Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

A beleza das fantasias carnavalescas

                                                        

                                                          Fernanda Fernandes Borges



                                             Foto: Fernanda Fernandes Borges

A fantasia de Odalisca é uma das  mais famosas do carnaval 






 O carnaval é repleto de lindas fantasias que têm a intenção de tornar os dias mais alegres e as pessoas mais descontraídas.  Na infância, muitas meninas  se vestem como odalisca, princesa, baiana, havaiana e os meninos adoram  se fantasiar de pirata, marinheiro, caveira e super herói. Muitos,  levam para a vida adulta esse hábito e são bastante criativos na hora de escolher os figurinos para os dias de festa.


                       

                     
                                                                                
                                                        Foto: Fernanda Fernandes Borges

A criatividade das fantasias carnavalescas é muito grande 


                           



Acredita-se que o hábito de usar fantasias remete aos povos antigos. Na Grécia, em Roma e no Egito Antigo, muitas pessoas usavam máscaras para festejar a alegria de reunir diversas pessoas em uma festa religiosa.
Nas festas promovidas pelos nobres franceses, era obrigatório o uso de máscara. Essa tradição se difundiu por toda a Europa e depois para o mundo. Na Itália, em Veneza, muitas pessoas ricas se fantasiavam, para se disfarçarem  e  participarem  de bailes mais animados,  em locais mais pobres.
No Brasil, o uso de fantasias começou a ser feito em 1870. Os foliões desejavam tornar a festa mais divertida e a fantasia era a oportunidade que eles tinham  de se transformar em outras pessoas.



                                                        Foto: Fernanda Fernandes Borges 

Um bloco carnavalesco geralmente tem fanntasias idênticas 





Posteriormente, surgiram os blocos carnavalescos, nos carnavais de clubes e nas ruas,  em que as fantasias eram iguais e mostravam pessoas de uma mesma família ou círculo de amizade que se reuniam para aproveitarem os dias de festa.               
As fantasias ricas em ornamentos e detalhes sempre fizeram parte da história das escolas de samba que levam muito a sério as competições anuais e contam uma história através da simbologia de diversos figurinos.

                                                                          Foto: Fernanda Fernandes Borges


Há uma enorme variedade de fantasias 


Aproveitar o carnaval com criatividade, é a melhor forma de explorar a imaginação,  ao usar uma fantasia que remeta às boas lembranças de algo vivido ou de futuras conquistas seja no âmbito profissional ou pessoal.
Explorar a diversidade de personagens e fantasias existentes para brincar o carnaval,  é adentrar o universo da cultura popular e da simbologia de algumas figuras históricas. É a capacidade de utilizar informações,  para aproveitar momentos de muita alegria.

                                                                          Foto: Fernanda Fernandes Borges

Fantasiar-se no carnaval é garantia de momentos alegres 


Três personagens do teatro italiano Colombina,  Pierrô e Arlequim são símbolos carnavalescos que remetem à história não apenas de um povo, mas significam a alegria reinante na celebração de festas que podem acontecer em qualquer parte do mundo, representando a universalização da folia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário