Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Como a Arte Contemporânea produz diversos significados


                                                                     Fernanda Fernandes Borges


Quando se discute a Arte Contemporânea,  a complexidade é uma característica desse tipo de produção artística. Tentar entendê-la nem sempre é uma tarefa fácil. Às vezes um simples objeto não tem um significado, mas vários,  dependendo do contexto,  do ponto de vista do autor e de quem aprecia a sua obra.
 
                                                                                               Foto: Fernanda Fernandes Borges

A Arte Contemporânea tem características peculiares

 

Na aula do dia 4 de maio do curso de História da Arte Contemporânea,  promovido pela Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte, percebeu-se como um simples objeto de decoração assumiu outras funções, durante aquela reunião.

Uma maçã cenográfica que se assemelhava a uma fruta original foi utilizada, para promover um debate entre os participantes. No início, o objeto remetia à fruta original, mas quando foi passado para um integrante, este percebeu que se tratava de um item decorativo.
 
                                                                        Foto: Fernanda Fernandes Borges

Uma maçã cenográfica pode ter vários significados em uma produção artística

 

Nessa exposição,  sobre os múltiplos significados que um objeto pode possuir na Arte Contemporânea, a professora Isa Souza destacou que a maçã,  naquele ocasião,  não cumpria a sua função original que era saciar a fome, caso ela fosse realmente um alimento,  e sim estava sendo usada por um integrante para criar uma cena.

O estudante idealizou que a maçã era um bolo de aniversário e improvisou uma pequena interpretação.

Os questionamentos são vários, quando se encontra um objeto simples em uma galeria de arte. Por que o artista trouxe isso para expor? Isso é arte? Qualquer um pode fazer?

Sabe-se que a arte é um ofício e por isso compreendê-la demanda estudo e também várias contemplações, para que as conclusões possam ser feitas. É pouco provável que ao visitar uma exposição de Arte Contemporânea as pessoas entendam de imediato quais são as intenções do artista, caso não o conheçam ou não tenham um embasamento teórico para tentar analisar o processo criativo.
 
                                                                                       Foto: Fernanda Fernandes Borges

Enxergar além do óbvio é uma das funções da Arte Contemporânea

 

É fantástico tentar desvendar os mistérios que cerceiam a cabeça de um artista ao criar uma obra que pode parecer simples, mas quando se analisa, percebe-se que ela possui inúmeros significados que nem sempre estão ligados à funcionalidade daquele item.

A força da expressão de um artista pode ser captada quando se associa a sua biografia e as suas influências artísticas ao contexto histórico ao qual ele pertence. A realidade é transmitida por meio de exposições subjetivas que podem registrar determinada época ou situação.

Visitar uma exposição é desvendar novos significados que auxiliam a interpretação da realidade. Quem possui esse hábito com certeza tem uma mentalidade mais elaborada, além de uma bagagem cultural densa, inerente a pessoas inovadoras e atuantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário