Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

quarta-feira, 15 de julho de 2015

8ª Conferência Estadual de Saúde é lançada na Casa do Jornalista



                                                             Fernanda Fernandes Borges

 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais recebeu no último dia 13, o lançamento para a imprensa da 8ª Conferência Estadual de Saúde, com o tema:  "Saúde pública de qualidade pra cuidar das pessoas: direito do povo brasileiro". O evento aconteceu nas dependências da Casa do Jornalista, um dos espaços do sindicato.

 
 
                                                          Foto: Fernanda Fernandes Borges

O evento reuniu profissionais da imprensa na Casa do Jornalista


A assessora da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES –MG) Conceição Rezende reiterou a importância dos jornalistas para a veiculação das boas notícias do Sistema Único de Saúde  (SUS). Ela lembrou que até 1986, o Brasil só possuía o Sistema de Saúde Previdenciária, ou seja, só tinha acesso á saúde quem tinha carteira assinada.

As demais pessoas tinham que contar com hospitais filantrópicos ou com as Santas Casas de Misericórdia. Não tinham cobertura e nem acesso a praticamente nada relacionado á saúde. Havia muitos hospitais colônias para tratar  de doenças como tuberculose, hanseníase e  doenças crônicas.

Conceição ainda lembrou que “todos nós usamos os SUS”. Isso foi elucidado ao exemplificar que a forma de uso pode ocorrer através: da vacinação, serviços de urgência, transplantes, fornecimentos de medicamentos e até mesmo na atuação da Vigilância Sanitária.
 
 
                                                                                Foto: Fernanda Fernandes Borges

O SUS é importante para todos

 

A falta de comunicação dentro do SUS possibilita a ausência das boas notícias que ocorrem, dentro desse sistema de saúde. E o que agrava ainda mais o problema é que a grande imprensa não faz questão de mostrar as enormes realizações da saúde pública, de acordo com Conceição.

“A queda da mortalidade infantil e materna são espetaculares, depois da criação do SUS. A média de vida do brasileiro aumentou. O direito mais universal do mundo é a saúde”, disse a assessora.
 
              
                                                                                   Foto: Fernanda Fernandes Borges

Conceição Rezende destacou melhorias promovidas com a chegada do SUS

 
 
A comunicação, segundo Conceição deve ser ampla, irrestrita e honesta, para que a sociedade entenda que ninguém pode abrir mão desse sistema. “O SUS é de todos nós”, enfatizou.

A secretária de Comunicação e Informação do SUS do Conselho Estadual de Saúde (CES –MG), Lourdes Machado disse que é um direito do povo brasileiro ter uma saúde pública de qualidade. Ela ressaltou a importância da democratização da comunicação e justificou a importância da escolha da Casa do Jornalista,  como local de lançamento da 8ª Conferência.
 
 
                                                                            Foto: Fernanda Fernandes Borges


Lourdes machado destacou a importância de uma comunicação democrática

 

A necessidade de democratizar a comunicação também foi discutida, no lançamento, por Florence Poznaski, representante do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC). Ela  evidenciou a importância de se ampliar a pauta da saúde pública para diversos setores.

“A mídia tem dono. E o dono não tem classe”, afirmou Florence. Ela ainda trouxe para a discussão a luta empreendida para se criar uma nova lei, que permita distribuir melhor as concessões de rádio e TV e dessa forma promover uma comunicação mais democrática e acessível a todos.
 
 
                                                                                   Foto: Fernanda Fernandes Borges

Uma comunicação que contemple diversos setores de forma abrangente,  foi proposta por Florence

 

O coordenador de Comunicação Wander Veroni reforçou que “o SUS é para todos e todas”. Ele lembrou que a 8ª Conferência, que acontece de 1° a 4 de setembro, no Expominas, vai definir as políticas públicas de saúde para Minas Gerais, nos próximos quatro anos (2016 a 2019). A  15ª Conferência Nacional de Saúde, última etapa, ocorre em Brasília de 1º a 4 de dezembro, deste ano.
 
 
                                                                                              Foto: Fernanda Fernandes Borges
          

"O SUS é para todos e todas", afirmou Wander

 

 “A Conferência Estadual de Saúde é um momento de construção coletiva para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), criado em 1988, pela Constituição Federal Brasileira”, destacou. Ele lembrou que o evento terá uma paridade entre homens e mulheres e há uma exigência de que 50% dos delegados da Conferência sejam mulheres.

Ederson Alves da Silva, vice- presidente do Conselho Estadual de Saúde convidou todos os jornalistas, ali presentes, a divulgarem a Conferência. Ele reafirmou que, geralmente, a mídia só mostra o lado ruim do SUS e não as coisas boas.
 
 
                                                                       Foto: Fernanda Fernandes Borges

Ederson incentivou os jornalistas a cobrirem a Conferência

 

O Conselho Nacional de Saúde foi representado por Renato Almeida de Barros que relacionou o direito de expressão das pessoas á universalização da saúde. “Os trabalhadores da saúde são os cuidadores da vida”, disse.
 
 
                                                                  Foto: Fernanda Fernandes Borges

O Conselho Nacional de Saúde  foi representado por Renato Almeida de Barros

 

O secretário de Estado de Saúde Fausto Pereira dos Santos e presidente do CES – MG,  fez uma referência á ordem conservadora, pela qual tem passado o Congresso brasileiro. A necessidade de debates e buscas de soluções para as questões de saúde são essenciais, segundo o secretário.
 
 
                                                                      Foto: Fernanda Fernandes Borges

O secretário de Estado da Saúde Fausto Pereira dos Santos participou do lançamento da Conferência

 

O lançamento da 8ª Conferência permitiu aos convidados refletirem sobre a urgência de uma comunicação sem vícios, já que a convencional, muitas vezes, deturpa o SUS. É claro que o sistema não é perfeito e tem falhas, mas os meios de comunicação poderiam também destacar os bons atendimentos e os números positivos presentes na saúde.
 
 
                                                                               Foto: Fernanda Fernandes Borges

O público presente teve a oportunidade de conhecer boas realizações do SUS

 

As discussões foram válidas para conscientizar os cidadãos que todos utilizam o SUS direto ou indiretamente, independente da classe social. Esse sistema é uma vitória de todos os brasileiros e por isso merece respeito e dedicação para continuar funcionando e se aperfeiçoando.

Ao invés dos veículos tradicionais de comunicação mostrarem  filas e aborrecimentos nos hospitais públicos, por que não fazem pautas que abordem as vidas salvas por meio de transplantes ou por um atendimento de emergência?

A promoção de eventos que visem debater a saúde pública no Brasil também é uma forma de se buscar soluções para as enormes dificuldades, pelas quais o SUS passa. Por isso, a 8ª Conferência Estadual de Saúde deve ser pautada pelos jornalistas e empresas de comunicação para que haja condições de avaliações e  aprimoramento da saúde pública no Brasil.
 
          
                                                                              Foto: Fernanda Fernandes Borges

As discussões são essenciais para mudanças eficientes na saúde pública do Brasil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário