Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

domingo, 19 de novembro de 2017

Fundação Clóvis Salgado promove oficina de teatro com Thiago Amador

  


                                                             Fernanda Fernandes Borges 



O programa de Residência para Pesquisas Artísticas coordenado pela Gerência de Extensão e Pesquisa do Centro de Formação Artística (Cefart) da Fundação Clóvis Salgado realizou no dia 16 e novembro uma oficina com o ator e pesquisador Thiago Amador que abordou  temáticas como humor, teatro e a arte do palhaço. A oficina integrou a Mostra Tátil realizada pela instituição.

                                                                                                                        Foto: Thiago Amador 


Thiago Amador e os particpantes do curso 


O objetivo dessa mostra é promover com a sociedade uma investigação aprofundada sobre a criação artística.


                                                                             Foto: Fernanda Fernandes Borges



A jornalista Fernanda Fernandes Borges participou da Oficina 

               

Thiago Amador realizou distintas atividades com os participantes e apresentou os princípios da cena teatral que visa suscitar o humor dentro de uma composição cênica.


                                                                                                                            Foto: Reprodução

O humor foi trabalhado nesse encontro 

              

A liberdade, a respiração, o sim, o olhar, a sensação,  a ação e a reação são atitudes imprescindíveis para a elaboração de um trabalho cômico que tenha um foco e seja  o mais natural possível, propiciando uma cena agradável e bastante diversificada.
Thiago ressaltou a importância de se acreditar naquilo que se faz  em cena e buscar a satisfação em realizar algo que leve à plateia ao riso.
“É importante utilizar a primeira ideia que se tem, quando se improvisa. Se não souber o que fazer copia ou imita alguém ",  disse o pesquisador. 
A generosidade foi ressaltada por Thiago Amador como uma das principais características para fazer uma cena com os colegas. É preciso saber olhar todos atentamente e saber ouvir principalmente para que a interação no palco seja boa.
Na arte do humor, o pesquisador enfatizou os passos para ser um bom palhaço. “Um palhaço precisa de respiração, concentração, uma coisa de cada vez”, disse.



                                                                               Foto: Fernanda Fernandes Borges



O ator ressaltou a impoartância da generosidade no palco


Nesse encontro,  os participantes trabalharam bastante a concentração, a improvisação e também puderam praticar o humor que existe em qualquer ser humano e pode ser descoberto através de simples atitudes e brincadeiras.
Propiciar essa oficina a pessoas interessadas no teatro,  foi uma excelente iniciativa que permitiu aos integrantes descobrirem uma comicidade que pode ser despertada em qualquer ser humano e transportada para o palco.
Rir é uma ótima maneira de descobrir as melhores qualidades que temos. “A arte do palhaço é o exagero das características risíveis que cada ser humano carrega dentro de si e que geralmente não revela aos outros”, falou Thiago Amador.


                                                                                                              Foto: Reprodução


A arte do riso é contagiante 



O teatro propicia uma descoberta de distintas possibilidades para se encarar a vida real de modo mais leve e criativo. Apresentar-se para uma plateia é levar um pouco de si para pessoas que buscam refletir sobre a complexa arte de viver.



A jornalista Fernanda Fernandes Borges relata como foi participar da Oficina:


Sempre tive interesse no universo cênico. A criatividade é propulsora para a realização de qualquer trabalho bem feito. O teatro oferece inúmeras possibilidades de se desenvolver talentos e a espontaneidade.
Participar dessa oficina com o ator e pesquisador Thiago Amador,  foi uma experiência maravilhosa, pois pude conhecer um pouco mais do universo cômico de uma forma bastante interativa com os outros participantes que também puderam mostrar as suas habilidades de modo natural.
Ao trabalhar as reações de acordo com as brincadeiras e as propostas apresentadas no encontro, percebi que o humor surge,  através de pequenos imprevistos e principalmente,  quando passamos a nos mostrar como verdadeiramente somos.
Aprendi que todas as pessoas podem e devem sorrir para que a vida fique mais agradável e possa ser encarada sem o medo de errar,  que muitas vezes impede as pessoas de se  arriscarem  em busca de seus objetivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário