Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

sábado, 5 de novembro de 2016

Consumir limões traz benefícios para a saúde


Fernanda Fernandes Borges


 

O gosto do limão nem sempre é agradável ao paladar. Porém,  a fruta é  rica em vitamina C, essencial para o  fortalecimento do sistema imunológico, e tem propriedades antioxidantes.  O alimento é indicado na prevenção e tratamento de diversas doenças, além de ser um aliado na luta contra a obesidade e uma excelente alternativa para uma pele mais bonita.

Foto: Fernanda Fernandes Borges

O limão tem várias propriedades essenciais para a  boa saúde


 

O limão contém vitaminas B1, B2 e B3, provitamina A (caroteno), na casca, e vitamina A  presente na polpa fresca e no sumo. Todas essas vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Possui grande quantidade de vitamina C, em 100 gramas de limão  é possível encontrar cerca de 40 a 50mg de vitamina C.

Tem em sua composição grande quantidade de sais minerais e oligoelementos como o cálcio, ferro, silício, fósforo, cobre, magnésio e iodo.

É uma excelente opção para a digestão, porque o ácido cítrico presente na fruta entra em contato com o meio celular e é transformado durante a digestão e se torna alcalinizante, neutralizando a acidez interna.

O limão é um  alimento alcalinizante,  sendo  capaz de equilibrar a acidez do sangue,  tornando –o menos ácido , aproximando-o do pH ideal que é em torno de 7,35.

 Esse tipo de alimento favorece a desintoxicação do organismo e consegue proteger o corpo de agentes como fungos e bactérias.

Os diversos sais que compõem o limão convertem-se em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio e servem para reforçar de modo benéfico a alcalinidade do sangue, equilibrando a  sua acidez.

 

Veja as vantagens de consumir limão:

 

- Combate o ácido úrico,  porque erradica os uratos. Aumenta na urina, a excreção de ácido úrico, ureia e ácido fosfórico;

 

- É um fortalecedor da visão, devido à presença da  Provitamina A e da vitamina A que é essencial para a saúde dos olhos.  Ajuda no controle da pressão ocular e previne o glaucoma;

 

- Auxilia no controle da pressão arterial,  devido ao alto teor de Potássio existente na fruta , que é um diurético natural e ajuda a reduzir a pressão arterial;

 

- O limão aumenta as defesas do organismo e a vitamina C melhora a imunidade. Por isso a fruta é indicada para tratar asmas, enfisemas e outros tipos de doenças respiratórias;

                                                                                             Foto: Fernanda Fernandes Borges

A fruta é fácil de ser encontrada no mercado e é uma excelente opção para aumentar a imunidade



 

- Por ter propriedades antioxidantes atua contra o envelhecimento da pele, prevenindo as rugas. A vitamina C torna a pele mais bonita;

 

- A fruta estimula o fígado a produzir mais bile e a dissolver os cálculos biliares;

 

- É bom para o estômago, porque tem qualidades digestivas. Os intestinos são auxiliados na eliminação dos resíduos de modo eficiente;

 

- Tem propriedades antibacterianas e é uma excelente opção para tratar inflamações na garganta;

 

- Por ser diurético é indicado no tratamento de reumatismo e artrite;

 

- Auxilia no tratamento de febre, porque aumenta a transpiração;

 

- Contribui para a perda de peso devido à grande quantidade de fibras presente na fruta e no auxílio da redução do apetite;

 

- É um energético natural, hidrata , desintoxica e oxigena o corpo;

 

A fruta deve ser consumida apenas com um pouco de água, sem açúcar, para que possa apresentar melhores resultados. É necessário lavar bem o limão, antes de usá-lo e sempre tomar o seu suco com um canudinho, para que a acidez presente na fruta não danifique o esmalte dos dentes.

É indispensável lavar bem as mãos, depois de manusear o limão e outras frutas cítricas, para que não ocorra a formação de manchas escuras na pele. Sempre que for se expor ao sol, é indispensável o uso do protetor solar.

Os mais conhecidos tipos de limão são Galego, Siciliano, Cravo e Taiti. As propriedades existentes nesses tipos são bastante semelhantes e o consumidor deve optar por aquele que é mais fácil de ser encontrado.

Saber que o limão oferece inúmeros benefícios que podem ser utilizados para uma qualidade de vida mais saudável e menos dependente de remédios,  é uma alternativa para a inclusão dessa fruta no cotidiano.

                                                                                          Foto: Fernanda Fernandes Borges

O limão deve ser consumido sempre por quem deseja ser saudável

 

As pessoas que sofrem com algum desconforto estomacal ou têm algum caso de reumatismo, ácido úrico elevado  ou  doença do trato respiratório devem  incluir a fruta no cardápio, depois de passarem por uma avaliação médica e confirmarem se o limão será um  bom aliado no combate a esses problemas.

Quem consome o limão,  certamente perceberá que sua saúde ficará mais forte e isenta de pequenas complicações que podem levar à utilização de medicamentos de modo contínuo. Por isso, é bem melhor ingerir a fruta a ter que depender de farmácias.

O limão é uma alternativa relativamente barata e fácil de ser encontrada em meio ao mundo contemporâneo, em que as pessoas muitas vezes se enchem de pequenos comprimidos, e têm a falsa impressão de que ficarão bem, quando apenas estão deteriorando a própria vida.

 

2 comentários: