Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

domingo, 22 de abril de 2018

E-commerce cresce no Brasil




Fernanda Fernandes Borges




O E- commerce é o comércio eletrônico  em que as transações de compra e venda são feitas por meio de dispositivos como computadores e celulares. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) , o e-commerce no Brasil cresceu 12%, em 2017,  e tem projeção de crescimento de 15% para 2018.


                                                                                            Foto: Fernanda Fernandes Borges

O comércio eletrônico tem crescido no Brasil 


O faturamento do e-commerce brasileiro aumentou de R$ 18,5 bilhões em 2011,  para quase R$ 60 bilhões em 2017. Em 2018, a expectativa é de que o número de pedidos por essa modalidade de comércio chegue a 220 milhões e haja um faturamento de R$ 69 bilhões.
A popularização dos smarthphones  no Brasil e a comodidade de comprar sem sair de casa são algumas características,  responsáveis pelas taxas de crescimento desse comércio virtual. 
As compras realizadas através de dispositivos móveis,  como os celulares e outros,  cresceu de 22% em 2016,  para 31% em 2017.

As pequenas e médias lojas representam a maior fatia de crescimento do comércio eletrônico no Brasil.   A maior parte do e-commerce brasileiro é composta por : lojas de eletrônicos, móveis , eletrodomésticos, variedades para o lar, alimentos, entre outras.



                                                Foto: Fernanda Fernandes Borges

Muitos consumidores têm optado por fazer compras pela internet 


No entanto, o e-commerce de um modo geral comercializa itens de variados preços e também bens de alto valor como carros, iates e mansões.
A taxa média de conversão no e-commerce analisa as vendas e mostra outros resultados. No Brasil, a região Sul é a que tem a melhor taxa de conversão média com 1,5%, seguida pela região Sudeste com 1,4% e  pela  Centro- Oeste com 1,3%.
A região Norte apresenta uma taxa média de conversão de 1% e a Nordeste tem a menor com 0,9%.

Saiba quais os cuidados devem ser tomados ao realizar uma compra pela Internet:

- O site deve conter o nome empresarial e número de inscrição do fornecedor ( CPF ou CNPJ), além do endereço físico e eletrônico e demais informações para sua localização e contato;

-  O site tem que ter o cadeado do navegador, exibido na barra de status do programa. Este símbolo mostra o certificado de segurança do site  e garante que os dados fornecidos são confidenciais;

- O link da página deve começar com HTTPS, pois mostra  que o site tem comunicação criptografada, o que aumenta a segurança dos dados. É como se o cliente e servidor conversassem  em uma língua  que só eles se  entendessem,  sem interceptação;

- É necessário avaliar o histórico de quem está vendendo os produtos e ver as avaliações de outros clientes;

- Desconfie sempre de preços muito baixos e vantagens exageradas, excessivamente desiguais da concorrência, pois o produto ofertado pode ser falso, roubado ou nem ser entregue ao consumidor;

- É imprescindível verificar os procedimentos de compra, troca e devolução, antes de realizar uma compra;


Foto: Fernanda Fernandes Borges

É preciso prudência ao realizar uma compra virtual 

                                       

- Deve-se  guardar todos os tipos de contratos e dados veiculados durante a compra, caso seja necessário reclamar posteriormente;

-  O consumidor pode  desistir do contrato de compra no prazo de até 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto  ou serviço, nas contratações online;

- O consumidor não deve realizar compras virtuais em lan houses,  cybercafés e nem em outros computadores que não o seu, pois há o risco de roubo de senhas ou dados do cartão de crédito;



                                                    Foto: Fernanda Fernandes Borges

As compras pela internet devem ser feitas em aparelhos e computadores próprios, por questão de segurança 

                                 

- O computador de quem realiza compras online deve ter antivírus, para evitar qualquer ameaça de roubo de dados através de sites falsos ou maliciosos;

O e-commerce é uma boa alternativa para quem deseja praticidade ao realizar compras, seja pela  falta de tempo do cotidiano agitado ou pela simples opção de comprar sem sair de  casa.  Porém, é preciso ter muito cuidado ao fornecer dados e saber verificar a procedência da loja ou da pessoa que oferta produtos e serviços.


Foto: Fernanda Fernandes Borges

No dia a dia, muitos consumidores querem praticidade ao realizar compras 


Antes de começar qualquer compra virtual,  é preciso verificar se o seu computador ou smarthphone tem antivírus e se o site que se acessa é seguro. Nunca se  deve passar informações adicionais que não tem relação com a compra.
Na atualidade, a evolução das relações transgride o contato físico e passa a ser através de uma tela com simples toques que são essenciais para se comprar o que se deseja. A tecnologia deve sempre ser utilizada, mas com todos os aparatos de segurança ativados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário