Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Como a população se informa

Fernanda Fernandes Borges



A tecnologia avançada permitiu ao homem buscar informações de diversas formas. Os meios de comunicação mais tradicionais como a televisão e o rádio mantêm a liderança na preferência dos brasileiros. A internet é o terceiro meio mais procurado pela população para buscar notícias e entretenimento.

Segundo a Pesquisa brasileira de Mídia 2015 (PBM 2015), apresentada no fim de 2014 pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a TV é assistida por 95% da população brasileira regularmente, enquanto 74% veem diariamente. A televisão fica mais tempo ligada na casa de pessoas com escolaridade menor, comparada àquelas que possuem nível superior.

                                                                                                Foto: Fernanda Fernandes Borges

A televisão é o meio de comunicação mais usado no Brasil



A pesquisa entrevistou mais de 18 mil pessoas em todo o país e mostrou que o rádio é o segundo meio de comunicação mais utilizado. Dos entrevistados 55% afirmam ouvi-lo de modo contínuo, enquanto 30% escutam diariamente. O principal objetivo é a busca de informações e a maioria das pessoas o escutam, enquanto realizam tarefas domésticas ou se alimentam.

                                                                                                   Foto: Fernanda Fernandes Borges

Muitas pessoas se informam ouvindo o rádio

 

A internet é usada por mais de 40% dos brasileiros para se informarem. É o terceiro meio de comunicação mais procurado, superando os jornais impressos e as revistas. Entre os usuários 76% acessam a rede todos os dias e 67% buscam informações ou notícias.

A venda de smarthphones no Brasil, em 2014, chegou a 50 milhões. Com os telefones “inteligentes”, mais da metade da população tem acesso à internet, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Há projeções que afirmam que o Brasil, em 2015, deve ultrapassar o Japão e se tornar o 4° país com maior número de conexões á rede. Serão 107,7 milhões de internautas, conforme previsões da consultoria eMarketer.

                                                                                       Foto: Fernanda Fernandes Borges

O uso da internet cresce no país

 

Apesar da população brasileira, possuir o hábito de assistir à TV e ouvir rádio para se manter informada e entreter, percebe-se um crescente uso da internet para se estar conectado aos fatos, em tempo real. A contemporaneidade impõe novos costumes. A era digital é mais dinâmica e permite uma maior interatividade entre o receptor e o emissor.

É possível ter um maior senso crítico das informações transmitidas, ao acessar um blog ou um site de notícias, porque esses veículos, ás vezes, são menos tendenciosos que a TV e o rádio, pois têm maior liberdade para produzirem conteúdos mais coerentes e próximos da realidade do receptor. Também permitem trocas de opiniões e comentários com os seus usuários, o que auxilia no crescimento daquele meio de comunicação.

O que se deve ter em mente ao buscar informações é verificar se a TV, o rádio ou a internet usam variados pontos de vista para transmitirem os fatos. A pluralidade de vozes permite uma abordagem mais ampla sobre a temática enfocada.

É possível se tornar um receptor crítico, quando há o abandono de receber notícias moldadas que alguns veículos de comunicação tentam passar aos seus espectadores, devido aos interesses comerciais que mantêm seus enormes conglomerados, em funcionamento.

Ao receber qualquer informação, a pessoa deve observar se o meio de comunicação está sendo imparcial, pois desse modo poderá tirar suas próprias conclusões, sem a interferência dos objetivos estratégicos da audiência fácil e da notícia rentável.

Devem–se ignorar os veículos de comunicação que tentam formar espectadores sem senso crítico e alienados da realidade, prontos a aceitar tudo que lhe passam, sem a elaboração de grandes questionamentos.

A inteligência tem que ser desenvolvida e aprimorada para boicotar a mesmice exibida por grandes emissoras. Com certeza, por meio desse desinteresse na audiência, essas empresas de comunicação podem vir a desenvolver uma programação de maior qualidade e digna de seus receptores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário