Fernanda Fernandes Borges
A tecnologia avançada permitiu ao homem buscar informações de
diversas formas. Os meios de comunicação mais tradicionais como a televisão e o
rádio mantêm a liderança na preferência dos brasileiros. A internet é o
terceiro meio mais procurado pela população para buscar notícias e
entretenimento.
Segundo a Pesquisa brasileira de Mídia 2015 (PBM 2015),
apresentada no fim de 2014 pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência
da República (Secom), a TV é assistida por 95% da população brasileira
regularmente, enquanto 74% veem diariamente. A televisão fica mais tempo ligada
na casa de pessoas com escolaridade menor, comparada àquelas que possuem nível
superior.
Foto: Fernanda Fernandes BorgesA televisão é o meio de comunicação mais usado no Brasil |
A pesquisa entrevistou mais de 18 mil pessoas em todo o país e mostrou que o rádio é o segundo meio de comunicação mais utilizado. Dos entrevistados 55% afirmam ouvi-lo de modo contínuo, enquanto 30% escutam diariamente. O principal objetivo é a busca de informações e a maioria das pessoas o escutam, enquanto realizam tarefas domésticas ou se alimentam.
Foto: Fernanda Fernandes BorgesMuitas pessoas se informam ouvindo o rádio |
A internet é usada por mais de 40% dos brasileiros para
se informarem. É o terceiro meio de comunicação mais procurado, superando os
jornais impressos e as revistas. Entre os usuários 76% acessam a rede todos os
dias e 67% buscam informações ou notícias.
A venda de smarthphones no Brasil, em 2014, chegou a 50
milhões. Com os telefones “inteligentes”,
mais da metade da população tem acesso à internet, segundo a Agência
Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Há projeções que afirmam que o Brasil, em 2015, deve
ultrapassar o Japão e se tornar o 4° país com maior número de conexões á rede.
Serão 107,7 milhões de internautas, conforme previsões da consultoria
eMarketer.
Foto: Fernanda Fernandes BorgesO uso da internet cresce no país |
Apesar da população brasileira, possuir o hábito de
assistir à TV e ouvir rádio para se manter informada e entreter, percebe-se um
crescente uso da internet para se estar conectado aos fatos, em tempo real. A
contemporaneidade impõe novos costumes. A era digital é mais dinâmica e permite
uma maior interatividade entre o receptor e o emissor.
É possível ter um maior senso crítico das informações
transmitidas, ao acessar um blog ou um site de notícias, porque esses veículos,
ás vezes, são menos tendenciosos que a TV e o rádio, pois têm maior liberdade para
produzirem conteúdos mais coerentes e próximos da realidade do receptor. Também
permitem trocas de opiniões e comentários com os seus usuários, o que
auxilia no crescimento daquele meio de comunicação.
O que se deve ter em mente ao buscar informações é
verificar se a TV, o rádio ou a internet usam variados pontos de vista para
transmitirem os fatos. A pluralidade de vozes permite uma abordagem mais ampla
sobre a temática enfocada.
É possível se tornar um receptor crítico, quando há o
abandono de receber notícias moldadas que alguns veículos de comunicação tentam
passar aos seus espectadores, devido aos interesses comerciais que mantêm seus
enormes conglomerados, em funcionamento.
Ao receber qualquer informação, a pessoa deve observar se
o meio de comunicação está sendo imparcial, pois desse modo poderá tirar suas
próprias conclusões, sem a interferência dos objetivos estratégicos da
audiência fácil e da notícia rentável.
Devem–se ignorar os veículos de comunicação que tentam
formar espectadores sem senso crítico e alienados da realidade, prontos a
aceitar tudo que lhe passam, sem a elaboração de grandes questionamentos.
A inteligência tem que ser desenvolvida e aprimorada para
boicotar a mesmice exibida por grandes emissoras. Com certeza, por meio desse
desinteresse na audiência, essas empresas de comunicação podem vir a
desenvolver uma programação de maior qualidade e digna de seus receptores.
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