Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

domingo, 6 de maio de 2018

Vacinação contra a gripe acontece até o dia 1º de junho em todo o Brasil


      

                                                                      Fernanda Fernandes Borges




A vacina contra a gripe já está disponível nos postos de saúde, desde o dia 23 de abril. A 20ª Campanha de Vacinação contra a Gripe tem o objetivo de imunizar 54,4 milhões de pessoas até o dia 1º de junho. Em 2018, a vacina da rede pública é trivalente e protege contra as gripes A ( H1N1), A (H3N2) e um tipo da B.

                                                            Foto: Divulgação Ministério da Saúde 

Os brasileiros devem ficar atentos à data de vacinação



O Dia D da vacinação ocorre no dia 12 de maio, data em que 65 mil postos de saúde estarão abertos, sendo 28 mil unidades volantes.



                                                                                         Foto: Fernanda Fernandes Borges

Quem precisa se vacinar deve procurar um posto de saúde 




A vacina ocorre antes da chegada do inverno, pois o período mais frio do ano é o que há maior risco de se contrair a gripe.

Saiba quem deve se vacinar contra a gripe:

- Crianças de seis meses a cinco  anos ;

- Idosos ( pessoas com mais de 60 anos);

                                       Foto: Fernanda Fernandes Borges

Quem tem mais de 60 anos faz parte do grupo a ser imunizado 

                                   


- Professores e profissionais da área da saúde das redes pública e privada;

- Grávidas e mulheres que tiveram filhos há até 45 dias;

- Presidiários,    funcionários do sistema prisional e jovens privados da liberdade;

- Indígenas;

- Pessoas com doenças crônicas (diabetes, asma e câncer) e com condições clínicas especiais (respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabéticos, obesos, imunossuprimidos,  transplantados).
As pessoas que têm doenças crônicas e outras condições clínicas especiais  e não estão cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS) devem apresentar prescrição médica, antes de tomar a vacina.
É recomendável que se tome uma dose da vacina,  uma vez  ao ano,  porque as cepas do vírus mudam. A vacina tem eficácia por um ano e demora de duas a três semanas para fazer efeito.
As reações que podem acontecer ao se vacinar são: dores locais (10% a 20% dos casos), febre baixa, dor no corpo e mal- estar (menos de 1%) que devem passar em até 48 horas.

Quem não deve se  vacinar :

- Pessoas que tiveram reações anafiláticas em aplicações anteriores;

- Bebês menores de seis meses;

- Pessoas que já tiveram a síndrome de Guillain- Barré ou têm alergia grave a ovo, porque a vacina contém traços de proteínas do alimento;

A gripe é transmitida pelo contato direto com a secreção do doente (ao espirrar, tossir ou falar), ou pelas mãos, tocando objetos como maçanetas e talheres infectados.
Para evitar a doença,  é preciso manter ao ambientes sempre arejados, evitar contato com pessoas gripadas, lavar sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel, não compartilhar objetos  como talheres, pratos e garrafas.
Os sintomas da gripe são febre alta,  que pode durar até 3 dias, tosse seca, coriza e dores muscular , de cabeça e de garganta.
A diferença entre uma gripe e um resfriado,  é que o resfriado é ocasionado por outros vírus,  tem sintomas mais leves que duram menos tempo.
Em 2017, a cobertura da vacinação do público – alvo  no Brasil foi de 88% e em Minas Gerais foi de 91,2%.
Este ano,  o estado de Minas Gerais deseja  imunizar 90% do  público –alvo, o que corresponde a cinco milhões de pessoas.
A gripe é uma doença que pode levar pessoas aos hospitais a até mesmo ao óbito, caso não seja tratada corretamente. Com a proximidade do inverno e as baixas temperaturas, muitos idosos e crianças têm maior propensão a ficarem gripados e por isso a vacina é uma ótima forma de prevenção,
Manter as condições adequadas de higiene e evitar locais com grandes aglomerações,  são condições de profilaxia bastante úteis,   no combate à gripe. É preciso transmitir essas informações aos familiares e conhecidos para evitar a propagação dessa doença.
A escolha dos grupos prioritários para a vacinação segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Quem está no grupo prioritário para a vacinação,  deve se dirigir a um posto de saúde mais próximo de sua residência com o seu cartão de vacinação.

                                                                                  Foto: Fernanda Fernandes Borges

Pessoas que não fazem parte do grupo prioritário devem procurar aconselhamento médico,  para saber se deve receber a vacina na rede privada 


                          

Outras pessoas que desejam ser imunizadas devem procurar a rede privada e pagar pela vacina. No entanto, é sempre bom passar por uma avaliação médica, para saber se realmente tem a necessidade de se vacinar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário