Fernanda Fernandes Borges

Fernanda Fernandes Borges

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Estados Unidos e Cuba voltam a ter relações diplomáticas



                                                                         Fernanda Fernandes Borges


O dia 20 de julho de 2015 foi uma data histórica para os americanos e os cubanos. A reabertura da embaixada de Cuba em Whashigton, capital dos Estados Unidos, após 54 anos de rompimento das relações entre as duas nações,  aconteceu em uma cerimônia com o secretário de Estado norte-americano John Kerry o Ministro das Relações Exteriores de Cuba  Bruno Rodríguez.
 
                                                                                               Foto: Reprodução / Pool

A cerimônia de reabertura da embaixada cubana contou com a presença de Bruno Rodríguez

 

Em Havana, capital de Cuba, o Escritório de Interesse dos Estados Unidos  se tornou a embaixada dos EUA, em Cuba,  no primeiro minuto do dia 20 de julho.  A reabertura oficial está marcada para o dia 14 de agosto, com a presença do secretário de Estado dos Estados Unidos John Kerry, na capital cubana.

Em dezembro de 2014, Raúl Castro, presidente de Cuba e Barack Obama, presidente dos EUA, já haviam anunciado uma retomada das relações diplomáticas. Obama justificou que não havia sentido continuar com uma política de mais de cinco décadas que não conseguiu impor mudanças em Cuba.

A retomada das relações diplomáticas em nada altera o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba, em 1962. Conhecido em Cuba como “El bloqueo” o embargo é uma interdição de caráter econômico, financeiro e comercial, renovado anualmente pelos americanos.

Essa limitação que vigora há mais de 50 anos só pode ser removida pelo Congresso dos EUA e não há evidências de que isso ocorra em breve. Segundo uma pesquisa, a maioria dos cubanos-americanos é contra essa imposição.

O bloqueio ocorreu na época da Guerra Fria, devido à aproximação de Cuba com os soviéticos. Com o término da União Soviética, em 1991, Cuba vem passando por sérias dificuldades econômicas que também foram se agravando, com o bloqueio que vigora há mais de meio século.

As ideias de Cuba em relação ao Comunismo nunca agradaram aos EUA e por isso o país resolveu dificultar o comércio e as relações com a ilha, dirigida até então por Fidel Castro. Por problemas de saúde, ele se afastou da presidência e foi substituído pelo irmão Raúl Castro, em 2006.

Atualmente, Cuba pode ser considerado um país com ideologia socialista, porque tem uma economia planejada e controla os meios de produção. O destaque é a educação universitária que propicia a todo o cidadão o direito de se formar em um curso superior, caso seja de seu interesse.

A Câmara de Comércio dos Estados Unidos estima ter perdido pelo menos 1,2 bilhões de dólares em negócios, devido ao embargo. Esse número é bem mais impactante para Cuba, que precisa se readequar com a economia moderna e espera que essa reaproximação com os americanos permita o fim do embargo e devolução da área da prisão de Guantánamo.

Obama tem dados sinais de que pretende lutar contra essa política de interdições. O presidente dos EUA aumentou de 500 para 2 mil dólares o limite de remessas que podem ser enviadas a parentes em Cuba. No entanto, a decisão do término do embargo depende do Congresso americano e não parece ser uma decisão fácil e rápida.

Esse fato é um exemplo de como os líderes das nações devem repensar suas atitudes e decisões. A reaproximação entre Estados Unidos e Cuba pode ser vantajosa para os dois países,  desde que cada um respeite a independência e a cultura da outro.

Cuba precisa fortalecer sua economia e não apenas viver de um sonho de uma nação totalmente sem desigualdades, como a ideologia comunista, pois isso muitas vezes, é uma grande utopia. É claro que toda nação deve distribuir de maneira mais justa a renda, mas não pode sacrificar toda uma população, devido a uma irrealidade.

Os Estados Unidos devem respeitar a conduta política e econômica de outros países, tentando intervir apenas com o essencial para promover mudanças que sejam proveitosas para toda a nação. Nunca devem se impor sobre a soberania de outro Estado.

A conciliação das diferenças e o fim do embargo econômico que afeta Cuba pode ser um grande sinal de que a função de todos os países deve ser sempre de cooperação e nunca de dominação sobre quem tem menos poder econômico e cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário