Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Saiba mais sobre o TOC



Fernanda Fernandes Borges


 
Geralmente, todo mundo possui alguma “mania”. No entanto, quando ela passa a ser extremamente repetitiva e obsessiva, ela pode ser um indício de que a pessoa tem Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

O hábito de lavar as mãos muitas vezes; não usar certos tipos de cores de roupas; medos exagerados; mania de limpeza; repetir ações várias vezes, são exemplos de quem sofre com esse transtorno que se caracteriza pela presença de obsessões e compulsões.

                                                                                                    Foto: Fernanda Fernandes Borges

Quando a limpeza é feita de forma exagerada pode ser um indício de TOC

 

Há indivíduos que evitam usar banheiros públicos, visitar cemitérios, hospitais e até tocar em maçanetas com medo de se contaminarem com algum germe, causador de alguma doença.

As obsessões não se restringem apenas ao ambiente físico e invadem a saúde mental da pessoa que sofre com o TOC. Ela pode ter pensamentos, impulsos, imagens indesejáveis que lhe causam grande ansiedade e a obriga a realizar rituais ou compulsões, muitas vezes sem finalidade, para afastar as “ameaças” e prevenir possíveis “erros” e assim  ficar mais em paz consigo mesma.

Um estudo da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, relacionou o TOC a alterações nas funções executivas cerebrais que se representam um conjunto de processos cognitivos associados ao planejamento e á realização de tarefas como memória do trabalho, a atenção sustentada, a inibição de impulsos e a lembrança de conhecimentos relevantes, através da memória de longo prazo.

Para ser diagnosticado o TOC é necessário que as ações realizadas pela pessoa tomem um tempo razoável, mais de uma hora por dia e causem um grande transtorno em sua vida, prejudicando o convívio social, o trabalho e os estudos.

                                                                                                     Foto: Fernanda Fernandes Borges

Pessoas que perdem muito tempo em uma mesma tarefa podem ter a doença

 

O tratamento é realizado por meio de medicamentos como antidepressivos, inibidores da receptação de serotonina ou através da terapia cognitivo-comportamental que expõe a pessoa á situação que causa a ansiedade. Há quem faça os dois tipos de tratamento, em busca de uma melhora em seu comportamento obsessivo.

Estima-se que no Brasil há cerca de 4,6 milhões de pessoas com TOC. Em São Paulo, alguns médicos do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Coração (HCOR) em parceria com o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas estão realizando uma cirurgia com um aparelho chamado Gamma Knife, para tratar casos mais graves de TOC.

O equipamento emite uma radiação precisa e reduz a atividade de um circuito de neurônios, que no caso do TOC, apresenta uma ação exagerada. Ele faz a conexão entre o sistema límbico (associado à indução da repetição das atividades) e o córtex frontal basal (relacionado à lógica).  O objetivo é impedir a ocorrência de pensamentos e gestos repetitivos. O efeito total é esperado, após um ano e meio da intervenção cirúrgica.
 
Quem convive com alguém com o TOC deve ter muita paciência e incentivar essa pessoa a buscar um tratamento, para que sua vida não fique prejudicada por essas obsessões e compulsões que causam tamanha ansiedade.


                                                                                                      Foto: Fernanda Fernandes Borges

É preciso ajuda médica para combater esse transtorno

 

É preciso campanhas para divulgar essa doença e orientar a população como deve agir para combater esse mal. Ás vezes, quando se vê alguém repetindo alguma ação diversas vezes, pode se pensar que aquilo é apenas uma “mania” de uma personalidade muito perfeccionista. E na realidade pode ser o TOC.

Em alguns casos, as primeiras manifestações do transtorno podem ocorrer na infância. Na adolescência, é mais notável os indícios desses atos compulsivos. Cabe aos pais, prestar atenção no comportamento de seus filhos e encaminhá-los a um profissional de psiquiatria, caso observem algum  exagero em seus atos.

O mundo dinâmico em que vivemos causa um stress diário e isso leva as pessoas a ficarem cada vez mais ansiosas. Por isso, é necessário parar e agir de acordo com as nossas capacidades físicas e mentais e não sobrecarregar nosso cotidiano com excesso de atividades que apenas prejudicam a saúde  e nos tiram a tranquilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário