Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

domingo, 29 de outubro de 2017

Brasil é líder no uso de agrotóxicos

                             

                                                                             Fernanda Fernandes Borges




Um título vergonhoso para o Brasil.  Nosso país é o campeão na utilização de agrotóxicos no cultivo de frutas, verduras e legumes. Os brasileiros consomem pesticidas, por meio da ingestão desses alimentos. Muitos desses  pesticidas  já foram proibidos, há anos,  em outros países. Além desse absurdo, o Brasil ainda exonera impostos dessas substâncias tóxicas.



                                                                                                Foto: Fernanda Fernandes Borges

Infelizmente muitas frutas estão com excesso de pesticidas


De acordo com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), 70% dos alimentos in natura ingeridos no Brasil estão contaminados por resíduos de pesticidas. Desde 2008, o Brasil lidera o ranking de nação que mais utiliza agrotóxicos em suas plantações.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o brasileiro ingere mais de cinco litros de veneno por ano, devido ao consumo desses alimentos contaminados por agrotóxicos.
Os agrotóxicos podem provocar aborto, deformação fetal, suicídios, câncer, dermatoses (doenças de pele), além de outras doenças.


                                                                                             Foto: Fernanda Fernandes Borges

A opção por frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos é a garantia de mais saúde 


Um dos mais usados no Brasil é o herbicida Glifosato que já foi proibido em outros países. Acredita-se que ele pode causar câncer.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que ocorrem 20.000 mortes a cada ano,  provocadas pela manipulação, inalação e consumo direto de pesticidas em países em desenvolvimento,  como o Brasil.
Enquanto o mercado de pesticidas cresceu 93% nos últimos anos, em nosso país o aumento foi de 190%, de acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Dentre os alimentos mais contaminados com o uso dessas substâncias tóxicas estão: pimentão, morango, pepino, alface, cenoura, abacaxi, beterraba e mamão.


                                                                                              Foto: Fernanda Fernandes Borges

Ao comprar alface,  é preciso  higienizar bastante as suas folhas,  antes do consumo,  devido ao excesso de agrotóxicos 


É inaceitável conviver com esses dados e não lutar para mudar essa drástica realidade. É preciso exigir por meio de nossos representantes que algo seja feito para banir esses agrotóxicos de nossos alimentos e impedir que as pessoas fiquem  doentes.


                                                                                              Foto: Fernanda Fernandes Borges

O pimentão é um dos alimentos  mais contmainados com susbstâncias impróprias 



A opção por alimentos orgânicos é uma solução mais cara que melhor atende, quem deseja ter uma alimentação saudável e isenta de pesticidas. Porém, o cultivo de orgânicos em nosso país, ainda é insuficiente para atender a demanda de toda população.


                                                                                        Foto: Fernanda Fernandes Borges

Alimentos orgânicos  são a melhor opção de consumo 


Ao invés de exonerar impostos de agrotóxicos, o governo deve incentivar os produtores agrícolas a cultivar alimentos orgânicos, para que o Brasil não precise mais carregar o título de vexatório de  país que mais consome agrotóxicos.


                                                              Foto: Fernanda Fernandes Borges

Para saber se o alimento é realmente orgânico,  é preciso verficiar o selo 


A corrupção existente em nosso país,  prejudica até  a saúde da população. A política feita em troca de favores, impede que o trabalhador honesto prospere. Favorece quem deseja lucrar e utiliza substâncias tóxicas para obter grandes colheitas, sem se preocupar com a vida alheia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário