Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

domingo, 15 de maio de 2016

Primeiros passos para compreender a Arte Contemporânea


                         

                                                                  Fernanda Fernandes Borges


 

Qualquer manifestação artística requer estudo e análise para ser assimilada,  por quem tem o hábito de visitar exposições. A arte,  em seu sentido geral,  pode ser o desenvolvimento de alguma habilidade com conhecimentos específicos. Já,  em seu sentido estrito,  é um fato complexo que ultrapassa a estética e tem a ver com aspectos socioculturais.
 
 
                                                                                                                        Foto: Reprodução

A Arte Contemporânea tem diversos significados

 

Os conceitos acima foram discutidos na aula do  dia 11 de maio do curso de História da Arte Contemporânea, da Fundação Clóvis Salgado,  em Belo Horizonte, pela professora Isa Souza.

Além disso,  a educadora enfatizou que antes do público fazer qualquer juízo de valor sobre uma determinada obra é preciso seguir alguns passos para compreender a estética da arte.

 

Isa Souza citou os teóricos Abigail Housen e Michel Parsons para elucidar os passos que qualquer interessado em arte deve seguir,  antes de julgar uma obra:

 

- Descrição: O que é isto?

 

- Construção: Como isto foi feito?

 

- Classificação: Quem e por quê?

 

- Interpretação: Quando?

 

- Recreação: Como, quando, o que , quem e por quê?                

 

Esses questionamentos podem ser utilizados ao se visitar uma exposição e se deve fazê-los diante dos produtos culturais que estão sendo contemplados.

Para compreender melhor o surgimento da Arte Contemporânea, a professora do curso fez uma linha do tempo em que os períodos foram associados aos tipos de arte. Veja:

 

Pré- História: A arte tinha um caráter ritualístico. As pinturas rupestres remetiam à realidade e à natureza;
 
 
                                                                                                                           Foto: Reprodução

Os registros nas paredes remetem ao surgimento da humanidade

 

 

Idade Antiga:  Contempla as Artes Egípcia, Grega e Romana;
 
                                                                                                                   Foto: Reprodução


A Idade Antiga valorizou a criação egípcia

 

 

Idade Média: Destaca-se a Arte Românica, a Arte Gótica e os ideais da Igreja,

                          

                                                                                                                      Foto: Reprodução

Escultura gótica feita por Nicola Pisano

 

Idade Moderna: Merecem destaque o Renascimento e o Barroco:
 


                                                                                    Foto: Reprodução

Monalisa de Leonardo da Vinci é um ícone do Renascimento


 

 

Idade Contemporânea: Neoclassicismo, Realismo, Romantismo e Impressionismo são dominantes;
 
                                                                                                                                Foto: Reprodução


"Pastora com seu rebanho" obra  de 1864 do artista realista  Jean - François Millet



 

Uma discussão foi suscitada sobre a forma de se compreender a arte renascentista e a barroca. Iza Souza,  através das exposições de imagens,  de obras referentes aos  dois movimentos elucidou que nas obras do Renascimento o olhar é para dentro, já no Barroco a forma de se ver é diagonal.

A Idade Contemporânea ainda contempla movimentos como: Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo, Abstracionismo, Pop  Arte e Pós- Modernismo.

A Pop Arte é considerada a primeira escola de Arte Contemporânea. Faz uma crítica ao consumismo e à efemeridade da vida.

Perpassar pela história da humanidade e conhecer as principais manifestações artísticas de cada época são conhecimentos essenciais para o início da compreensão da Arte Contemporânea.

Ao  visitar uma exposição,  deve se seguir os passos e se fazer os questionamentos apresentados pelos teóricos Abigail Housen e Michel Parsons,  para que o entendimento da proposta artística seja feito de modo criterioso e não de forma imediata.

Qualquer opinião sobre uma obra de arte é elaborada,  após uma intensa contemplação e análise do momento histórico de sua criação. As contestações aos ideais de uma época podem ser facilmente encontrados  na criações de diversos artistas.

Explorar o universo da Arte Contemporânea requer paciência e pesquisas sobre o assunto. Tentar desvendá-la é uma tarefa árdua, mas muito gratificante, pois a mentalidade fica aberta aos inúmeros significados  que qualquer manifestação artística tem para oferecer.

 

 

2 comentários:

  1. Olá, Fernanda. Que honra ver seu interesse e assimilação das aulas do curso. Estou me empenhando muito para que essa introdução à Arte Contemporânea seja válida para a reflexão sobre a complexidade dos movimentos e suportes vários utilizados pelos artistas ao longo da história. Obrigada pelo artigo, acima de tudo, carinhoso e tão atento aos conhecimentos trocados. Um abraço. Isa Carolina S. Souza.

    ResponderExcluir
  2. Oi Isa Souza. É uma grande satisfação participar do curso História da Arte Contemporânea com uma profissional de grande conteúdo como você. Tenho aprendido bastante. Parabéns pelo seu trabalho e pela qualidade das aulas oferecidas no curso. Abraço.

    ResponderExcluir