Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Vacinação contra a Gripe já começou e inclui professores no grupo prioritário

                                                                   

                                                                      Fernanda Fernandes Borges




A Campanha de Vacinação contra a Gripe teve início no dia 17 de abril e vai até 26 de maio. Este ano, o Ministério da Saúde pretende imunizar mais de 54 milhões de brasileiros.  Pela primeira vez, os professores das redes pública e privada fazem parte do público alvo, pelo fato de terem contato com muitos alunos diariamente, o que aumenta o risco de contrair a gripe.



                                                                                        Foto: Ministério da Saúde

Este ano a Campanha inclui os professores 






Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil possui 2,2 milhões de professores, sendo que  75% estão na rede pública.
Nos dias 2 e 3 de maio,  vai ocorrer ações de vacinação dos educadores em escolas públicas e privadas de todo o país. O objetivo de vacinar os professores é evitar que eles tenham que se afastar do trabalho, caso contraiam a doença, o que prejudicaria bastante os alunos.
A vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três subtipos  do vírus da gripe que circulam no país: A(H1N1);  A (H3N2) e gripe B.

Veja quem deve ser imunizado:

- Pessoas com mais de 60 anos;

- Crianças de seis meses a menores de cinco anos ( quatro anos, 11 meses e 29 dias);

- Professos da rede pública e privada;

- Trabalhadores da área da saúde de serviços públicos e privados;

- Gestantes;

- Mulheres (puérperas) que tiveram filhos recentemente, até 45 dias, após o parto,

- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis que inclui pessoas com deficiências específicas;

- Povos indígenas;

- Pessoas privadas de liberdade, o que inclui também adolescentes de 12 a 21 anos que estejam recebendo medidas socioeducativas e  também agentes do sistema prisional;

A vacina é contraindicada para pessoas que têm alergia  a ovo de galinha e seus derivados e para quem já teve reação alérgica grave ao tomar doses anteriores.

Este ano, o Ministério da Saúde deseja imunizar 90% da população alvo. Foram adquiridas 60 milhões de doses da vacina para esse processo de imunização.
No ano passado, o índice de imunização ultrapassou 93,5% da cobertura estipulada pelo Ministério da Saúde.


                                                                                         Foto: Ministério da Saúde 

O objetivo da campanha é imunizar cerca de 90% do público alvo 


Outras pessoas que desejam se prevenir da gripe e não estão no público alvo, podem procurar clínicas particulares e pagarem pela vacina que custa em média  R$ 130,00.
Em 2017, o Dia D de vacinação contra a Gripe acontece em 13 de maio. Neste dia, 65 mil postos de saúde estarão abertos,  em todo o país.
Para vacinar é necessário ir a um  centro de saúde e apresentar o cartão de vacinação e a carteira de identidade ou documento similar.
Todos os anos, as pessoas devem se vacinar, porque a imunidade contra o vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.
Leva-se 15 dias para garantir o efeito da vacina e ela reduz em até 85% a possibilidade de pegar uma gripe.
A transmissão do vírus da gripe ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas por pessoas contaminadas ao falar, tossir ou respirar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados.
Por isso, recomenda-se evitar locais fechados e grandes aglomerações e lavar sempre as mãos para evitar a doença.
Os principais sintomas da gripe são: febre entre 38 e 40 ° C; calafrios; dor de cabeça; tosse; espirros; nariz escorrendo; dor de garganta; dores musculares principalmente nas costas e pernas; perda de apetite e cansaço.
Os sintomas da gripe  duram de dois a sete dias e devem ser tratados.
A diferença entre uma gripe e um resfriado é que o resfriado não ocasiona febre e não traz  complicações como diarreia, dores fortes de cabeça e dificuldade de respirar, sintomas típicos da gripe. O resfriado dura em média cinco dias.
Em 2016, mais de dois mil brasileiros morreram devido a problemas relacionados à gripe. A vacinação ocorre antes do inverno, porque,  no frio, o vírus se propaga com mais facilidade.
Em Minas Gerais, a meta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é imunizar 5,5 milhões de pessoas.
É importante que as pessoas do público alvo estejam atentas às datas da campanha de vacinação para receberam a dose e ficarem protegidas contra a  gripe. A divulgação para parentes e amigos deve ser feita para o sucesso dessa imunização.
Uma simples gripe pode trazer sérias complicações para pessoas que estejam com a idade mais avançada ou com organismo mais debilitado. Por isso, a prevenção é aconselhável, pois internações hospitalares podem ser evitadas e outros tipos de infecções.
Manter uma boa higiene das mãos e evitar locais com muitas pessoas, principalmente no inverno, são medidas que podem evitar o contato com o vírus e manter a gripe bem longe da vida de quem  deseja saúde e bem estar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário