Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

sábado, 6 de janeiro de 2018

Hoje é Dia de Reis

                                             

                                                 Fernanda Fernandes Borges




É tradição dos católicos festejarem o dia 6 de janeiro. Nessa data comemora-se o Dia de Reis que é quando os três reis magos Baltazar, Belchior e Gaspar chegaram a Belém com os presentes: ouro, mirra e incenso para o menino Jesus.



Foto: Fernanda Fernandes Borges

Dia 6 de janeiro é comemorado o Dia de Reis 





A tradição de comemorar o Dia de Reis teve início no século oitavo, quando eles se tornaram santos pela Igreja Católica. Também no dia 6 de janeiro os enfeites de natal são guardados e o presépio desmontando, pois marca o término do período natalino.
Os reis magos fizeram uma viagem de doze dias até encontrarem Jesus. Cada um saiu de uma localidade diferente e posteriormente, foram guiados por uma estrela até o encontro com o filho de Deus, em Belém.



                                                                                            Foto: Fernanda Fernandes Borges

O encontro com Jesus aconteceu em Belém 

                 

Baltazar saiu da África e levou como presente a mirra que é um arbusto de onde se extrai uma resina que é utilizada para a preparação de medicamentos. Geralmente, esses remédios têm sabor amargo e já remetia ao sofrimento que Jesus iria passar.
Gaspar partiu da Índia e levou incenso como presente. Era uma alusão à divindade do menino. O incenso serve para afastar as energias negativas e representa a fé e a espiritualidade.
Belchior ou Melchior saiu da Europa e levou ouro para presentear Jesus. O ouro lembra a nobreza  e era oferecido apenas aos deuses.



                                                                                                Foto: Fernanda Fernandes Borges

Os Reis Magos levaram presentes ao menino Jesus 


O Dia de Reis é muito importante  na Europa, sendo feriado em todo continente.
A Folia de Reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil, no período da colonização.
Integram o grupo de Folia de Reis: mestre; contramestre; donos de conhecimentos sobre a festa;  músicos;  tocadores, os três reis magos e um palhaço  que anima a festa e protege o menino Jesus contra os soldados de Herodes que queriam  matá –lo.
Os grupos saem pelas ruas das cidades, levando bênçãos do menino Jesus para as pessoas que os recebem. As famílias servem comidas aos festeiros, para que as bênçãos continuem sendo dadas pelo caminho.
 Geralmente,  a festa tem início no dia 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus e termina em 6 de janeiro, que é a data do encontro dos reis com o menino.

Veja como alguns países comemoram a  data :

-  Brasil :   As comemorações começam no final de dezembro com as visitas às casas pelas Folias de Reis, grupos formados por músicos. Para alegrar os seguidores são tocados tambores, rabeca, viola caipira e acordeão. Os donos da casa dão presentes aos festeiros para serem doados e os recepcionam com muita comida e bebida;

-  Portugal:   Há o Bolo de Reis feito com um brinde e um caroço de fava. A pessoa que encontra a fava deve levar o bolo no ano seguinte. Os portugueses também cantam os reis ou as Reisadas de porta em porta. As pessoas são convidadas a entrar nas casas, onde são oferecidos doces, salgados e vinhos.  Acontece a encenação de peças e teatro popular conhecidos como Altos dos Reis Magos;

-  Espanha : As crianças deixam sapatos nas janelas cheios de capim ou ervas para alimentar os camelos dos Reis Magos. De acordo com a tradição, os reis como gratidão  deixam doces e guloseimas para elas;

- Itália: A comemoração é chamada de Befana que é considerada uma bruxa boa  que oferece presente às crianças. Nesse país, não há o costume de se trocar presentes no dia 25 de dezembro, mas no Dia de Reis,  em 6 de janeiro;

- França e em Quebec (Canadá) : Há também o Bolo de Reis e em seu interior há um uma coroa de papel. Quem achar esse presente é coroado e fica responsável pelo bolo do ano seguinte;

O Dia de Reis é um festejo católico que visa promover a bonança entre as pessoas, despertando sentimentos como a alegria, o amor e a caridade. É uma data que deve ser celebrada para lembrar a humanidade sobre a importância do amor ao próximo.



                                                                                              Foto: Fernanda Fernandes Borges

O Dia de Reis é comemorado com festejos em muitas partes do mundo 

                        
                
A cultura popular brasileira é valorizada através da Folia de Reis que resgata as tradições e mantém em evidência a necessidade de interação entre as pessoas de uma cidade que necessitam receber bem os festeiros para serem agraciadas.
É muito bonito comemorar o Dia de Reis e percebe-se que os festejos são bastante diversificados em vários países. O propósito principal dessa festa é ser solidário aos semelhantes e lembrar que no mundo todos precisamos acolher e ser acolhidos, assim como fez Jesus Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário