Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

sábado, 30 de junho de 2018

Saiba mais sobre o Bisfenol A (BPA) e como evitá-lo


                   

                                                                          Fernanda Fernandes Borges




O Bisfenol A (BPA) é uma substância química orgânica utilizada na fabricação de resinas epóxi e do policarbonato, um tipo de plástico com alta resistência térmica e mecânica. O BPA pode estar  presente em diversos produtos do cotidiano como mamadeiras, utensílios de cozinha, potes de plásticos, cosméticos, brinquedos, dentre outros. Há uma grande preocupação em relação aos prováveis efeitos nocivos do BPA à saúde.


                                 Foto: Fernanda Fernandes Borges

Deve - se priorizar potes plásticos sem BPA 



De acordo com alguns estudos científicos, quando os produtos que contém BPA são submetidos às altas temperaturas (como potes levados ao  micro-ondas para aquecer alimentos),  as partículas de BPA podem migrar para o alimento e serem ingeridas junto.
O BPA acumulado em altas quantidades no organismo pode resultar em desequilíbrios hormonais que podem ocasionar puberdade precoce, obesidade, infertilidade, alguns tipos de câncer, dentre outras disfunções.


                                                                               Foto: Fernanda Fernandes Borges

O BPA pode ser nocivo para o organismo

                                   
O efeito seria pior em fetos e bebês, pois eles estão em plena fase do desenvolvimento.
Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizado recentemente, mostrou que em ratos, quantidades mínimas de Bisfenol A (BPA), doses pequenas,  inferiores às consideradas seguras pelas agências reguladoras,  podem alterar a regulação dos hormônios tireoidianos, principalmente com a exposição ocorrida durante o período da gestação, do aleitamento e da puberdade
Com o objetivo de proteger a saúde dos bebês, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa)  proibiu no Brasil,  desde janeiro de 2012, a comercialização de mamadeiras com Bisfenol A (BPA), através da Resolução RDC n.41 / 2011.
O BPA pode ser identificado através de um número presente nas embalagens. O número fica gravado no fundo dos produtos, juntamente com o símbolo de reciclagem e identifica o tipo de plástico utilizado em sua composição:


- Os plásticos de números 3 e 7 devem ser evitados , pois trazem maior risco de liberarem  Bisfenol  A ( BPA);

- Os plásticos de números 1, 2, ,4, 5 e 6 geralmente não contêm Bisfenol A (BPA);

O consumidor deve ficar atento ao adquirir potes para acondicionar alimentos e verificar se além do número, há a etiqueta BPA Free (livre de Bisfenol A)  que significa que o produto é isento da substância.


                                                                                                  Foto: Fernanda Fernandes Borges

É preciso verificar se na embalagem  está escrito "BPA Free" que significa que o produto é isento de BPA

                   

Ao comprar brinquedos e produtos infantis, os pais e familiares  devem estar atentos,  sobre o tipo de material de fabricação e se eles não oferecem risco à saúde das crianças,  priorizando produtos isentos de Bisfenol A (BPA).
Ao comprar qualquer produto enlatado ou garrafa de água,  é preciso olhar o número do plástico e não levar, caso ele tenha os números 3 e 7. Para acondicionar alimentos na geladeira  ou para aquecê-los,  é melhor priorizar os utensílios de vidro aos de  plástico.
É sempre bom evitar substâncias que possam trazer malefícios à saúde. Ler, debater e procurar informações sobre o Bisfenol A (BPA),  é uma ótima forma de se prevenir,  quanto ao uso de produtos que contenham esse tipo de composto em sua fabricação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário