Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

sexta-feira, 2 de março de 2018

Há expectativa de aumento das vendas para a Páscoa 2018



Fernanda Fernandes Borges



As indústrias de chocolates no Brasil esperam uma melhora nas vendas de ovos de Páscoa este ano. A data vai ser celebrada no dia 1º de abril.  Os fabricantes de chocolates esperam uma elevação nas vendas  que pode variar entre 5% a 20%.
A esperança de uma melhora nas vendas de ovos de Páscoa se baseia no melhor desempenho do comércio no Natal e também da inflação oficial de 2017, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que ficou em 2,95%.


Foto: Fernanda Fernandes Borges

A expectativa do comércio é vender mais em 2018 


Para 2018, a indústria do chocolate apostou em 130 lançamentos, um ligeiro aumento já que em 2017 houve 120 novidades.
Os preços dos ovos são diversificados e devem variar entre R$ 1,20 a R$ 1.110,00.
 As fabricantes de ovos afirmam que o produto deve estar mais caro 3% este ano, seguindo o IPCA de 2017.
Foram abertas 23 mil vagas de empregos temporários para a Páscoa 2018. Uma redução de 5,9% em relação a 2017,  quando estavam disponíveis 25 mil vagas.
Geralmente, esses profissionais contratados trabalham de setembro a março.
De acordo com a Associação Brasileira  da Indústria  de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab),  nos dois últimos anos houve uma redução de 50% nas vendas da Páscoa. A produção de ovos também caiu.


                                                                                                 Foto: Fernanda Fernandes Borges

Nos dois últimos anos a produção e a venda de chocolates caíram


Em 2017, para a Páscoa  foram produzidas 9 mil toneladas de chocolate, o equivalente a 36 milhões de ovos. Uma queda de 38%,  em relação ao ano de 2016, quando foram produzidas 14,3 mil toneladas de chocolate,  o que equivale a  58 milhões de ovos.
Em 2015, os números foram maiores chegando a 19,7 mil toneladas de chocolates,  o que equivale a 80 milhões de ovos produzidos.
A Páscoa é uma data celebrada por diversas famílias, mas o seu sentido ultrapassa o simples fato de presentear alguém com ovos de chocolates. Os sentimentos de paz, solidariedade e harmonia devem prevalecer sobre o consumismo.
                       
                                               Foto: Fernanda Fernandes Borges

A Páscoa deve ser lembrada não apenas pelo consumismo, mas pela união entre as pessoas 


A escolha do ovo de Páscoa para quem  tem condições de comprá-lo e deseja ofertar para alguém deve ser minuciosa. O consumidor deve ficar atento ao peso do produto, à qualidade do chocolate e se o mesmo está em boas condições de armazenamento no local em que está sendo vendido.
Os adultos devem conscientizar as crianças  de que o  chocolate é um alimento que deve ser consumido com moderação. Os ovos de Páscoa  devem ser adquiridos, caso haja condições financeiras para a compra. Uma família não deve se endividar para comprá-los,  apenas para  atender aos apelos consumistas dos filhos ou de propagandas midiáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário