Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Quem toma café pode viver mais

                                    

                                                       

                             Fernanda Fernandes Borges


 

O café é uma bebida  apreciada por muitas pessoas,  em diversos horários do dia. Estudos recentes mostraram que ingerir café pode aumentar a longevidade, além de combater vários tipos de doenças como as cardíacas, diabetes, câncer, dentre outras. Os estudos foram publicados na revista médica “Annals of Internal Medicine” e divulgados no dia 10 de julho de 2017.


                                                                                Foto: Fernanda Fernandes Borges

O  consumo de café pode auxiliar a longevidade 


O primeiro estudo foi realizado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por cientistas da Imperial College London, do Reino Unido. O principal autor dessa pesquisa é o cientista Marc Gunter da IARC.
De acordo com essa pesquisa, na Europa, são consumidas 2,25 bilhões de xícaras de café diariamente.
Foram observados dados de 521.330 pessoas com mais de 35 anos. Esse estudo foi um dos maiores realizados sobre a relação do café com a longevidade.
A pesquisa revelou alguns dados interessantes.  Quem ingeria café tinha menos doenças hepáticas, digestivas e circulatórias. Os homens cometiam menos suicídios e as mulheres tinham menor incidência de câncer.
Após 16 anos, 42.000 pessoas morreram devido a diversas doenças como câncer, problemas na circulação e paradas cardíacas. Considerados os fatores como a dieta e o tabagismo,  entre os participantes, observou-se que aqueles que mais consumiam café tiveram menor risco de morte, comparados aos que não consumiam.
Em um teste, com 14.000 voluntários, os biomarcadores metabólicos da maioria dos consumidores de café mostraram um melhor controle da glicose e da presença de um fígado mais saudável.
 O consumo da bebida pode prevenir mortes por problemas dos sistemas circulatório e digestivo,  devido às substâncias antioxidantes, presente no café. Consumir três xícaras diariamente,  pode estar associado a uma maior longevidade.


                                                                                        Foto: Fernanda Fernandes Borges

O ideal é tomar três xícaras por dia 


Marc Gunter afirma que o consumo moderado de café não é prejudicial à saúde e incorporar a bebida à dieta pode trazer benefícios. O café pode reduzir os riscos de morte independente da quantidade de cafeína nele existente.
O segundo estudo tem como autora principal Veronica Setiawan, professora de medicina preventiva da Keck School of Medicine da Universidade do Sul da Califórnia e contou com 180 mil participantes dos Estados Unidos de diversas origens étnicas.
Essa pesquisa mostrou que quem consome café tem menor chance de morte ocasionada por doenças cardíacas, derrame cerebral, diabetes, doenças respiratórias e renais. Independente,  do café ter cafeína ou não, existem benéficos em seu consumo que podem prolongar a vida.


                                                                                             Foto: Fernanda Fernandes Borges

A ingestão do café pode auxiliar na prevenção de várias doenças 


Os pesquisadores estudaram com freqüência a população de afro-amercianos, latinos, havaianos e descendentes de japoneses,  todos com estilos de vida diferentes,  e o seu consumo de café.
O resultado foi que mesmo entre etnias distintas, as pessoas que consumiam uma xícara de café estavam  12% menos propensas à morte,  em comparação com aquelas que não ingeriam a bebida.
As pessoas que tomavam de duas a três xícaras de café tiveram uma longevidade 18% maior.
Os dois estudos (britânico e americano) foram realizados através de pesquisas observacionais que mostram uma associação entre o consumo de café e uma propensão à longevidade. No entanto, não existem provas de causa e efeito.
Alerta-se para o cuidado com a temperatura que se ingere o café, pois um relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em junho de 2016., mostrou que a ingestão da bebida muito quente pode ocasionar câncer de esôfago.
Porém, não existem dados que provem que as substâncias por si só do café ocasionam câncer na mama, na próstata e no pâncreas. No caso do fígado e do endométrio, a bebida pode ser um fator protetor contra esses tipos de câncer.
Para chegar a essa conclusão, um grupo de 23 pesquisadores ligados à Agência Internacional do Câncer ( IARC) analisou mais de mil estudos científicos realizados na China, no Irã, na Turquia e na América do Sul para analisar a relação ente o consumo de café e mate e a ocorrência de câncer.
O que se constatou foi que as  altas temperaturas da bebida, quando servida muito quente,   podem prejudicar o esôfago, mas as substâncias presentes no café não são cancerígenas.
O café já está presente diariamente na vida das pessoas seja em casa, no trabalho ou em cafeterias que reúnem amigos e parentes para uma boa conversa. O seu consumo de forma moderada é indicado para quem deseja viver mais e melhor.
Ao comprar café,  nos supermercados,  o consumidor sempre deve ficar atento ao prazo de validade e à procedência dos grãos. Quando se toma café fora de casa, é importante também saber como o café foi preparado e ficar atento à temperatura antes de ingerir.
Incentivar o consumo dessa bebida na família,  pode ser uma boa ideia, para proteger a saúde dos entes queridos. É  também uma a esperança de uma vida mais longa e saudável, isenta de diversos tipos de doenças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário