Fernanda Fernandes Borges
No dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. A data foi criada para resguardar os
direitos de quem consome produtos e serviços e lembrar as lojas e outros
fornecedores de bens e outras atividades sobre a importância de se respeitar os
consumidores.
Foto: Fernanda Fernandes BorgesÉ preciso atender bem o consumidor |
O Dia Mundial do
Consumidor foi instituído pela primeira vez em 1962, pelo presidente norte- americano John Kennedy com o objetivo de dar proteção aos interesses dos
consumidores dos Estados Unidos.
Foram estabelecidos
quatro direitos fundamentais: direito à segurança, direito à informação,
direito à escolha e direito a ser ouvido.
No ano de 1985, a Assembleia
Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as Diretrizes das Nações
Unidas, dando legitimidade e reconhecimento internacional para a data criada
por John Kennedy.
Foto: Fernanda Fernandes BorgesDesde 1985, é comemorado o Dia Mundial do Consumidor |
No Brasil, há a Lei
nº 8.078 que protege os direitos do consumidor. A lei foi criada em 11 de
setembro de 1990 e entrou em vigor em 11 de março de 1991.
Com o Código do Direito Consumidor foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) que está presente em todos os municípios e
estados brasileiros.
Foto: Fernanda Fernandes BorgesNo Brasil, os consumidores que não estiverem satisfeitos podem procurar o PROCOM |
O objetivo primordial do PROCON é mediar as relações entre consumidores e fornecedores de
produtos e serviços, em casos de
divergências quanto à qualidade, valores e durabilidade do que se adquiriu.
Todo brasileiro que deseja ter os seus direitos
preservados deve procurar o PROCON
de sua cidade.
Todas as pessoas são consumidoras ao adquirirem produtos
ou serviços de lojas, pessoas ou empresas. Por isso, é importante ter uma data que ressalte a importância de se
valorizar o respeito mútuo entre quem fornece e quem adquire mercadorias ou
serviços.
Foto: Fernanda Fernandes Borges É importante oferecer produtos de qualidade aos consumidores |
O consumidor merece ser bem recebido ao entrar em uma
loja e ser bem atendido. Os funcionários
que trabalham com o público devem ser bem preparados para permitirem que o cliente escolha os seus
produtos de forma livre, para que ele se sinta satisfeito e retorne ao local
para novas compras.
Valorizar o consumidor e respeitar os seus direitos é um
passo indispensável para empresários e prestadores de serviços que desejam
expandir as suas atividades. Quem consome deve ficar atento a quem melhor
atende as suas demandas.