Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

domingo, 17 de junho de 2018

Santos festeiros do mês de junho


                            

                                                                           Fernanda Fernandes Borges




As festas juninas já estão presentes na cultura brasileira há alguns séculos. Inspiradas nas celebrações europeias, três santos são muito lembrados nessa época do ano: Santo Antônio, São João e São Pedro.

                             Foto : Arquivo Pessoal

A jornalista Fernanda Fernandes Borges, quando criança, participando dos festejos juninos 


O dia 13 de junho festeja Santo Antônio conhecido como o padroeiro dos pobres e o santo casamenteiro. O santo também é invocado para auxiliar na busca por objetos perdidos.
Nessa data,  é  tradição nas igrejas católicas, a distribuição de pãezinhos de Santo Antônio.  Ao invés de comer, a pessoa deve guardar o alimento em uma lata de mantimento para que nunca lhe falte comida durante o ano.
No dia 24 de junho,  São João é homenageado e por isso as festividades juninas atingem o auge,  para lembrar o aniversário desse santo festeiro que criou o batismo. Há o levantamento do mastro de São João.
São João Batista  batizou o menino Jesus e é considerado o protetor dos casados e enfermos.
A data de 29 de junho celebra o dia de São Pedro  e a igreja também festeja São Paulo, a tradicional festa de São Pedro e São Paulo.
São Pedro  foi um dos doze apóstolos de Jesus. É considerado o guardião das portas do céu e responsável pela chuva na Terra. È protetor dos pescadores e das viúvas.
Nesse dia, rouba-se o mastro de São João  para marcar o fim das festas juninas. Para os festejos do santo, há a fogueira em formato triangular e o pau -de- sebo.
São Pedro exerceu uma grande importância na formação da Cristandade, devido à força espiritual e institucional. Foi considerado o primeiro Papa da Igreja Católica.
Aproveitar as festas juninas é uma ótima opção de lazer no mês de junho e uma das maneiras mais belas de relembrar tradições inerentes à cultura da humanidade. O Brasil deve preservar esse costume, sempre inserindo elementos típicos de nossa cultura.
É preciso muito cuidado ao fazer fogueiras e soltar foguetes, pois isso pode ocasionar graves acidentes. Nunca se deve  soltar balões. Quem participa desses festejos, deve se informar antes, se o local é seguro para a realização do evento.
As comidas típicas como milho, pamonha, arroz doce, pé de moleque e bebidas como o quentão deve ser consumidas com moderação e sempre compradas em locais em que há higiene e condições adequadas para o preparo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário