Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

quinta-feira, 15 de março de 2018

Dia Mundial do Consumidor




Fernanda Fernandes Borges




No dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. A data foi criada para resguardar os direitos de quem consome produtos e serviços e lembrar as lojas e outros fornecedores de bens e outras atividades sobre a importância de se respeitar os consumidores.


                                        Foto: Fernanda Fernandes Borges

É preciso atender bem o consumidor 



O Dia Mundial do Consumidor foi instituído pela primeira vez em 1962, pelo presidente  norte- americano John Kennedy com o objetivo de dar proteção aos interesses dos consumidores dos Estados Unidos.
Foram estabelecidos quatro direitos fundamentais: direito à segurança, direito à informação, direito à escolha e direito a ser ouvido.
No ano de 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor,  tendo como base as Diretrizes das Nações Unidas, dando legitimidade e reconhecimento internacional para a data criada por John Kennedy.



                                                  
                                                                              Foto: Fernanda Fernandes Borges

Desde 1985, é comemorado o Dia Mundial do Consumidor 






No Brasil, há a Lei nº 8.078 que protege os direitos do consumidor. A lei foi criada em 11 de setembro de 1990 e entrou em vigor em 11 de março de 1991.
Com o Código do Direito Consumidor foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON)  que está presente em todos os municípios e estados brasileiros.



                             Foto: Fernanda Fernandes Borges

No Brasil, os consumidores que não estiverem satisfeitos podem procurar o PROCOM 

                                

O objetivo primordial do PROCON é mediar as relações entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços,  em casos de divergências quanto à qualidade, valores e durabilidade do que se adquiriu.
Todo brasileiro que deseja ter os seus direitos preservados deve procurar o PROCON de sua cidade.
Todas as pessoas são consumidoras ao adquirirem produtos ou serviços de lojas, pessoas ou empresas. Por isso, é importante  ter uma data que ressalte a importância de se valorizar o respeito mútuo entre quem fornece e quem adquire mercadorias ou serviços.


                     Foto: Fernanda Fernandes Borges 

É importante oferecer produtos de qualidade aos consumidores 

                                   

O consumidor merece ser bem recebido ao entrar em uma loja e  ser bem atendido. Os funcionários que trabalham com o público devem ser bem preparados  para permitirem que o cliente escolha os seus produtos de forma livre, para que ele se sinta satisfeito e retorne ao local para novas compras.
Valorizar o consumidor e respeitar os seus direitos é um passo indispensável para empresários e prestadores de serviços que desejam expandir as suas atividades. Quem consome deve ficar atento a quem melhor atende as suas demandas.



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