Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

sábado, 15 de setembro de 2018

A árvore é essencial para a vida


                                  

                                                                        Fernanda Fernandes Borges




A árvore é uma das riquezas naturais mais importantes para o ser humano.  Precisa ser valorizada e bem cuidada. É indispensável para a existência de vida na Terra, pois produz o oxigênio no processo de fotossíntese. Além disso, tem diversas utilidades como produção de  madeira, frutos e  de celulose que dá origem ao papel.




Foto: Fernanda Fernandes Borges 

A árvore é uma das fontes de alimentos 




O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro no Brasil, porque essa data antecede o início da primavera que geralmente,  começa em 23 de setembro no hemisfério sul.
É importante ressaltar que as árvores aumentam a umidade do ar, graças ao processo de evapotranspiração,  evitam corrosões, reduzem a temperatura  e servem como sombra e abrigo para muitos animais.
É fundamental preservar as espécies arbóreas e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de evitar o desmatamento e incentivar o plantio de árvores em todas as regiões que têm condições de abrigar novas plantas.



Foto : Fernanda Fernandes Borges

É preciso reflorestar sempre 

                    


Em nosso país, percebe-se que há muitos anos,  em várias regiões,  antes repletas de árvores, sofreram desmatamento  e isso provocou diversas conseqüências negativas como erosão, assoreamento dos rios, redução de chuvas e da umidade do ar e também desertificação.
Cuidar das árvores é de suma importância para a nossa sobrevivência e para a esperança de um meio ambiente mais saudável e menos repleto de poluentes que apenas prejudicam a saúde do ser humano e a biodiversidade.



Foto : Fernanda Fernandes Borges

A preservação das árvores deve ser incentivada 

                               

As escolas, as famílias e a sociedade devem realizar campanhas educativas que visem despertar na população o interesse de preservação das árvores. É preciso mantê- las  sempre bem  cuidadas,  para que elas continuem enfeitando as cidades, mesmo onde  o excesso de concreto prevalece sobre  o verde  que se torna uma bela exceção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário