Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Brasil entra para a história de modo humilhante


                                                                 Fernanda Fernandes Borges


O carioca Marco Archer Cardoso, de 53 anos, é o primeiro cidadão brasileiro a ser executado no exterior. A morte dele  ocorreu, em Jacarta, capital da Indonésia, no último sábado, dia 17, por tráfico de drogas. Em 2003, ele tentou entrar no país com 13,4 Kg de cocaína, escondidos dentro dos tubos de uma asa-delta. Em 2004, foi julgado e condenado à morte, já que no país asiático esse tipo de crime é  punido com fuzilamento.

Apesar dos apelos da presidente Dilma Roussef e do ex- presidente Lula, o governo indonésio, liderado por Joko Widodo, não recuou em sua decisão. Outro brasileiro, o paranaense Rodrigo Gularte, de 43 anos, também está condenado à morte, por tráfico de drogas e deve ser executado, em aproximadamente dois meses.

A maioria da população da Indonésia é favorável a esse tipo de condenação. O presidente JoKo Widodo assumiu o poder, em outubro de 2014, em meio a um discurso de tolerância zero com traficantes. Muitos indonésios acreditam que as mortes servem para mostrar como o país é rígido no combate ás drogas e  dessa forma, desestimular futuras ações.

Marco Archer era instrutor de voo livre e  queria ter uma segunda chance e voltar ao Brasil. Ele desejava expor seu problema aos jovens que pensam em se envolver com drogas, por meio de seu doloroso exemplo.
 
                                                                                             Foto: Reprodução

Marcos Archer tinha e esperança de voltar ao Brasil

 
 Ele contava com a ajuda do amigo e cineasta Marcos Prado que estava fazendo um documentário sobre a sua história de vida, desde à infância até à prisão na Indonésia e as aflições vivenciadas por lá. O material seria distribuído em escolas, centros de recuperação e onde pudesse ser divulgado, como campanha educativa contra as drogas. O cineasta agora pensa em concluir o trabalho e levar esse projeto adiante.

No Brasil, muito jovens estão acostumados a infringir as leis e não receber punição adequada. Cometem crimes hediondos como sequestros, assassinatos, roubos, dentre outros e se forem menores a pena não pode ultrapassar três anos em uma casa de internação, onde são aplicadas  medidas socioeducativas.

O exemplo de Marco Archer serve para aqueles que não respeitam a própria nação e tem a ingenuidade de pensar que em países estrangeiros as lideranças e as leis serão tão permissivas como as brasileiras. O famoso “jeitinho brasileiro” não funciona lá fora. O respeito deve vir de casa, no caso do Brasil. O país deve reformular suas leis e aplicar punições severas por tráfico e demais crimes, não se levando em conta a idade, mas a gravidade do ato cometido.

O desafio às leis de outra nação culminou no final triste e vergonhoso para nosso país. Para Marco, entrar para a história como o primeiro brasileiro executado no exterior, não é um mérito, mas um desperdício de uma vida, executada por um pouco mais de 13 kg de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário