Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

quinta-feira, 24 de março de 2016

A Páscoa 2016 deve apresentar queda na venda de ovos de chocolate


                                                                             Fernanda Fernandes Borges


Várias lojas e supermercados já estão repletos de ovos de chocolates, sinalizando que a Páscoa que este ano será dia 27 de março, está próxima. Porém,  a expectativa dos comerciantes não é animadora. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), houve uma queda de 12,6% na aquisição de ovos de Páscoa pelos supermercados.
           
                                                                                  Foto: Fernanda Fernandes Borges

O comércio não está otimista com a Páscoa 2016



Apesar do preço dos ovos ter subido,  em média 7,8%, a projeção que se tem é que as vendas caiam e fiquem abaixo de 2015. É prevista uma redução de 12,2% na comercialização desse produto.
             
                                     
                           
                                                                                                                                     Foto: Fernanda Fernandes Borges


                                 A data deve ser menos próspera que em 2015

                                      

O que favoreceu a elevação dos valores dos ovos de chocolates foram fatores como: aumento do dólar, já que o preço do cacau é determinado pela moeda americana,  a subida no preço do açúcar e maiores gastos com mão de obra, transportes e armazenamento.

Este ano,  o tamanho dos ovos também sofreu redução. Em média eles estão 40% mais leves. Em 2015,  o tamanho médio era de 400 gramas, enquanto em 2016  o peso médio é de 250 gramas. Os fabricantes também optaram por licenciar produtos mais baratos para colocar nos ovos infantis.
                                                                                                  Foto: Fernanda Fernandes Borges


Os ovos sofreram redução no peso


O objetivo é fazer mais com menos, reduzindo o tempo de fabricação, o tamanho dos ovos e as embalagens utilizadas, para que o preço final não afugente de vez o consumidor.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o mercado de trabalho temporário foi responsável por gerar 29 mil empregos, o que representa um aumento de 10% nas contratações.

O Brasil é o terceiro maior consumidor de  produtos de chocolates do mundo, depois dos Estados Unidos e da Alemanha.
                                                                                                    Foto: Fernanda Fernandes Borges



O Brasil é um dos maiores consumidores de chocolate


Alguns supermercados aumentaram a aquisição de barras de chocolates e caixas de bombons,  para oferecer ao consumidor o doce a um preço mais acessível que os tradicionais ovos,  que em sua maioria  pesam menos e são bem mais caros.
                                                                                       Foto: Fernanda Fernandes Borges



Os chocolates em barra são uma opção para quem quer gastar menos


A geração de vagas temporárias é uma ótima notícia,  diante do pessimismo do comércio. Quem passa por qualquer supermercado, percebe que os ovos estão mais caros e ultrapassa o limite que algumas famílias podem gastar com essa data.

É sempre bom ter a noção de que a Páscoa não deve ser lembrada,  apenas pelo consumismo de chocolates e de outros produtos como o bacalhau e a colomba pascoal que também estão mais caros. O renascimento de Jesus Cristo deve ser comemorado como uma esperança de tempos melhores e não de desperdício de dinheiro.
                                                                                                     Foto: Fernanda Fernandes Borges



A Páscoa não deve ser  sinônimo de consumismo



Em uma época,  em que os o dinheiro está escasso para muitos pais, a solução é administrar de modo sábio os recursos financeiros e não ceder aos apelos dos filhos,  por produtos inacessíveis ao bolso.
                                                                                                       Foto: Fernanda Fernandes Borges

É preciso não ceder aos apelos das crianças, para não gastar dinheiro desnecessário


Ensinar as crianças desde cedo, sobre a realidade da vida,  é um exemplo útil para o desenvolvimento delas, conscientizando-as sobre o consumismo desnecessário. Celebrar a Páscoa deve ser um momento de união e não de futilidades que nada acrescentam na vida de qualquer ser humano.


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