Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

domingo, 20 de maio de 2018

A importância do hábito de estudar

                             

                                                                      Fernanda Fernandes Borges




A criança em seus primeiros anos de vida deve ter contato com atividades pedagógicas que incentivem o seu aprendizado e a estimule a gostar de buscar novos conhecimentos sempre. O estudo é um hábito que deve ser incentivado pelos pais, essencial para o crescimento de qualquer ser humano.


                                                                                            Foto: Fernanda Fernandes Borges

As crianças devem ter gosto pelo estudo desde cedo 


Quando o filho é pequeno os pais podem ler livros, comprar materiais de pintura que estimulem a criatividade e incluir na rotina dos filhos atividades que visem estimular o desenvolvimento intelectual.
O aprendizado de um novo idioma também é importante para criar o hábito de estudar. O contato com uma cultura diferente incentiva a descobrir novos conhecimentos e também a criar objetivos ao longo da vida.
O estudante já alfabetizado deve sempre ser acompanhado pelos pais no cumprimento das tarefas de casa. É necessário criar uma rotina de estudos diários,   para que o aluno desenvolva os seus potenciais e possa contar com ajuda em alguma atividade mais complexa.
Quando um aluno vai passar por provas escolares, deve estudar antes o conteúdo a ser abordado nas avaliações, para que não fique ansioso e nem sobrecarregado com muitas matérias.


                                                                                              Foto: Fernanda Fernandes Borges

É necessário estar bem preparado para os exames escolares


O professor deve ser compreensivo com os alunos e sempre mostrá-los por meio de exemplos práticos a importância de se adquirir novos conhecimentos através do estudo.
Deve conhecer bem os seus estudantes e promover debates e trabalhos em sala de aula,  para reconhecer os pontos fracos e fortes de cada aluno, para poder auxiliá-los a desenvolver as suas qualidades intelectuais.
O estudo é imprescindível durante toda a vida,  desde o período escolar, passando pela vida acadêmica e sendo recorrente durante toda a vida produtiva do ser humano, já que estamos aprendendo sempre e necessitamos de novos conhecimentos.
É importante ter metas, organizar o tempo de estudo, não ficar com a TV ligada e nem acessar redes sociais, para se ter um bom desempenho no aprendizado.
A importância de estudar está na necessidade que o ser humano tem de ser valorizado na sociedade em que vive e ter a liberdade de escolher uma profissão na área em que mais lhe agrada, tendo a possibilidade de ser um excelente profissional.
A educação é o setor mais importante para o aprimoramento intelectual e deve ser valorizada, para que as pessoas  tenham o prazer de aprender sempre e repassar os seus conhecimentos de modo eficaz.

Ter o hábito de estudar é valorizar a si próprio e ter a consciência de que qualquer objetivo pode ser atingido, através de persistência e da busca incessante pelo saber que impulsiona qualquer pessoa rumo ao sucesso. 

2 comentários:

  1. vou aplicar essas dicas no cursinho do colegio zona norte SP, obrigada pelo post, recomendo aos pais e alunos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que essa matéria foi útil Helloiza. Obrigada pelo prestígio.

      Excluir