Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

domingo, 2 de setembro de 2018

Dia do Repórter Fotográfico


                                            


                                                              Fernanda Fernandes Borges



No dia 2 de setembro  comemora-se o dia do Repórter Fotográfico. Esse profissional é responsável por tirar fotografias que complementam a veracidade dos fatos em uma matéria jornalística e tornar o assunto retratado mais interessante para os receptores.
O Repórter Fotográfico tem a função de transformar as imagens em notícias. Eles transmitem a realidade, através de distintas imagens que podem ser de fatos políticos, históricos, sociais, esportivos, culturais, dentre outros.
                                                                                        Foto : Fernanda Fernandes Borges

São necessários bons equipamentos fotográficos para realizar trabalhos com qualidade 


Os primeiros registros fotográficos para fins jornalísticos foram feitos pelo britânico Roger Fenton durante a Guerra da Crimeia  ocorrida de outubro de1853 a fevereiro de 1856,  envolvendo o Império Russo que estava contra o Império Otamano (atual Turquia),  Grã Bretanha, França e o reino da Sardenha.
Roger Fenton consolidou a função de Repórter Fotográfico ao fotografar a Guerra da Crimeia.
No ano de 1880, o jornal de Nova York chamado Daily  Herald  foi o primeiro a colocar uma fotografia,  que mostrava uma desorganizada cena urbana,  a circular em um jornal.
Esse fato ocorreu em 4 de março de 1880 e o jornal Daily Herald além de inovar na publicação da notícia, acompanhada de uma foto, tinha o objetivo de atrair ainda mais a atenção dos leitores.
Anteriormente, nos primeiros séculos da Imprensa,  os acontecimentos eram transmitidos apenas através dos textos que eram feitos por repórteres que tinham vivenciado e investigado os fatos.
Atualmente, as imagens são imprescindíveis na veiculação das informações e as oportunidades de trabalho para o Repórter Fotográfico são em revistas, jornais,  portais de internet, sites, blogs, dentre outros.
Ter a função de tornar uma matéria mais verídica,  através de uma imagem que ilustra o texto escrito é de suma importância e requer muita responsabilidade e perspicácia do Repórter Fotográfico que deve ter sempre um olhar abrangente sobre os fatos que o cerceiam.
As imagens contam histórias pelo simples fato de abarcarem a realidade com muita precisão e por isso a fotografia deve ser feita em distintos ângulos e lugares para saber qual a imagem é mais adequada  para cada situação retratada.
O Repórter Fotográfico deve ter conhecimentos teóricos e práticos sobre a arte da fotografia,  para sempre realizar um trabalho que encante o público, além de cumprir a principal missão que é transmitir o máximo de informação por meio de uma imagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário