Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

quarta-feira, 25 de abril de 2018

O elogio pode ser um incentivo ao sucesso

                          

                                                                           Fernanda Fernandes Borges




O elogio é a maneira de valorizar o que há de positivo no ser humano. É uma forma de enaltecer as  características que se destacam em uma pessoa e incentivá-la ao crescimento,  em diversos aspectos da sua vida. A autoestima aumenta com o elogio e é capaz de impulsionar as pessoas rumo às vitórias desejadas.



                                                            Foto: Fernanda Fernandes Borges

O elogio pode ser um ótimo incentivo 



É bom receber e também fazer um elogio verdadeiro. A forma como as palavras são ditas é importante,  para que não haja exagero com a realidade e a pessoa perceba que aquilo é um incentivo para continuar melhorando seja no trabalho, no estudo ou na convivência com as outras pessoas.
Nunca o elogiado deve se sentir superior às demais pessoas e achar que já atingiu o limite do que se deseja alcançar.
Quando uma criança é elogiada,  deve se ter muito cuidado para que isso não a transforme em um ser humano inseguro. Altas expectativas podem frustrar pais e filhos e por isso é importante elogiar de forma sincera, mas sem excessos.
As pessoas devem sempre ter noções de suas qualidades e defeitos. Devem aprender a celebrar as vitórias diárias e quando forem  reconhecidas podem agradecer, sem  perderam a noção de que podem melhorar ainda mais,  seja no trabalho ou no estudo.

Alguns benefícios que o elogio pode trazer:

- Eleva a autoestima;

- Pode aumentar a produtividade em uma empresa;

- Incentiva a pessoa a valorizar as próprias qualidades;

- Pode melhorar o desempenho de crianças nas escolas;

- Aumenta a socialização;



                       Foto: Fernanda Fernandes Borges


A convivência pode ser melhor quando a pesoa tem as suas qualidades reconhecidas 



- Trabalha a segurança emocional;

- Desperta a busca por novos conhecimentos;

Elogios em excessos podem ser prejudiciais, pois deixam as pessoas mais inseguras em buscar caminhos novos,  por medo de errarem e não atenderem às expectativas de quem convive com elas.
O ser humano deve estar preparado para saber reconhecer as qualidades  de quem convive com ele. Também deve se sentir merecedor de palavras que valorizem suas habilidades e ter consciência de que sempre pode fazer melhor,  o que já está bom.


                                                                         Foto: Fernanda Fernandes Borges

Elogios podem ser feitos ou recebidos 


Um elogio é para motivar e não para pressionar ou acomodar. Nunca se deve buscar  as soluções mais fáceis para que as pessoas o continuem admirando e sim se esforçar para realizar qualquer tarefa, por mais complexa que ela seja.
O ato de elogiar é benéfico, mas deve ser feito com sinceridade e sem comparações que podem prejudicar a compreensão de quem recebe o elogio. O mais sensato é agradecer o reconhecimento de alguém e continuar trabalhando para alcançar o que se deseja.




Nenhum comentário:

Postar um comentário