Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

terça-feira, 13 de junho de 2017

As festas juninas têm origem europeia

                    

                                                           Fernanda Fernandes Borges




As festas juninas são populares e já fazem parte do Folclore brasileiro. Elas se tornaram conhecidas no Brasil, através dos portugueses, no período colonial, após o ano de 1500. A origem desses festejos aconteceu nos países europeus católicos e eram  chamadas de “Joaninas”, em homenagem ao santo católico São João Batista, primo de Jesus. As pessoas eram gratas às boas colheitas do período do mês de junho.


                                                                            Foto: Fernanda Fernandes Borges

O mês de junho é repleto de festas em comemoração aos três santos católicos 


No início, era festejado apenas São João no dia 24 de junho. Depois Santo Antônio,  no dia 13 de junho,  e São Pedro,  no dia 29 de junho,  fizeram parte das comemorações juninas.
Nas festas brasileiras,  elementos como a fogueira, bandeirinhas coloridas e  as “quermesses”,  que são barracas de comidas típicas e de jogos, além das danças,  são tradicionais em diversas regiões do país.
As brincadeiras  como o pau de sebo, o correio elegante e o casamento na roça são realizadas nos festejos juninos.
Na culinária, como junho é o mês da colheita do milho, esse alimento é o principal ingrediente das comidas típicas como: pamonha, curau, milho cozido, canjica, bolo, broa, dentre outros.


                                                      Foto: Fernanda Fernandes Borges

O milho é um dos principais ingredientes das comidas juninas 


Outros alimentos como pé de moleque, paçoca, arroz doce e a bebida  conhecida como “quentão” também são típicos das festas juninas.


                                                                                 Foto: Fernanda Fernandes Borges

Os supermercados abastecem suas prataleiras com alimentos típicos dos festejos de junho 


Para dançar a tradicional quadrilha, os homens geralmente usam camisa xadrez e as mulheres  vestidos de chita.

Percebe-se nas festas juninas elementos típicos de países como França, Espanha, Portugal e China. Veja:

- A quadrilha que tem passos marcados é uma dança típica de nobres, característica da França,  que influenciou a quadrilha brasileira;

- A utilização de fogos de artifícios é oriunda da China;

- A dança de fitas tem sua origem em países como Portugal e Espanha;

No Brasil, a região nordeste se destaca por suas belas festas juninas. A festa de Campina Grande na Paraíba  e em Caruaru,  no estado de  Pernambuco,  são muitos conhecidas e atraem milhares de turistas todos os anos.
Os nordestinos aproveitam esse período do ano para agradecerem a chuva, geralmente, rara na região, e as colheitas. Além disso,  fomentam a economia de seus estados e cidades através da visitas de brasileiros vindos de várias partes do país e também de estrangeiros.
Aproveitar as festas juninas é a melhor forma de agradecer as dádivas das boas colheitas e comemorar  o dia dos três santos que são símbolos da fé para a maioria dos católicos. É uma tradição mantida há séculos que atrai muitas pessoas em escolas, ruas e clubes para apreciar essas comemorações.
A utilização de fogos de artifícios é perigosa e exige um grande preparo por parte de quem vai manipulá-los. O uso de balões é proibido, pois pode ocasionar incêndios e trazer inúmeros transtornos para as festas. Por isso, é sempre bom evitar elementos perigosos que podem machucar  e  até mesmo vitimar pessoas.
O mês de junho é para festejar e manter viva a tradição de festejar Santo Antônio, São João e São Pedro. As brincadeiras devem ser vivenciadas de modo seguro e é  sempre bom evitar os excessos alimentares e principalmente a ingestão de bebidas alcoólicas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário