Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

terça-feira, 12 de julho de 2016

Cresceu a expectativa de vida no mundo



                          Fernanda Fernandes Borges



A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou no dia 19 de maio deste ano, o relatório anual sobre o monitoramento da saúde no mundo que mostrou a elevação da expectativa de vida em cinco anos, ocorrida entre os anos 2000 e 2015.

                                          Foto: Fernanda Fernandes Borges


O estudo aponta o crescimento da expectativa de vida

 

Esse crescimento é o maior desde 1960. No Brasil, a expectativa de vida é de 75 anos, enquanto a média mundial é de 71,4 anos. O Japão possui a maior expectativa de vida com 83,7 anos, seguido pela Suíça com 83,4 anos. Angola é o país com a menor expectativa de vida que é de 52,4 anos.

No que se refere à expectativa de vida saudável, em que as pessoas vivem com boa saúde, novamente o Brasil supera com 65,5 anos, enquanto a média mundial é de 63,1 anos.

Existem 29 países no mundo que ultrapassam os 80 anos  de expectativa média de vida e 12 deles é superior a 82 anos.

Infelizmente,  há 22 países no mundo com taxas de expectativa de vida inferiores a 60 anos. Todos estão localizados na África Subsaariana.

De acordo com OMS, as mulheres vivem mais que os homens. Na média mundial elas chegam a  73,8 anos, enquanto os homens ficam em média com 69,1 anos.

                             Foto: Fernanda Fernandes Borges


As mulheres vivem mais que os homens


 

Algumas doenças são responsáveis por agravar as condições de saúde de uma pessoa. São elas: o diabetes; os problemas cardiovasculares; a depressão; a ansiedade; a perda da visão e da audição e problemas musculares.

É ótimo saber que o Brasil está acima da média mundial na expetativa de vida. Porém, é preciso avançar para que os cidadãos tenham qualidade de vida para ir além e alcançar índices maiores.

Cuidar da saúde e optar por ter uma vida cotidiana mais ativa e menos sedentária tem um papel primordial na longevidade. Evitar a obesidade e taxas altas de colesterol,  são  medidas essenciais para quem deseja viver muito e de forma saudável.

   
                                    Foto: Fernanda Fernandes Borges


Quem deseja viver  precisa ter cuidados com a  alimentação

                                      
                

A triste expectativa de vida em Angola e em outros países da África Subsaariana denota a importância da união entre as nações,  para ajudar esses países a superar essa perversa realidade. São necessárias ações que visem elevar a esperança de vida em todos os países,  e não apenas em  alguns.

Uma nação que se preocupa como bem estar de seus habitantes está também interessada no  bom desenvolvimento econômico, já que pessoas saudáveis podem trabalhar mais e contribuir para o crescimento de seus países.

                                 Foto: Fernanda Fernandes Borges

É um orgulho para  toda nação ter cidadãos com saúde em qualquer idade

 

A necessidade de viver mais e melhor é contemporânea, pois  o homem quer ter a chance de aproveitar o máximo a sua existência para criar tecnologias e deixar o seu legado. Portanto,  usufruir delas passa a ser uma obrigação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário