Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

domingo, 19 de julho de 2015

Valor máximo de desconto em folha do crédito consignado agora é de 35%


                                                             Fernanda Fernandes Borges


No dia 13 de julho deste ano, entrou em vigor a Medida Provisória  nº 681 que aumenta o limite de desconto do crédito consignado, aquele que incide diretamente no contracheque,  de 30% para 35%. A justificativa do governo federal para essa aprovação é a tentativa de amenizar os impactos dos ajustes econômicos, feitos até então,  na vida do trabalhador.

 Essa medida já está publicada no Diário Oficial da União (DOU) e é válida para empregados com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores públicos.

Ela estabelece que 5% do empréstimo contraído seja destinado, exclusivamente, para as despesas com o cartão de crédito. Esse percentual também pode ser utilizado para quitar verbas rescisórias, dívidas em casos de dispensa sem justa causa,  se estiver no contrato.


                                                                                                 Foto: Reprodução

O aumento do limite do crédito consignado é destinado para pagar dívidas com o cartão

 


Em maio deste não, a presidente Dilma Roussef vetou o aumento do limite de desconto do crédito consignado de 30% para 40%, por entender que isso poderia causar mais endividamento e inadimplência. Porém, com objetivos melhores definidos pela MP 681 o governo entendeu que o aumento para desconto de 35% , no contracheque, pode auxiliar o trabalhador que tem dívidas no cartão.

De acordo com o Ministério da Fazenda, essa resolução ainda visa reduzir os juros cobrados pelo cartão de crédito, diminuindo dívidas feitas, por  meio desse item e aumentar o consumo.

Segundo o Banco Central, a taxa média cobrada no empréstimo consignado em maio foi de 27,2% ao ano, enquanto a do empréstimo pessoal foi de 48,25%. Os juros cobrados no uso do cartão rotativo chegaram a 360,6% ao ano, com inadimplência de 35,4%.

A inadimplência no Brasil tem aumentado mais entre os idosos, porque eles emprestam o nome para suas famílias conseguirem crédito consignado. De acordo com o Serviço de proteção ao Crédito (SPC Brasil) há 56,6 milhões de inadimplentes no país, na faixa etária de 18 aos 95 anos.  Um crescimento de 9,10% foi observado na faixa dos 65 aos 84 anos.

Aposentados e pensionistas do INSS já tinham a opção de usar o limite de 10%  da renda, por meio de um cartão específico, para pagar faturas dos cartões de crédito, por meio do empréstimo consignado. Nesse caso, o valor dos juros do cartão é de 3,06% ao mês e a do empréstimo com desconto em folha é 2,14%.

O limite do cartão a ser consignado para os aposentados poderá ficar mais alto, desde que não ultrapasse os 35%

Os bancos terão que se adequar para que os demais clientes como os empregados com carteira assinada e os servidores públicos, possam consignar  o parcelamento da dívida do cartão ou obter um novo cartão consignável.

Ao se tomar um empréstimo consignado deve se ter a máxima atenção de que sua renda vai diminuir e ficará mais difícil honrar com os compromissos das contas básicas como água, luz, telefone e aluguel. O comprometimento de até 35% do salário é grande e faz uma enorme diferença no decorrer do mês.


                                                                                                  Foto: Reprodução

A renda mensal fica muito comprometida quando se faz um empréstimo consignado


 

Com o objetivo de trocar juros altos do cartão rotativo por juros bem mais favoráveis no parcelamento da dívida, por meio dessa modalidade de empréstimo, pode ser uma boa opção. Assim, os endividados podem quitar suas pendências, sem um grande desprendimento de  dinheiro.

O que o consumidor deve adotar é a tática de não contrair despesas que não pode pagar. O sacrifício imposto, por meio de um empréstimo consignado, que pode durar muitos meses, não é válido para tentar levar um padrão de vida fora do orçamento doméstico.

A melhor tática a ser adotada é viver de acordo com os rendimentos mensais e não se comprometer com nenhum tipo de empréstimo. O consignado deve ser utilizado em um caso extremo e só quando for para trocar juros maiores de uma dívida já existente, por percentuais menores.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário