Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

segunda-feira, 24 de abril de 2017

O número de desempregados brasileiros ultrapassa 13 milhões



                                                             Fernanda Fernandes Borges


O Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou,  no dia 31 de março,  a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua)  que mostra que o desemprego em nosso país chegou a 13,2%, entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017,  o que representa 13,5 milhões de pessoas procurando emprego.


                                                              Foto: Fernanda Fernandes Borges

Muitos brasileiros estão buscando novas oportunidades de trabalho 



Houve um aumento de 1,4 milhões de  trabalhadores em busca de uma vaga em relação ao trimestre anterior (setembro, outubro e novembro de 2016) quando a taxa foi de 11,9%.

Nesse semestre, encerrado em fevereiro, o  número de pessoas com carteira assinada caiu 337 mil em relação ao trimestre anterior, finalizado em novembro de 2016.

Em um ano, o número chega a 1,1 milhões de pessoas que deixaram de ter a carteira assinada, quando se compara com o mesmo período de 2016.

A Pnad Contínua é realizada desde 2012 e o índice de desemprego de 13,2% é o novo recorde desse estudo oficial sobre emprego do IBGE.



                                                                              Foto: Fernanda Fernandes Borges

Nesta recente pesquisa o desemprego bateu recorde 



 No trimestre encerrado em fevereiro de 2016, a taxa foi de 10,2%. Em um ano, o número  de pessoas sem emprego aumentou em 3,2 milhões.

Quando se compara os índices desse trimestre com o primeiro trimestre do  ano de 2014 em que a taxa de desemprego era de 7,7%, observa-se um aumento de 6,9 milhões de pessoas em busca de uma nova colocação.




                                                          Foto: Fernanda Fernandes Borges

A falta de vagas no mercado de trabalho é bem maior  que em 2014




Percebe-se uma grande dispensa promovida pela indústria e pela construção civil. Veja:


- Na indústria em fevereiro de 2014 havia 13 milhões de pessoas empregadas. Em fevereiro de 2017, houve uma redução de 1,7 milhões de empregados, sendo apenas 11,3 milhões de trabalhadores nesse setor;


- Na construção civil,  em fevereiro de 2014, existiam 8 milhões de pessoas ocupadas e em fevereiro de 2017 apenas 6,9 milhões estão empregadas, uma redução de 1,1 milhões de oportunidades;


O número de carteiras assinadas em junho de 2014 era de 36,4 milhões e caiu para 33,7 milhões em fevereiro de 2017.


Tentar justificar que o número de desempregados é maior no primeiro trimestre do ano, devido às dispensas das vagas temporárias abertas no fim do ano é não encarar que de fato o país passa por uma grave crise em suas estruturas políticas e econômicas.

 Um número tão elevado de pessoas sem ocupação não é coerente com a falsa propaganda de que o país está reencontrando o rumo do crescimento e que  a melhor solução é implementar reformas que ao invés de auxiliar o trabalhador, apenas lhe tira mais direitos.


                                                         Foto: Fernanda Fernandes Borges

O trabalhor deve ter seus direitos preservados 



 Quando esses índices são divulgados,  não há  panelas sendo batidas. É bom compreender que o péssimo desenvolvimento da economia brasileira reflete em todas as classes sociais e acarreta grandes perdas para todos.



sexta-feira, 21 de abril de 2017

Eposição FOTOCHOPP

                                    

                                                               Fernanda Fernandes Borges



     A exposição FOTOCHOPP está no Pátio Savassi, no piso L3,  até o dia 23 de abril e tem curadoria de Guilherme Horta do Studio Anta.

                                      Assista:


 Vídeo produzido por Célia Fernandes Borges e pela jornalista Fernanda Fernandes Borges

 



Uma exibição que reúne diversas fotografias de distintos segmentos: moda, jornalismo, publicidade, arquitetura, dentre outros.

                                                                     Foto: Célia Fernandes Borges

A  jornalista Fernanda Fernandes Borges visitou a exposição




O Pátio Savassi fica na :

Avenida do Contorno, 6.061
São Pedro – Belo Horizonte - Minas Gerais

Funciona de :

Segunda à Sábado :  10h às 22 h
Domingo: 14h às 20h

Telefone: (31) 4003 - 4172


quarta-feira, 19 de abril de 2017

Companhia de Dança Palácio das Artes apresenta "Messias"

                  

                                                         Fernanda Fernandes Borges



A Companhia de Dança Palácio das Artes completou 45 anos.  E para comemorar criou o espetáculo “Messias”, estreado em dezembro de 2016.  A concepção e a direção cenográfica são do bailarino Rui Moreira.

                        Assista:



                Vídeo produzido pela jornalista Fernanda Fernandes Borges



#CompanhiadeDançaPaláciodasArtes

#FundaçãoClóvisSalgado

#DançaaoMeioDia



A apresentação acima ocorreu no dia 4 de abril na estreia do “Dança ao Meio – Dia”, projeto da Fundação Clóvis Salgado que visa a formação de público.


                                                                               Foto: Fernanda Fernandes Borges

A Companhia de Dança Palácio das Artes foi bastante aplaudida



             A trilha sonora do espetáculo foi gravada pela Orquestra Sinfônica de Minas    Gerais,   Coral Lírico de Minas Gerais e contou com a participação dos solistas  Rosana Lamosa, Carolina Faria, Aníbal Mancini e Lício Bruno, com direção musical e regência do maestro Sílvio Viegas.

                       
                                                      Foto: Fernanda Fernandes Borges


A coreografia, a trilha sonora e a iluminação encantaram o público 







domingo, 16 de abril de 2017

Sesc Palladium realiza oficina sobre a Arte de Contar Histórias

            

                                              Fernanda Fernandes Borges




A contadora de histórias Alessandra Visentim ministrou uma oficina “A arte de contar histórias: do real ao imaginário”, no dia 8 de abril, no Sesc Palladium , em Belo Horizonte.

                                  Veja:

                           

                Vídeo produzido pela jornalista Fernanda Fernandes Borges





“O ato de contar histórias é poderoso. Antes, é preciso muito preparo e acreditar na história que vai contar”  ressaltou  Alessandra.


                                                                               Foto: Fernanda Fernandes Borges

Ao contar uma história, é necessário ser bastante expressivo 


“Não se conta histórias apenas para as crianças. Todas as idades gostam de ouvir narrações bem elaboradas”, afirmou a contadora.


                
                                                                              Foto: Fernanda Fernandes Borges

A oficina reuniu divresas pessoas interessadas na temática abordada

          

Para saber sobre futuras oficinas e eventos no Sesc Palladium, acesse:







segunda-feira, 10 de abril de 2017

Dança ao Meio - Dia para quem aprecia a arte

                        

                                                   Fernanda Fernandes Borges



Uma nova opção de entretenimento na hora do almoço.

                               Veja:






             Vídeo produzido pela jornalista Fernanda Fernandes Borges 



#DançaaoMeioDia

#FundaçãoClóvisSalgado

#CompanhiadeDançaPaláciodasArtes

A Companhia de Dança Palácio das Artes apresentou trechos do espetáculo “Messias”, o trabalho mais recente desenvolvido pelo grupo.


                                                                                      Foto: Fernanda Fernandes Borges

A Companhia de Dança Palácio das Artes realizou uma bela apresentação 



Para saber sobre as próximas apresentações do Dança ao Meio – Dia, acesse:


                                                                           Foto: Fernanda Fernandes Borges

O público pode conferir um trabalho artístico de grande qualidade 




             http://www.fcs.mg.gov.br/

domingo, 9 de abril de 2017

A Páscoa 2017 deve ter melhores vendas



                                                               Fernanda Fernandes Borges


A Páscoa é uma data festiva em que os ovos de chocolates têm destaque especial para presentear a família e os amigos. Neste ano, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) projeta um aumento nas vendas de 1,3%, descontada a inflação. A Páscoa deve gerar R$ 2,1 bilhões para a economia brasileira.

                                                                           Foto: Fernanda Fernandes Borges

A expecativa dos comerciantes é  aumentar as vendas 



Caso a previsão de alta nas vendas se confirme, este ano será o primeiro,  depois  de 2014 com saldo positivo para a Páscoa. Em 2014, houve uma elevação de 2,6% nas vendas. Já em 2015, houve uma queda de 1% e em 2016 uma queda de 4,3%.

 O ano de 2016 teve a pior venda dos últimos 13 anos para a Páscoa.

 Mesmo com  a previsão de aumento das vendas em 2017, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC),  devem ser gerados 10,7 mil postos de emprego, índice menor que as 11,3 mil vagas geradas em 2016. Também há pouca chance de efetivação dos trabalhadores temporários.

Entretanto, o setor se mantém otimista. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) houve um aumento da produção de chocolates em 13% de janeiro a setembro de 2016, em relação ao mesmo período de 2015.

                                                                                Foto: Fernanda Fernandes Borges

A produção de chocolates cresceu em relação a 2015



As empresas de chocolates  estão mais confiantes com a Páscoa 2017,  pelo fato da celebração ocorrer no dia 16 de abril,  que permite um espaço maior entre a quitação das despesas iniciais do ano como IPTU, IPVA, material escolar, dentre outras,  da celebração dessa festa.

 Muitas comerciantes do setor de chocolates resolveram reajustar o preço dos ovos abaixo da inflação  ou mantiveram os mesmos valores de 2016.

A presença de brinquedos, utilidades domésticas e outros itens nos ovos de Páscoa são alguns atrativos que a indústria do chocolate se utiliza para agradar os clientes e incentivar as vendas.

                                                                                     Foto: Fernanda Fernandes Borges

Brinquedos e ovos com brindes são atrativos para as crianças 



O Brasil é o 5º em consumo de chocolates. Estima-se que cada brasileiro consuma 2,5Kg dessa guloseima por ano. Na economia, são gerados cerca de 12,4 bilhões por ano com a comercialização desse alimento.

A Páscoa é para ser festejada independente do tamanho do ovo ou do chocolate que se possa presentear. Às vezes, um simples almoço pode ser mais representativo que o excesso de chocolate que muitas pessoas pensam que devem comprar e consumir nesse período do ano.

Ao pesquisar os valores dos ovos de Páscoa o consumidor deve ficar atento à qualidade do produto. Não se deve comprar chocolates amassados ou que não estejam embalados devidamente, pelo simples fato desses produtos estarem mais em conta.

                    Foto: Fernanda Fernandes Borges

Ao escolher algum  produto da Páscoa,  o consumidor deve ficar atento à qualidade 



Que a Páscoa celebre a união das famílias e não seja lembrada apenas pelo apelo consumista. Não é  apenas, nesse período do ano,  que o chocolate deve ser consumido. Em qualquer época ele pode ser degustado, sem exageros.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Saiba quais foram as principais reclamações dos consumidores em 2016

         

                                                      Fernanda Fernandes Borges



O Sindec  (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) e o site Consumidor.gov. br integram os sistemas de defesa do consumidor . Em 2016, eles registram mais de 2,7 milhões de reclamações e atendimentos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, no dia 16 de março de 2017. O setor de telefonia lidera o ranking de insatisfação do público.


                                                                  Foto: Fernanda Fernandes Borges

O setor de telefonia foi o que mais recebeu reclamações no ano passsado


O Sindec existe desde 2004 e reúne informações de Procons (Programas de Proteção e Defesa do Consumidor) de todo o país. No ano passado,  as principais reclamações  registradas nesse sistema foram  na seguinte ordem: telefonia celular, telefonia fixa e cartão de crédito.

 Veja mais detalhadamente:

- 28,8% referentes às áreas de telecomunicações;

- 25,3% sobre assuntos financeiros;

- 20,9% relacionadas a produtos;

- 13,4% sobre serviços privados;

Dentre as reivindicações merecem destaque  a cobrança, o contrato e  a péssima qualidade do serviço.


                                                                                Foto: Fernanda Fernandes Borges

O consumidor deve estar sempre atento aos seus direitos 


O índice de resolução das demandas no Sindec  ficou em 81,2%. As operadoras de telecomunicações  foram as que mais solucionaram os problemas relatados pelos consumidores.
O site Consumidor.gov.br atua desde 2014 e em seu ranking também aparecem  as operadoras de telecomunicações com 47,5% das reclamações, seguidas pelos bancos e financeiras  que representam um percentual de 23,9%  e pelo comércio eletrônico com 9,7%.



Foto: Fernanda Fernandes Borges

Os consumidores se mostraram bastante insatisfeitos com os serviços das operadoras de celular 


O índice de resolução das reclamações no site, em 2016,  foi de 77,9%. As empresas de telecomunicações foram as que mais resolveram as demandas de seus clientes, assim como no Sindec.
 As empresas que mais recebem críticas são convidadas a participar  do site de modo voluntário e devem responder às demandas em até 10 dias.
No site é possível ler as últimas reclamações registradas e verificar a lista e o desempenho das empresas que integram esse sistema.
O consumidor deve utilizar esses órgãos para resguardar os seus direitos. Existe muito serviço de baixa qualidade e  com preços altos que merecem ser revistos por canais que os fiscalizem e os façam respeitar quem adquire produtos e serviços.



                                                                                 Foto: Frenanda Fernandes Borges

As empresas devem respeitar e oferecer melhores serviços aos clientes


As empresas de telecomunicações devem passar por grandes transformações para que possam atender melhor às demandas de seus clientes. O serviço é caro e na maioria das vezes atende de modo insatisfatório o usuário.
Reivindicar os direitos e exigir qualidade são soluções para obrigarem as empresas de qualquer setor a fornecerem produtos e atendimentos de ótimo padrão, demonstrando respeito ao seu público.
 A presença de canais que permitem  o consumidor  registrar suas reclamações é fundamental para a melhoria no atendimento e na prestação de qualquer serviço.