Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Falta simpatia para o vendedor brasileiro

Fernanda Fernandes Borges

 

 


A cena é comum. Em muitas lojas em que se entra o vendedor, muitas vezes,  ignora o cliente e finge até não vê-lo. Parece que deseja que ele saia do local, sem mesmo saber o que o levou até lá. Muitos, nem volvem os olhos pra quem está na loja ou olhando as vitrines.

                                                                                             Foto: Fernanda Fernandes Borges

Os vendedores têm mostrado indiferença com os clientes

 

Em uma pesquisa inédita realizada pela companhia sueca Better Business World Wide, em parceria com a companhia brasileira Shopper Experience,   realizada em 2014 e divulgada recentemente, analisou o atendimento em 69 países. Foi feito um ranking com 16 posições, o Brasil ficou no 15ºposição,  atrás apenas do Japão.

O objetivo do estudo era avaliar a qualidade do atendimento ao cliente, em países do mundo todo. Foi mensurada a quantidade de atendimentos iniciados com um sorriso. Os irlandeses ficaram em 1º lugar, 97% foram sorridentes, quando um cliente entrou no estabelecimento comercial.

O Brasil ocupou o penúltimo lugar e apenas 79% dos vendedores iniciaram o atendimento com um sorriso. No Japão, somente 74% sorriram, quando viram um possível consumidor.

                                                                                    Foto: Fernanda Fernandes Borges

Vendedores brasileiros não estão muito sorridentes

 

Em nosso país, 22 mil clientes secretos participaram da pesquisa. Ninguém sabia,  mas eles entraram no estabelecimento   para consumir e também com o objetivo de avaliar os vendedores. Foram analisados a simpatia e o índice de vendas adicionais, conquistadas pelos atendentes.


                                                                                                                                  Foto: Fernanda Fernandes Borges

Clientes secretos participaram da pesquisa

 

O resultado é novamente decepcionante para a nossa nação. Enquanto, a média dos países foi de 52% de vendas adicionais, o Brasil ficou com 37%, mais uma vez,  em penúltimo lugar e á frente somente do Japão. Honduras venceu esse quesito com 97% de atendimentos que geraram compras extras.

Para ser um bom vendedor é preciso ter: disposição; equilíbrio emocional; separar a vida pessoal da profissional; oferecer opções aos clientes; bom humor e educação; saber relevar pontos de vistas diferentes sobre um produto e ser dedicado ao trabalho.



                                                                                    Foto: Fernanda Fernandes Borges

Quem trabalha no comércio deve estar disposto a atender bem o cliente

 

Usar a crise financeira pela qual passa o país, para tentar justificar a falta de ânimo dos trabalhadores de lojas é incoerente. É justamente nesse momento que esses profissionais deveriam se engajar para conquistar vendas e não afastá-las.

É inadmissível que alguém que deseja adquirir algum produto em um estabelecimento comercial, seja recebido com uma cara carrancuda que desmotiva o cliente e até o afasta. É preciso que os donos das lojas fiquem atentos aos seus empregados.


                                                   Foto: Fernanda Fernandes Borges

Apatia tem contaminado o comércio brasileiro

 

Muitas vezes, o que se observa é muita má vontade com os consumidores e uma insatisfação enorme, por estar atrás do balcão. Parece que estão fazendo um grande favor em atender quem chega  nas  lojas. É hora dos comerciantes reagirem ou perderem lucros, devido a tanto mau humor  de seus funcionários.


                                                                                               Foto: Fernanda Fernandes Borges

Funcionários devem ser motivados a tratar com atenção o público

 

Aos clientes, restam reclamar com os donos das lojas e nos dispositivos de atendimento ao consumidor. Nunca se deve aceitar um mau atendimento e se calar.  Saber valorizar o  seu dinheiro e exigir uma recepção educada é direito de quem adquire qualquer tipo de produto, em um estabelecimento comercial.

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