Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

As aulas da rede estadual em Minas Gerais começam no dia 19 de fevereiro



                                                     Fernanda Fernandes Borges




A Secretaria Estadual de Educação (SEE)  divulgou no dia 5 de janeiro a data para o início do ano letivo em Minas Gerais. Será no dia 19 de fevereiro, anteriormente a data prevista era dia 5 de fevereiro. A alteração foi publicada no Diário Oficial.



                                                                                            Foto: Fernanda Fernandes Borges

O regresso escolar dos alunos da rede estadual ocorre no dia 19 de fevereiro


O ano escolar que é o retorno somente para professores que planejam as atividades pedagógicas passou do dia 1º para o dia 15 de fevereiro.
A justificativa para a mudança no calendário escolar está na necessidade de melhor distribuir as turmas e os cargos  nas escolas, sem a interrupção com o recesso de Carnaval.
O Calendário Escolar 2018  prevê 200 dias letivos  e carga horária de 800 horas para os anos iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio noturno e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio diurno.
 O ano letivo vai terminar no dia 18 de dezembro. As férias escolares de julho foram reduzidas em quatro dias e vão acontecer de 16 a 27 de julho.
 A semana de outubro em que se comemora o Dia do Professor foi mantida e vai acontecer do dia 15 ao dia 19 de outubro.
O estado de Minas Gerais vai designar 100 mil servidores da educação, através de contratos temporários. As vagas são para 852 cidades do  estado e 70% delas  são para professores.
O salário para educadores  é de R$ 2.135,64 por 24 horas semanais.
A segunda maior oferta de vagas é para auxiliares de serviço de educação básica que são as pessoas que cuidam da limpeza, portaria e manutenção das escolas. O salário para uma carga horária de 30 horas semanais é de R$ 1.128,76.
A educação é o setor que mais deveria ser valorizado em nosso país, pois é a base de formação de qualquer profissão. Para termos melhores profissionais e serviços, precisamos inicialmente de boas escolas e professores que permitam o desenvolvimento dos potenciais de seus estudantes.


             Foto: Fernanda Fernandes Borges

A educação deve ser valorizada 


O atraso no início do calendário escolar não pode prejudicar os alunos que têm o desejo de aprender e por isso deve ser recompensado com aulas posteriores para que os programas de ensino sejam cumpridos de modo satisfatório.
Que os 200 dia letivos de 2018 sejam repletos   de bons momentos entre mestres e estudantes  e possam gerar bons frutos no futuro. O aprendizado é o maior legado que o ser humano pode receber e transmitir aos seus descendentes, pois é a maneira mais prática de se alcançar qualquer objetivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário