Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Donald Trump será o novo Presidente dos Estados Unidos



Fernanda Fernandes Borges         




Depois de uma eleição muita acirrada entre o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton, a Casa Branca será ocupada no dia 20 de janeiro de 2017,  pelo magnata do ramo imobiliário Donald Trump, por quatro anos.

A vitória inesperada de Trump, já que as pesquisas de intenção de votos apontavam uma ligeira vantagem de Hillary, causou uma grande frustração em milhões de eleitores americanos e em algumas nações do mundo que temem as atitudes autoritárias e preconceituosas de Trump.



                                                                                                                Foto: Reuters

Donal Trump assume a presidência dos Estados Unidos em 20 de janeiro de 2017



A maioria dos votos foi para a democrata, porém nos Estados Unidos a eleição é indireta e o Colégio Eleitoral por meio de seus delegados é quem decide quem será o novo Presidente. Os 50 Estados americanos são representados por 538 delegados.

Para que o candidato seja eleito,  ele precisa de metade dos votos dos delegados mais um, ou seja,  270 delegados precisam votar nele. Nessa eleição Donald Trump obteve votos de 290 delegados, enquanto Hillary Clinton obteve 232 votos.

Na maior parte dos Estados, o candidato que consegue a maioria dos votos populares, também leva os votos dos delegados correspondentes no Colégio Eleitoral.

 Em relação à votação dos Estados,  Hillary venceu em 20 e na capital federal Washington e Donald Trump venceu em 29 Estados.

No entanto, a democrata teve a maioria dos votos da população (60.981.118 milhões de votos), representando 47,8% dos eleitores, enquanto o republicano obteve (60.350.241 milhões de votos), ou seja,  47,3% do eleitorado.

Por isso, muitas pessoas têm dificuldades para compreender, porque mesmo com milhares de votos a mais Hillary não foi eleita como Presidente dos Estados Unidos.

Esse fato ocorreu simplesmente pelo fato de Donald Trump ter vencido na maioria dos Estados e ter conseguido a maioria dos votos dos delegados. O republicano venceu em estados considerados imprevisíveis como Carolina do Norte, Ohio, Flórida e Pensilvânia.

Já eleito Donald Trump enfatizou que deseja ser o presidente de todos os americanos e prometeu renovar o “sonho americano”.

Hillary Clinton reconheceu a vitória de Trump que terá como vice Mike Pence, governador do Estado de Indiana, e desejou sucesso ao adversário, além de afirmar a necessidade da união em prol do povo americano e de seus interesses. Pediu desculpas aos eleitores, pela derrota sofrida de modo inesperado.

 Uma eleição indireta com essa,  trouxe  a vitória de  uma figura que nunca ocupou um cargo político, o que  mostra a inovação que traz insegurança para muitos e esperança para outros.

O momento é oportuno para passar segurança para os mercados financeiros e para milhões de pessoas que se sentem ameaçadas com a vitória de um republicano polêmico e autoritário.

Um líder para presidir os Estados Unidos deve ser conciliador e saber  conviver com as diferenças étnicas, religiosas e econômicas de uma população tão diversificada como a americana. A tolerância deve ser trabalhada e o preconceito abandonado.

O temor que muitas nações e parte da população americana sentem por Trump deve ser transformado em expectativa de um governo sensato e sem grandes absurdos como os proferidos, durante a campanha do republicano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário