Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Saiba como a cenoura é importante para a saúde

                          

                                                                    Fernanda Fernandes Borges




A cenoura é uma hortaliça oriunda da Ásia e tem vitaminas A, B1, B2, B5 e C, além de minerais  como fósforo, potássio, cálcio e sódio. Os portugueses trouxeram essa planta herbácea de raiz grossa para o Brasil, durante o período de colonização. O consumo da cenoura é imprescindível para uma boa saúde dos olhos, da pele e do organismo em geral.


                                                                                                Foto: Fernanda Fernandes Borges

A cenoura  tem diversos tipos de vitaminas 


Os estados de Minas Gerais,  São Paulo, Paraná e Bahia são os maiores produtores de cenoura no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio de Sementes e Mudas de Hortaliças (ABCSEM)   são produzidas 700 mil toneladas dessa hortaliça,  por ano,  em nosso país.
Geralmente, o cultivo da  cenoura é responsável por gerar vagas de trabalho no campo e aumentar a renda dos produtores, sendo lucrativa, pois sua produção tem geralmente baixo custo.
É aconselhável que a cenoura seja plantada  em solo fértil e argiloso, entre os meses de novembro e fevereiro. No nordeste, pode ser plantada durante o ano todo. A colheita dessa hortaliça não deve ocorrer em tempos chuvosos, pois pode apodrecer as raízes.

Conheça algumas vantagens do consumo da cenoura:

- Tem alto teor de vitamina A  que é indispensável para a saúde dos olhos, da pele, dos dentes e dos cabelos, pois atua no crescimento e no aumento da resistência do organismo às doenças;

- A vitamina A ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão;

-  A cenoura tem betacaroteno,  um pigmento orgânico que é um  antioxidante poderoso e  também  anticancerígeno,  responsável pela cor laranja - avermelhada da cenoura.  O betacaroteno mantém o bom estado da pele e das mucosas;

                                                                                              Foto: Fernanda Fernandes Borges

A hortaliça  tem antioxidantes que combatem o envelhecimento 


- A hortaliça possui fibras importantes para o funcionamento do intestino,  destacando-se  a fibra  pectina que é capaz de reduzir a taxa de colesterol do organismo;

- O  consumo da cenoura melhora a digestão, combate a prisão de ventre e equilibra o funcionamento das glândulas;

- Regula o equilíbrio ácido do organismo, devido à presença de diversos minerais e vitaminas;

- Combate a anemia  e falta de vitaminas no sangue por conter vitaminas A, B1, B2, B5 e vitamina C, além de fortalecer o sistema imunológico;

- É um alimento antioxidante e combate os radicais livres,  prevenindo  o envelhecimento precoce da pela devido à presença das vitaminas A e C e do betacaroteno;


- Pode auxiliar na prevenção de reumatismos, úlceras e derrames;


A cenoura é um alimento que deve sempre estar presente nas refeições diárias, devido as suas inúmeras propriedades benéficas para o bom funcionamento do organismo. O seu  consumo é bem diversificado:  crua, cozida, na mistura de bolos, sucos, saladas, dentre outras opções.
Para  aproveitar melhor as vantagens dessa hortaliça, deve-se somente lavá-la e raspá-la e não descascá-la, pois a parte mais nutritiva dela se encontra próxima à casca. Pode ser conservada em geladeira, em um saco plástico,  por até quinze dias.
Quem deseja uma pele bonita e saudável pode consumir a cenoura com freqüência e não precisa se  preocupar em demasia com as calorias, pois que em 100 gramas do alimento há cerca de 50 calorias.


                                                                    Foto: Fernanda Fernandes Borges

O alimento deve ser consumido com frequência 


A cenoura é um alimento que auxilia no bom desempenho das células do corpo e por isso deve ser utilizada em diversas receitas, para que toda família fique saudável e saiba aproveitar os inúmeros benefícios dessa hortaliça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário