Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

domingo, 12 de março de 2017

Campanha da Fraternidade 2017 discute a preservação dos biomas brasileiros


                                                  Fernanda Fernandes Borges



No dia 1 de março, na quarta-feira de cinzas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a Campanha da Fraternidade 2017 com o tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida”.  A intenção é enfatizar a diversidade de cada bioma, promover respeito à vida, ao meio ambiente e à preservação da cultura de pessoas que vivem nesses biomas.

Foto: Divulgação CNBB

A palavra bioma vem de bios que significa vida e oma que significa grupo ou massa. Portanto, um bioma é uma comunidade de plantas e animais que têm uma mesma formação e representam uma mesma comunidade biótica.
Um bioma pode ser entendido  como uma unidade biológica ou espaço geográfico que tem macroclima, solo, altitude e fitofisionomia (aspecto de vegetação de uma lugar) específicos.
O lema da Campanha da Fraternidade 2017 é “Cultivar e guardar a criação”. Ele aborda cada um dos seis biomas brasileiros e suas características e significados. Também destaca os desafios e principais iniciativas já existentes na biodiversidade  e  na cultura das pessoas que habitam essas regiões.
Os seis biomas que formam o Brasil são: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Todos eles têm características distintas e merecem ser preservados.
O texto da Campanha da Fraternidade 2017 destaca o desmatamento zero para todos os biomas  e sua composição florestal. Ressalta também a necessidade das defesas dos ambientes que são essenciais à vida  e propõe a criação de um projeto de lei que impeça o uso de agrotóxicos.

A Campanha da Fraternidade 2017 propõe ações como:

- Debates em escolas públicas e privadas sobre o tema abordado;

- Reflexões sobre o uso da água;

-  Discussões sobre o descarte do lixo doméstico;

- Participação do Poder Público nas ações de preservação ambiental;

- Ações efetivas do governo nas questões ambientais que visem combater a destruição desses biomas;

- A importância da relação do ser humano com a natureza e a preservação do meio ambiente;

O papa Francisco, em mensagem ao Brasil, divulgada pelo Vaticano,  no dia 1 de março, destacou a importância da preservação ambiental e afirmou que as degradações são sempre acompanhadas pelas injustiças sociais.
O pontífice enfatizou que o desafio global da preservação ambiental depende do envolvimento  de cada pessoa, juntamente com os outros moradores de sua comunidade.
“Essa Campanha convida a contemplar, admirar, agradecer e respeitar a diversidade natural que se manifesta  nos diversos biomas do Brasil - um verdadeiro dom de Deus...” disse o papa Francisco,  na carta dirigida ao Brasil,  sobre a Campanha da Fraternidade 2017.


                Foto: Fernanda Fernandes Borges

A natureza deve ser respeitada 


A Campanha da Fraternidade existe há  mais de 50 anos no Brasil, e é aberta na quarta-feira de cinzas, início  da Quaresma. Acontece durante o ano todo e promove ações pastorais como debates e reflexões sobre o tema abordado com os cristãos e pessoas interessadas.
O período de quarenta dias da Quaresma  leva os cristãos a praticarem três ações: orar, jejuar e praticar a caridade. Isso deve ser feito durante o ano todo,  e esse  período que antecede a Semana Santa serve para levar os fiéis a uma profunda reflexão sobre suas atitudes.
O tema da campanha da Fraternidade 2017 é bastante pertinente com a realidade atual dos biomas brasileiros. Percebe-se uma grande exploração dos recursos naturais sem a devida preocupação com o reflorestamento e a conservação das espécies.


                       Foto: Fernanda Fernandes Borges

Os biomas brasileiros são diversificados e precisam ser preservados 


O interesse comercial  na maioria das vezes prevalece sobre o bom uso da natureza e grandes empresários lucram de modo absurdo, destruindo comunidades locais e deixando essas pessoas sem história e sem a mínima condição de sobrevivência.
É essencial que haja inúmeros debates sobre esse tema, para que os brasileiros saibam lutar pela maravilhosa diversidade natural  que Deus propiciou a esse país.
As pessoas não devem  perder seus ideais  e lutarem  para  viver de modo digno e respeitoso, preservando a cultura de diversas comunidades  que habitam os distintos biomas brasileiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário