Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Saiba mais sobre as Eleições 2018


                                       

                                                                         Fernanda Fernandes Borges



Este ano os leitores vão  votar  para escolher presidente, governador, dois senadores, deputado estadual ou distrital e deputado federal. O primeiro turno das eleições acontece em 7 de outubro das 8h às 17 h e o segundo turno no dia 28 de outubro no mesmo horário.



                                                                         Foto : Fernanda Fernandes Borges

Os eleitores vão  escolher os seus candidatos no dia 7 de outubro 


Apesar de alguns estados brasileiros terem o fuso horário diferente do horário de Brasília, o horário definido é o horário local de cada município, sendo o período de votação das 8 h às 17 h.
No dia da eleição,  o eleitor para votar tem que apresentar um documento oficial com foto. Pode ser  : carteira de identidade (RG), passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (CNH) ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei.
Apenas o título de leitor não é válido, a não ser que ele seja a via digital do documento (acessível pelo celular), conhecido como e-Título, que está disponível para quem já fez o cadastro biométrico que já vem com a foto.
        O voto é obrigatório para pessoas que têm entre 18 e 70 anos. É facultativo para jovens que têm entre 16 e menos de 18 anos e para pessoas com mais de 70 anos.
      Quem não puder votar no dia 7 de outubro deve justificar a sua ausência. No dia da votação, isso pode ser feito em qualquer seção eleitoral do Brasil. Caso o eleitor não consiga fazer a justificativa no dia 7 de outubro, tem o prazo de até 60 dias para procurar uma unidade da justiça eleitoral e realizar a justificativa de seu voto.
     É aconselhável levar documentos que comprovem o motivo da ausência como passagens de viagens ou justificativas do empregador.



                                                                                              Foto : Fernanda Fernandes Borges


Caso o cidadão não possa votar no dia da eleição deve justificar o seu voto


Em 2018, o Senado vai ser renovado em dois terços e por isso o eleitor vai escolher dois candidatos a esse cargo. Caso a pessoa vote no mesmo candidato a senador por duas vezes, o último voto é anulado, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Se o eleitor quiser confirmar o local de sua votação pode consultar o  site :

                                tse.jus.br

Deve informar o seu nome completo ou o número do título de eleitor, nome da mãe e a data de nascimento.
No dia da eleição cada brasileiro deve estar com os seus documentos em mãos e se dirigir à zona eleitoral,  no horário de votação, para poder exercer o seu direito de escolha de seus representantes de forma tranqüila.
Conhecer bem o passado de cada candidato e suas atuações no presente, além de  acompanhar a campanha eleitoral e os debates são meios de tomar uma decisão mais acertada ao escolher os novos políticos do Brasil.


                                                                                             Foto: Fernanda Fernandes Borges

Os brasileiros devem ser  bastante criteriosos ao escolher os seus representantes


É preciso realizar uma votação consciente sem pressões externas e sem acreditar em falsas promessas que em todas as eleições são feitas e nunca cumpridas. A renovação pode ser uma boa solução para antigos problemas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário