Fernanda Fernandes Borges
O E- commerce
é o comércio eletrônico em que as
transações de compra e venda são feitas por meio de dispositivos como
computadores e celulares. De acordo com a Associação
Brasileira de Comércio Eletrônico
(ABComm) , o e-commerce no Brasil cresceu 12%, em 2017, e tem projeção de crescimento de 15% para
2018.
Foto: Fernanda Fernandes BorgesO comércio eletrônico tem crescido no Brasil |
O faturamento do e-commerce brasileiro aumentou de R$
18,5 bilhões em 2011, para quase R$ 60
bilhões em 2017. Em 2018, a expectativa é de que o número de pedidos por essa
modalidade de comércio chegue a 220 milhões e haja um faturamento de R$ 69
bilhões.
A popularização dos smarthphones no Brasil e a comodidade de comprar sem sair
de casa são algumas características, responsáveis pelas taxas de crescimento desse
comércio virtual.
As compras realizadas através de dispositivos
móveis, como os celulares e outros, cresceu de 22% em 2016, para 31% em 2017.
As pequenas e médias
lojas representam a maior fatia de crescimento do comércio eletrônico no
Brasil. A maior parte do e-commerce
brasileiro é composta por : lojas de eletrônicos, móveis , eletrodomésticos,
variedades para o lar, alimentos, entre outras.
Foto: Fernanda Fernandes BorgesMuitos consumidores têm optado por fazer compras pela internet |
No entanto, o e-commerce de um modo geral comercializa
itens de variados preços e também bens de alto valor como carros, iates e
mansões.
A taxa média de conversão no e-commerce analisa as vendas
e mostra outros resultados. No Brasil, a região Sul é a que tem a melhor taxa
de conversão média com 1,5%, seguida pela região Sudeste com 1,4% e pela
Centro- Oeste com 1,3%.
A região Norte apresenta uma taxa média de conversão de
1% e a Nordeste tem a menor com 0,9%.
Saiba
quais os cuidados devem ser tomados ao realizar uma compra pela Internet:
- O site deve conter o
nome empresarial e número de inscrição do fornecedor ( CPF ou CNPJ), além do
endereço físico e eletrônico e demais informações para sua localização e
contato;
- O site tem que ter o cadeado do navegador,
exibido na barra de status do programa. Este símbolo mostra o certificado de
segurança do site e garante que os dados
fornecidos são confidenciais;
- O link da página
deve começar com HTTPS, pois mostra que
o site tem comunicação criptografada, o que aumenta a segurança dos dados. É
como se o cliente e servidor conversassem
em uma língua que só eles se entendessem, sem interceptação;
- É necessário avaliar o histórico de quem
está vendendo os produtos e ver as avaliações de outros clientes;
- Desconfie sempre de
preços muito baixos e vantagens exageradas, excessivamente desiguais da
concorrência, pois o produto ofertado pode ser falso, roubado ou nem ser
entregue ao consumidor;
- É imprescindível
verificar os procedimentos de compra, troca e devolução, antes de realizar uma
compra;
Foto: Fernanda Fernandes BorgesÉ preciso prudência ao realizar uma compra virtual |
- Deve-se guardar todos
os tipos de contratos e dados veiculados durante a compra, caso seja necessário
reclamar posteriormente;
- O consumidor pode desistir do contrato de compra no prazo de
até 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, nas contratações online;
- O consumidor não deve realizar compras virtuais em lan
houses, cybercafés e nem em outros
computadores que não o seu, pois há o risco de roubo de senhas ou dados do
cartão de crédito;
Foto: Fernanda Fernandes BorgesAs compras pela internet devem ser feitas em aparelhos e computadores próprios, por questão de segurança |
- O computador de quem realiza compras online deve ter
antivírus, para evitar qualquer ameaça de roubo de dados através de sites
falsos ou maliciosos;
O e-commerce é uma boa alternativa para quem deseja
praticidade ao realizar compras, seja pela
falta de tempo do cotidiano agitado ou pela simples opção de comprar sem
sair de casa. Porém, é preciso ter muito cuidado ao
fornecer dados e saber verificar a procedência da loja ou da pessoa que oferta
produtos e serviços.
Foto: Fernanda Fernandes BorgesNo dia a dia, muitos consumidores querem praticidade ao realizar compras |
Antes de começar qualquer compra virtual, é preciso verificar se o seu computador ou
smarthphone tem antivírus e se o site que se acessa é seguro. Nunca se deve passar informações adicionais que não tem
relação com a compra.
Na atualidade, a evolução das relações transgride o
contato físico e passa a ser através de uma tela com simples toques que são
essenciais para se comprar o que se deseja. A tecnologia deve sempre ser
utilizada, mas com todos os aparatos de segurança ativados.
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