Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

terça-feira, 9 de junho de 2015

Quem pratica exercícios físicos tem menos propensão à depressão


                                                                                                      Fernanda Fernandes Borges


Os benefícios das atividades físicas são muitos. Além de reduzir o percentual de gordura, aumentar a massa magra e a resistência muscular e melhorar o condicionamento, praticar exercícios afasta a depressão. Um estudo feito pela Universidade de Southern Methodist de Dallas, nos Estados Unidos, em 2012, concluiu que quem se exercita por 21 minutos, diariamente,  afasta a depressão.


                                                                                                 Foto: Fernanda Fernandes Borges

 

Fazer exercício físico causa bem-estar para o corpo e a mente

 

A prática de exercícios libera serotonina e dopamina que estimulam comportamentos mais felizes e positivos. Segundo o Estudo de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Telefone (Vigitel) 2014, feito pelo Ministério da Saúde, mostrou que os habitantes de Florianópolis são os que mais fazem atividades físicas no Brasil.

                                                                                                        Foto: Fernanda Fernandes Borges

Lugares arborizados são ótimas opções para uma caminhada

 

A capital de Santa Catarina apresentou menor número de obesos, com o índice de 14% de seus habitantes. No Brasil, o excesso de peso atinge 52,5% da população adulta.

Segundo o Vigitel 2014, houve um aumento de 18% na prática de exercícios físicos entre os brasileiros, nos últimos seis anos. Foram entrevistadas, por telefone, 40.853 pessoas, de todas as capitais brasileiras e do Distrito Federal, entre os meses de fevereiro e dezembro de 2014.

Segundo essa pesquisa, quem tem um maior grau de escolaridade, pratica mais exercícios físicos. O sedentarismo atinge 48,7% das pessoas.


                                                                                                       Foto: Fernanda Fernandes Borges

O sedentarismo atinge quase metade da população brasileira

 

Ao se tomar consciência de que mais da metade da população brasileira, está com excesso de peso, percebe-se a necessidade urgente de incentivar as pessoas a praticar mais atividades físicas e ter uma alimentação mais saudável.

O exercício físico não serve apenas para esculpir um belo corpo. É um grande aliado no combate á depressão e pode afastar inúmeras doenças cardíacas e musculares.

                                                                                                       Foto: Fernanda Fernandes Borges

Uma simples caminhada trabalha vários músculos do corpo


 

Apesar da prática de atividades ter crescido nos últimos anos, ainda falta conscientizar as pessoas de que o sedentarismo é uma doença e que caso ela não se exercite, pode sofrer várias consequências no futuro.

A depressão é outra doença que vem atingindo cada vez mais pessoas e tem um difícil tratamento, geralmente com medicamentos fortes. Praticar exercícios é uma boa solução para se evitar esse terrível mal do século 21.

                                                                                                    Foto: Fernanda Fernandes Borges

Um dia ensolarado é uma boa opção para se caminhar ao ar livre

 

É hora de sair do comodismo dos carros e do conforto dos sofás nas salas de TV e procurar fazer leves caminhadas para se inserir, no mundo das atividades físicas. Caso, a pessoa deseje malhar em uma academia ou em casa e praticar corridas, deve sempre fazer, antes, uma avaliação médica, para saber se está pronta para se exercitar sem riscos para a sua saúde.

Foto: Fernanda Fernandes Borges

A comodidade do carro, muitas vezes desestimula as pessoas a andarem a pé



                                                                                                       Foto: Fernanda Fernandes Borges

É necessário ter consciência da importância de se exercitar

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário