Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

domingo, 25 de janeiro de 2015

O teatro também é um aprendizado

 

                                                      Fernanda Fernandes Borges


Uma tarde chuvosa do dia 25 de janeiro, um domingo. Um dia perfeito para ficar em casa, vendo algum programa pela tv. No entanto, essa não foi a opção de alguns pais que levaram os filhos para assistir ao espetáculo “Cachinhos de Ouro”. A peça integra a 41ª edição da “Campanha de Popularização do Teatro e da Dança”, em Belo Horizonte, e está sendo apresentada no anfiteatro do shopping Pátio Savassi, até o dia 1 de fevereiro.
 
                                                       Foto: Fernanda Fernandes Borges

Peça infantil "Cachinhos de Ouro" levou o público ao teatro

 

A história da garota curiosa que resolve se aventurar pela floresta em busca de novidades é permeada por canções e ensinamentos. Remete ao clássico infantil, do folclore europeu, “Cachinhos Dourados e os Três Ursos”. A desobediência da criança que não ouve a mãe, tem consequências que levam a menina a passar por algumas dificuldades e encontrar com seres falantes, como as árvores, o gato de botas e  animais assustadores, como o lobo mau.
 
                                                                       Foto: Fernanda Fernandes Borges

O enredo tem lições valiosas para as crianças

 
Durante o espetáculo, há interação entre os atores e a plateia. As crianças atentas observam a trajetória da peça e se manifestam na tentativa de auxiliar “Cachinhos de Ouro”, conhecida pelos belos cabelos, a voltar para a casa. Até que enfim, depois de perceber o seu erro ela promete ao papai Urso, na casa que a acolheu, nunca mais sair para a floresta sozinha.
 
                 Foto: Fernanda Fernandes Borges

Atores  encenaram em meio ao público

 

O teatro é uma das formas de despertar na criança a criatividade, além de ensinar, desde cedo, a discernir o que é certo ou errado dentro da sociedade. A reflexão propiciada pela peça é uma chance de pais e filhos conversarem sobre a importância do respeito, da solidariedade e da amizade, valores que podem ser facilmente identificados nesse espetáculo.
 
                 Foto: Fernanda Fernandes Borges

A menina conversa com as árvores

 

Quando na infância o ser humano tem contato com a arte, ele pode vir a ser um adulto mais determinado em seus objetivos e agregar em sua trajetória aprendizados que não ficam apenas por uma hora, que é a duração da peça, em suas mentes, mas para  a vida toda. Por meio dos obstáculos vivenciados pelos personagens, a criança aprende que é possível transpô-los  e não teme quando se depara com eles,  pela primeira vez, seja na escola ou na rua.
 
                                                                         Foto: Fernanda Fernandes Borges

Pais e filhos ficaram atentos à história

 

O encantamento desse universo teatral, repleto de ursos gigantes, canções alegres e uma menina levada serviram de diversão para famílias, que desde cedo, provavelmente já têm a noção de como a cultura é importante para qualquer pessoa.
 
                                          Foto: Fernanda Fernandes Borges

Os ursos divertiram a garotada

 

 A criança ao ter a experiência com o fazer artístico aprimora sua inteligência  e tende a se tornar  mais consciente da realidade e dos desafios da vida. No futuro, poderá buscar soluções criativas para velhos problemas que atormentam a humanidade e desse modo buscar mudanças efetivas não só para si, como para os demais que estão ao seu redor.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário