Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Angela Merkel visita o Brasil para tratar de negócios



                  Fernanda Fernandes Borges



No dia 19 de agosto,  a chanceler alemã Angela Merkel esteve no Brasil acompanhada de 12 ministros alemães para tratar de assuntos referentes a investimentos, meio ambiente e segurança na internet. A estadia da líder europeia foi muito rápida, mas o suficiente para assinar acordos que beneficiam tanto o Brasil como a Alemanha.

As duas líderes Angela Merkel e Dilma Roussef firmaram parcerias na área do comércio e investimentos; ciência; tecnologia e inovação, além da área de educação.

O Brasil aproveitou esse breve encontro para apresentar á chanceler alemã, o plano de concessões na área de infraestrutura, com a finalidade de atrair empresas alemãs na execução das obras.

Segundo a revista Forbes, Angela Merkel é considerada a mulher mais influente do mundo e a presidente  Dilma Roussef é vista como a sétima. A Alemanha é 4ª maior economia do mundo e os alemães são os principais parceiros comerciais europeus do Brasil. Nosso país é a 7ª maior economia do mundo.
 
                                                                                                     Foto: Reprodução

Dilma Roussef e Angela Merkel lideram países de grande potencial econômico
 

De acordo com o Itamarary, o fluxo comercial entre os dois países, ente exportações e importações, chegou a 20,5 bilhões de dólares, em 2014. As empresas alemãs são aproximadamente 1500 em terras nacionais e  responsáveis por gerar 250 mil empregos.

O Brasil é também muito importante para a Alemanha, porque além dos empresários remeterem os lucros para o seu país de origem,  a nação europeia  se beneficia por meio do comércio de commodities agrícolas (produtos essenciais)  e do setor da agropecuária.

O encontro de Dilma Roussef e Angela Merkel também discutiu a mudança no clima, já que as duas nações vão participar da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a temática, em dezembro,  na capital da França.

A segurança na internet  foi outro assunto discutido nas conversas. Ambos os países se articularam na ONU, para aprovar uma resolução que garanta , maior privacidade na internet,  já que tanto Dilma como Angela foram espionadas de forma secreta pelo governo americano. A reforma do Conselho de Segurança da ONU também foi um dos temas abordados.

A visita da líder alemã ao Brasil ocorreu em um momento oportuno, no qual o país busca meios de estreitar relações com os outros países, para alavancar o crescimento da nossa economia. A Alemanha é 4° maior parceiro comercial do Brasil, ficando atrás de China, Estados Unidos e Argentina.

O estreitamento dos laços entre Brasil e Alemanha representa vantagens para os dois países. Com a tecnologia advinda desse país europeu, nossa nação tem chances de encontrar soluções para o aprimoramento de nossos produtos e ideias que visem um maior crescimento econômico e ideológico. A Alemanha continua se beneficiando com a importação de produtos agrícolas e agropecuários de ótima qualidade.

A discussão sobre a temática das mudanças climáticas é indispensável, já que os dois países devem preservar o meio ambiente ao expelir gases poluentes, provenientes de suas indústrias e carros. Nenhum desenvolvimento pode ser pleno, se não houver readequação do uso dos recursos naturais e respeito pela natureza.

A cultura é outro aspecto que se diversifica no contato entre Alemanha e Brasil, por meio da troca ocorrida na educação. É ótimo ter jovens brasileiros estudando no exterior e receber também estrangeiros, para evoluirmos e ensinarmos, ou seja, todos saem ganhando, por meio desses intercâmbios.

A necessidade da segurança na internet foi ressaltada e demonstrou mais uma vez que o Brasil e a Alemanha não admitem esse tipo de invasão e estão dispostos a lutar por privacidade. Essa convergência de ideias entre as nações fomentam a discussão sobre a espionagem americana, que pode ser considerada uma ação inescrupulosa e inadmissível por parte de quem passou por tamanho desrespeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário