Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

sábado, 22 de setembro de 2018

Hoje é o dia para refletir sobre transportes alternativos


          

Fernanda Fernandes Borges


             

O Dia Mundial Sem Carro ou World Car Free Day surgiu na França em 22 de setembro de 1997. Pouco depois, várias cidades no mundo passaram a incluir essa data em seus calendários e a incentivar a população a não utilizar carros e motos nesse dia e procurar outros meios de transportes. No Brasil, essa data passou a ser celebrada em 2001.

                                                                                       Foto : Fernanda Fernandes Borges

A bicicleta é um ótimo meio de trasnporte, pois não prejudica o meio ambiente 





O objetivo desse dia é conscientizar as pessoas de várias cidades no mundo sobre a necessidade de utilizar transportes públicos e alternativos,  como a bicicleta,  para impedir o grande fluxo de veículos e motos nos grandes e médios centros urbanos.
A necessidade de preservação do meio ambiente é lembrada, assim como o dever de evitar a poluição que ocorre de forma massiva através da emissão de CO2 (Gás Carbônico) extremamente nocivo para a camada de ozônio, pois ele intensifica o efeito estufa e agrava o aquecimento global.


                                                                                          Foto : Fernanda Fernandes Borges

As pessoas devem priorizar a caminhada quando o trajeto é curto 


Ressalta-se que a data visa combater os agentes poluidores expelidos pelo uso dos carros e motos e leva à sociedade a discutir sobre novos meios de mobilidade urbana que atendam  à demanda da população sem prejudicar a saúde humana.
Neste ano a Semana da Mobilidade Urbana acontece em várias cidades brasileiras entre os  dias 17 e 23 de setembro.
Para evitar o excesso de veículos nas ruas,  o compartilhamento do veículo com demais pessoas, a conhecida carona, pode ser oferecida para colegas de trabalho, familiares e amigos.



                                                                                               Foto : Fernanda Fernandes Borges

Para haver menos carros e motos nas ruas,  é preciso buscar carona com familiares e amigos


Em nosso país, muitos cidadãos reclamam da falta de qualidade no transporte público e por isso pensam que a melhor solução é colocar seus veículos nas ruas.
 É claro que os ônibus e metrôs precisam melhorar o atendimento ao público, porém as pessoas devem ter a consciência de que a emissão de CO2 é extremamente nocivo para a saúde e  portanto devem repensar o seu comodismo e preocuparem mais com o seu bem - estar.
As discussões  sobre mobilidade urbana e as possíveis soluções para reduzir o número de veículos nas ruas é fundamental para proteger o planeta e a vida do homem, assim como despertar em todos o desejo por uma existência menos dependente de carros e motos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário