Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Pedido de isenção da taxa de inscrição para o Enem vai até 11 de abril



                                                                                     Fernanda Fernandes Borges


Quem deseja contar com o benefício da isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),  já pode requerer desde 2 de abril, acessando o site : https://enem.inep.gov.br/ . De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep), cerca de 4 milhões de pessoas devem fazer o pedido de isenção da taxa até 11 de abril,  quando termina o prazo.


                                       Foto: Fernanda Fernandes Borges

O pedido de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2018  termina em  dia 11 de abril 


Este ano é a primeira vez que o pedido de isenção é realizado,  antes do período de inscrição. 

          O candidato que solicitar a isenção e conseguir deve ficar atento ao período de inscrição  que acontece  das 10h do dia 7 de maio às  23:59 de 18 de maio de 2018, pelo site do Enem. 

  Quem pode pedir a isenção da  taxa de inscrição para o Enem 2018  :

-  O estudante que cursa a última série do ensino médio em escola da rede pública;

-  Os alunos que fizeram o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada  e tenham renda per capita igual ou inferior  a um salário mínimo e meio;

- Quem declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica,  por ser membro de família  de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal  (CadÚnico);

- Quem fez o Exame  Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado e tenha atingido a nota mínima do exame;

Para solicitar a isenção, o candidato deve acessar a página do Enem e inserir o seu CPF e a data de nascimento. No site, há as explicações para as etapas seguintes.

                                                                           Foto: Fernanda Fernandes Borges

O estudante deve entrar no site do exame para tirar qualquer dúvida 

                                  
Os candidatos que foram beneficiados com a isenção da taxa no ano passado e não puderam comparecer nos dois dias das provas, devem justificar a ausência, caso queiram requerer a gratuidade novamente.
A justificativa é realizada no site do Enem. O candidato tem que informar o motivo da ausência e fazer o upload dos documentos  que comprovem o motivo da ausência.
Podem ser apresentadas como justificativas:  acidentes de trânsito, assalto, casamento, morte na família, acompanhamento de cônjuge, problemas de saúde, maternidade e paternidade e trabalho nos dias das provas.
Não serão aceitos documentos autodeclaratórios,  emitidos pelos próprios candidatos, pais ou responsáveis.
Desde 2013, os ausentes na prova do Enem representaram um prejuízo de R$ 962 milhões para os cofres públicos, sendo que a maioria desses candidatos  não haviam pagado pela inscrição.
Em 2018, quem recebeu a gratuidade para o exame em 2017 e não compareceu às provas tem que fazer a justificativa, caso queira requerer a isenção novamente.
O resultado da solicitação da isenção sai no dia 23 de abril e quem não for contemplado pode  entrar com recurso no período de 23 a 29 de abril.  O resultado da análise do recurso sai no dia 5 de maio.

As provas do Enem acontecem em todo o Brasil nos dias 4 e 11 de novembro de 2018.


                                                                                   Foto: Fernanda Fernandes Borges

                       As provas do Enem 2018 acontecem em novembro 

                                   

A possibilidade de pedir a isenção da taxa de inscrição para o exame é favorável para quem deseja fazer o Enem e não têm condições financeiras. O benefício deve ser bem aproveitado,  pois  é a chance que muitas pessoas têm para realizar os seus sonhos profissionais.
Enem é uma ótima oportunidade para quem deseja ingressar no ensino superior. O candidato deve estar bem preparado para conseguir uma pontuação adequada para poder escolher o curso e a universidade que mais lhe interessa.
A educação é um dos pilares mais importantes de uma nação e possibilita o despertar para uma nova consciência para a luta por direitos e para o cumprimento dos deveres.
Todas as pessoas devem ser incentivadas ao estudo para que possam ter os seus pontos de vistas ampliados. O ensino abre portas e mentes,  o que permite a construção de uma sociedade mais engajada em prol do bem comum.





Nenhum comentário:

Postar um comentário