8% referentes às áreas de telecomunicações;

- 25,3% sobre assuntos financeiros;

- 20,9% relacionadas a produtos;

- 13,4% sobre serviços privados;

Dentre as reivindicações merecem destaque  a cobrança, o contrato e  a péssima qualidade do serviço.


                                                                                Foto: Fernanda Fernandes Borges

O consumidor deve estar sempre atento aos seus direitos 


O índice de resolução das demandas no Sindec  ficou em 81,2%. As operadoras de telecomunicações  foram as que mais solucionaram os problemas relatados pelos consumidores.
O site Consumidor.gov.br atua desde 2014 e em seu ranking também aparecem  as operadoras de telecomunicações com 47,5% das reclamações, seguidas pelos bancos e financeiras  que representam um percentual de 23,9%  e pelo comércio eletrônico com 9,7%.



Foto: Fernanda Fernandes Borges

Os consumidores se mostraram bastante insatisfeitos com os serviços das operadoras de celular 


O índice de resolução das reclamações no site, em 2016,  foi de 77,9%. As empresas de telecomunicações foram as que mais resolveram as demandas de seus clientes, assim como no Sindec.
 As empresas que mais recebem críticas são convidadas a participar  do site de modo voluntário e devem responder às demandas em até 10 dias.
No site é possível ler as últimas reclamações registradas e verificar a lista e o desempenho das empresas que integram esse sistema.
O consumidor deve utilizar esses órgãos para resguardar os seus direitos. Existe muito serviço de baixa qualidade e  com preços altos que merecem ser revistos por canais que os fiscalizem e os façam respeitar quem adquire produtos e serviços.



                                                                                 Foto: Frenanda Fernandes Borges

As empresas devem respeitar e oferecer melhores serviços aos clientes


As empresas de telecomunicações devem passar por grandes transformações para que possam atender melhor às demandas de seus clientes. O serviço é caro e na maioria das vezes atende de modo insatisfatório o usuário.
Reivindicar os direitos e exigir qualidade são soluções para obrigarem as empresas de qualquer setor a fornecerem produtos e atendimentos de ótimo padrão, demonstrando respeito ao seu público.
 A presença de canais que permitem  o consumidor  registrar suas reclamações é fundamental para a melhoria no atendimento e na prestação de qualquer serviço.




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