Fernanda Fernandes Borges
O relatório
“Alunos de baixo desempenho: por que ficam para trás e como ajudá-los?”,
foi apresentado em Paris, no dia 10 de fevereiro deste ano, pela Organização para a Cooperação e o
Desenvolvimento Econômico (OCDE)
com dados de 2012 do Programa
Internacional de Avaliação de Alunos
(PISA) da OCDE. Nesse
estudo, o Brasil está entre os 10 países
com o pior desempenho dos alunos na escola em disciplinas como: Matemática, Ciências e Leitura. Houve a avaliação de 64
nações.
Foto: Fernanda Fernandes BorgesBrasil está entre os 10 países com o pior rendimento escolar |
Cerca de 1,1
milhões de estudantes
brasileiros não compreendem o que leem e nem possuem conhecimentos básicos em
Matemática e Ciências. Foram avaliados 2,7 milhões de estudantes de 15 anos no
Brasil e o resultado foi:
- 1,9 milhões têm dificuldades em
Matemática;
- 1,5 milhões não têm conhecimento
suficiente em Ciências;
Foto: Fernanda Fernandes BorgesMuitos alunos têm dificuldades em Ciências |
- 1,4 milhões não desempenham e entendem
bem a Leitura;
Um total de 1.116.231 alunos tinham
dificuldades em executar tarefas básicas nas três disciplinas.
O Brasil é um dos países mais desiguais
no que se refere ao desempenho entre estudantes das classes sociais alta e baixa.
Foto: Fernanda Fernandes BorgesNo Brasil, é notável a diferença entre o grau de conhecimento de alunos de colégios particulares com os da rede pública |
Em contrapartida, é um dos nove países
que mais reduziram os problemas em Matemática, apresentando um índice de avanço de 18%, entre os
anos de 2003 e 2012.
É também um dos países que mais
incluíram estudantes no sistema educacional, nos últimos anos. Entre 2003 e
2012, o índice de escolarização passou de 65% para 78%. Está entre
os cinco países que mais conseguiram diminuir o número de alunos com baixo
rendimento escolar entre 2003 e 2012, apesar de ainda está entre os piores.
Nesse relatório, o Brasil
ocupa a 58º lugar, em um ranking de 64 posições, totalizando 391 pontos na
escala do PISA, contra 494 pontos obtidos por estudantes que vivem em países
membros da OCDE que tem 34 nações.
Em relação aos índices
mundiais, o levantamento mostrou que há
12,9 milhões de alunos com desempenho baixo, desses:
- 11,5 milhões têm
dificuldades em Matemática;
- 8,5 milhões leem com
dificuldades;
Foto: Fernanda Fernandes BorgesMuitos alunos não compreendem o que leem |
- 9 milhões têm
problemas com Ciências;
Dos estudantes que participaram do
levantamento, 4,5 milhões não atingiram o nível básico de aprendizado, o que representa um em cada quatro estudantes.
Na América Latina, além do Brasil, o
Peru, a Colômbia e a Argentina têm baixo rendimento escolar.
Nas três áreas
analisadas países e cidades como: Xangai (China), Cingapura,
Hong Kong, China, Coreia do Sul, Vietnã, Finlândia, Japão, Macau
(China), Canadá e Polônia apresentaram os melhores resultados.
A nação que apresentou o pior desempenho
foi a Indonésia que teve 1,7 milhões de estudantes com baixo rendimento
escolar.
A educação é o alicerce para o
desenvolvimento de qualquer nação. A posição ocupada pelo Brasil, nesse ranking
é decepcionante e demanda a necessidade de se investir mais em escolas e
professores, além de desenvolver incentivos, para os alunos terem a oportunidade
de desenvolver suas habilidades.
Foto: Fernanda Fernandes BorgesA educação é um dos pilares para o crescimento de uma nação |
Mesmo com uma maior inclusão de pessoas
no universo escolar, nosso país ainda tem um árduo caminho adiante, para tentar
sanar as dificuldades nas disciplinas analisadas. Nenhum país pode ter um
crescimento esperado, se a sua população não for capaz de compreender o que lê
, não tiver conhecimento mínimo em Matemática e não demonstrar interesse pela
área científica.
Foto: Fernanda Fernandes BorgesA área científica é uma das mais importantes para qualquer crescimento |
A enorme desigualdade em nossa nação, reflete
na ausência de oportunidade para muitas pessoas carentes, no que se
refere ao aprendizado.
Propiciar o estudo, desde os primeiros
anos de vida, é um dos caminhos para
formar cidadãos mais interessados e engajados em qualquer tipo de conhecimento.
Foto: Fernanda Fernandes BorgesDesde cedo, a criança deve ser motivada a aprender |
É dever de qualquer país ter um
planejamento adequado e eficaz na área da educação. O investimento deve ser
grandioso, para que os estudantes cresçam e desenvolvam plenamente seus
talentos, contribuindo assim para o engrandecimento de suas nações.
Dados interessantes dessa matéria podem ser notados; o índice de alfabetização básica, ocorreu simultaneamente com a elevação do IDH, com a saída de milhares de brasileiros (as) da linha de pobreza extrema e, ainda assim ocupamos uma vexatória posição na tabela. Pode se imaginar como éramos antes de, 2002. Excelente matéria, esclarecedora, elucidativa, bastante pedagógica. Parabéns!
ResponderExcluirObrigada amigo José Ulisses.O Brasil já avançou em alguns pontos e agora precisa trabalhar arduamente para tem um melhor rendimento escolar. É preciso a união de todos para uma nação mais desenvolvida e menos disputas políticas inócuas.
ExcluirÉ isso Fernanda, temos de acreditar e mandar seguir o jogo.
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