Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Os homens brasileiros precisam cuidar mais da saúde


Fernanda Fernandes Borges

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2015 e divulgada no dia 11 de agosto de 2016 mostrou que um terço dos homens não têm o hábito de procurar serviços de saúde ou buscar auxílio na prevenção de doenças. Devido a essa realidade, os homens morrem mais cedo que as mulheres e muitas vezes o óbito é ocasionado por doenças que poderiam ser prevenidas.

                          Foto: Fernanda Fernandes Borges

Os homens geralmente se cuidam menos que as mulheres


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, a expectativa de vida do homem chegou a 71,3 anos, enquanto a das mulheres chegou a 78,6 anos. Ou seja,  eles vivem menos 7,3 anos que elas.

As justificativas para a negligência masculina com a saúde são: muitos homens pensam que não ficam doentes,  têm medo de descobrir doenças graves e também acham que o cuidado com a saúde pode passar a imagem de um sujeito frágil.

As causas das mortes em homens são várias: acidentes de trânsito e violência; e também ocasionadas por doenças no aparelho circulatório, neoplasias (tumores) e no aparelho digestivo.

 Em vários casos, se os homens buscassem ajuda médica, as doenças poderiam ser evitadas e tratadas.


O estudo ouviu mais de 6 mil homens, por telefone, cujas parceiras fizeram parto no Sistema Único de Saúde (SUS). Dos entrevistados:


- 80% tinham entre 20 e 39 anos;


- 67,3% afirmaram ter renda entre um e dois salários mínimos;


- 49% disseram ser casados;


- 36,9% concluíram o ensino médio;


 Dos homens que participaram desse estudo 80% afirmaram ter acompanhado as mulheres nas consultas, mas 56% disseram que o atendimento médico focou apenas na companheira.

Infelizmente, 31% dos homens entrevistados disseram nunca ter procurado atendimento médico em posto de saúde e 55,1% desses afirmaram que não necessitaram desse tipo de serviço.

                                                                                                Foto: Fernanda Fernandes Borges

Mais de 30% dos entrevistados nunca procuraram um posto de saúde



Para incentivar o número de atendimentos na rede pública de saúde e prevenir doenças fatais o Ministério da Saúde lançou dois planos:


1-    “Homem que se cuida curte todas as fases da vida de seus filhos – pré – natal também é coisa de homem” . O objetivo desse “Guia Pré - Natal do Parceiro” é incentivar nos homens hábitos saudáveis e a realização de exames preventivos. O Guia deve ser distribuído aos Profissionais de Saúde para que eles repassem aos companheiros das mulheres, durante as consultas, no período da gestação;


2-    “Diagnóstico: homens morrem mais que mulheres e doenças que mais matam podem ser prevenidas”.  A finalidade desse Guia da Saúde é incentivar os homens a procurar as unidades básicas de saúde  e trabalhar a prevenção. Esse guia deve ser distribuído pelos Agentes Comunitários de Saúde;


O estudo do Ministério da Saúde mostrou que homens de 20 a 59 anos morrem mais que mulheres, devido a doenças relacionadas à circulação e ao aparelho digestivo.

É imprescindível que os homens cuidem da saúde e possam viver mais. Todo filho quer o pai por perto com disposição para aproveitar os bons momentos da vida. A figura masculina é importante na família e na sociedade.

                           Foto: Fernanda Fernandes Borges

Todo homem deve cuidar da saúde


A prevenção é o melhor caminho para evitar as doenças e ter condições de uma vida saudável. A sensação de fragilidade que muitos homens temem  passar para as famílias ao procurarem ajuda médica,  deve ser totalmente abandonada, pois um pequeno incômodo pode resultar em sérias conseqüências, se não for tratado no tempo adequado.

A ilusão que muitos homens têm de que não ficam doentes impede o contato com a avaliação de um  médico e pode levá-los ao óbito precocemente. Portanto, o mais sensato é realizar exames e consultas periódicas para constatar se está tudo realmente bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário