Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Japão é o país com maior número de idosos

                     

                                                             Fernanda Fernandes Borges



O Japão tem 27,7% da sua população com mais de 65 anos, sendo a nação com o maior número de idosos no mundo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, Trabalho e Conforto do país, o número de pessoas com 100 anos  chegou ao recorde de 67.782 idosos , em relatório divulgado no dia 15 de setembro.


                                                                                                                             Foto: Reprodução

Os japoneses têm vida longa 


As pessoas com mais de 100 anos no país asiático, são a maioria de mulheres 88%, sendo 59.627 do sexo feminino e  8.197 homens. O número de centenários está crescendo  de forma contínua desde 1971, segundo o Ministério da Saúde.
A tendência é  de que o número continue aumentando, já que a nação tem modernos tratamentos médicos e conscientiza a população sobre a necessidade de cuidar bem da saúde. O governo investe muito nesse setor.
As empresas orientam os seus funcionários a não se tornarem obesos e também oferecem gratuitamente exames de saúdes anuais.
Nesse último estudo, observa-se que o número de idosos aumentou 0,5% chegando a 27,7%, enquanto a população geral do Japão teve um declínio de 210 mil pessoas em relação ao ano anterior. O Japão tem quase 127 milhões de habitantes. Mais de 7,7 milhões de idosos estão trabalhando.
As pessoas  com mais de 90 anos somam mais de dois milhões, chegando a  2,06 milhões e representam 1,6 % da população total.
O país comemora o Dia do Respeito ao Idoso, como feriado nacional,  na terceira segunda-feira do mês de setembro. Este ano a data foi celebrada no dia 18 de setembro.
Acredita-se que a alimentação com pouco açúcar, rica em soja,  vegetais e  em peixes que têm ômega 3 é responsável pela longevidade dos japoneses.
Além disso, os japoneses realizam caminhadas  diariamente e fazem atividades físicas como o “Tai Chi”, uma  antiga arte marcial chinesa que  combina movimentos graciosos com respiração vagarosa.
Os números japoneses em relação à população de idosos são admiráveis e mostram que o investimento em saúde por parte do governo gera excelentes resultados e permite um envelhecimento saudável e ativo para os seus habitantes.
Trabalhar na terceira idade é uma forma de manter o corpo e  a mente saudáveis. É claro que esse trabalho deve ser leve e agradável para que a rotina se torne um prazer e não uma obrigação. Para quem deseja a longevidade, manter-se em plena atividade  é sempre uma boa opção.
Cuidar da alimentação e realizar caminhadas diariamente são atitudes japonesas que qualquer pessoa pode ter, para prolongar a vida e desfrutar de um cotidiano livre  de medicamentos e repleto de vitalidade, com o objetivo de aproveitar os bons momentos que a vida oferece a todo instante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário