Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

segunda-feira, 6 de março de 2017

Sorrir é sinônimo de uma vida mais criativa e saudável

                   

                                                    Fernanda Fernandes Borges




Uma pessoa alegre tem a possibilidade de viver com menos problemas de saúde e desenvolver melhor as suas ideias e projetos ao longo da vida. O bom humor faz bem para o sistema imunológico e auxilia na convivência com as pessoas ao redor.

                                                                      Foto: Fernanda Fernandes Borges

Sorrir é indispensável no cotidiano 


O ato de sorrir movimenta 80 músculos e pode retardar o aparecimento de rugas. O riso relaxa os vasos sanguíneos, propiciando uma circulação  saudável semelhante a um exercício aeróbico.
O neurocientista cognitivo Scott Weems mostra em seu livro “Há! The Science of When We Laugh and Why ( Há ! A Ciência de Quando Rimos  e Por Quê) que o humor produz vislumbres de como nosso cérebro processa um mundo complexo e como isso nos transforma em que somos.
De acordo com o livro do neurocientista, lançado em março de 2015, nos Estados Unidos, o hábito de sorrir torna a pessoa mais inteligente, criativa e saudável. Através da risada, a pressão alta e os problemas cardiovasculares podem ser afastados.
Quem tem uma vida mais leve e bem humorada, é capaz de encontrar a solução de problemas em um curto espaço de tempo. Também sabe conviver melhor com as pessoas e suas diferentes personalidades.
O bom humor é a expressão de que o corpo está bem.  Ele pode ser natural de acordo com a personalidade e a formação de cada um, e pode sofrer interferência de  fatores físicos e culturais.
O humor pode ser melhorado, caso a pessoa seja mais introspectiva, através de muito treinamento e exposição a pessoas e mídias engraçadas.
Em um estudo sobre humor, realizado por James Rothon da Universidade Internacional da Flórida, os participantes que assistiram  a filmes cômicos, após uma cirurgia, tomaram 25%, a menos, analgésicos,  durante a recuperação.
Esses pacientes também se saíram melhor em testes cognitivos, como problemas de associação de palavras, após lerem piadas e assistirem a vídeos com apresentações humorísticas.
Um indivíduo bem humorado produz mais endorfina, um hormônio que relaxa. A endorfina também aumenta a tendência a ser mais feliz e faz o ser humano se integrar melhor à sociedade.
Um belo sorriso é capaz de criar muitas possibilidades na vida do ser humano,  em distintos âmbitos,  que pode conduzi-lo às realizações mais desejadas. Ser alegre é estar de bem com a vida e saber contornar as situações mais adversas de modo inteligente e prático.
Sorrir, dar boas gargalhadas, cantar e espalhar otimismo é o melhor remédio para qualquer dificuldade que ocorra no cotidiano, porque o mau humor apenas intensifica um problema. O raciocínio fica melhor, quando se tem mais otimismo e a saúde isenta de complicações.
A realidade deve sempre ser enfrentada de modo sério. Porém, com mais humor e menos reclamações é possível perceber a beleza em pequenos gestos e ações que tornam a vida mais leve e menos complicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário